Blog

Blog

14 de jun. de 2012

Um pouco de tudo!... De tudo um pouco!

Sistema projeta expressões faciais para personagem de anime


Os fãs japoneses já não se contentam mais em apenas se vestir como Hatsune Miku às sextas-feiras casuais. Pesquisadores da Universidade Keio, desenvolveram um sistema que controla as expressões faciais do usuário e projeta-os em tempo real para o rosto de um avatar gerado por computador.

Para detectar e rastrear os rostos, este sistema utiliza séries de processamento em tempo real doe sinal, monitorando pontos característicos, incluindo os olhos, nariz e boca, em alta velocidade e com alta precisão. Os pontos brancos na tela mostram os pontos utilizados para rastrear a face e a linha vermelha mostra a sua orientação. Assim é possível ver que o sistema está detectando o rosto de forma adequada.

Via | Geekosystem.

Homem-aranha treme: Criam dispositivo para escalar paredes com aspiradores


Há muito trabalho e desenvolvimento em todo o processo, mas essencialmente é isso mesmo: um dispositivo que permite aos soldados escalar edifícios, paredes, vidros e quase qualquer superfície graças a um sistema baseado em aspiradores.

A Universidade Estatal de Utah juntou um grupo de 15 engenheiros mecânicos e aeroespaciais para trabalhar em um projeto que recebeu 100 mil dólares da Força Aérea dos Estados Unidos, que foi batizado de Personal Vacuum Assisted Climber (PVAC). Consta de dois aspiradores de mão que succionam quantidade de ar suficiente para se aderir e sustentar o peso de uma pessoa, que ademais deve carregar em suas costas o aparatoso sistema de suporte para fazer o dispositivo funcionar.

Para que esta língua tão grande?


O morcego nectívoro Anoura fistulata e a planta Centropogon nigricans, ambos de Equador, são muito exclusivos. O caso é que se este quiróptero não polinizasse esta flor, ela não existiria. Ao tomar o néctar da flor, sua cabeça e cara ficam impregnadas do pólen, que ele entrega à seguinte flor que visita.

E a relação simbiótica destes dois vai além, já que recentemente descobriram que este morcego tem uma língua que, medindo pelo menos 150% do comprimento de seu corpo, guarda em sua caixa torácica e usa para chegar ao fundo da flor, ao doce néctar.

Acampamento espacial


Alguém deu um passo enorme na busca constante do ser humano por encontrar outros planetas habitáveis. Uma equipe de escoceses conhecida como Project Airbeam conseguiu estabelecer uma barraca de acampamento fora de nosso planeta.

A tripulação foi formada por Vangonautas, uma nova tribo urbana de mochileiros interestelares. A acampada foi breve, menos de duas horas, e não acho que tenha dado tempo para contar uma boa história de terror por ter esquecido de levar a lanterna.

Igualmente devemos agradecer que tenham aberto todo um caminho para este novo tipo de turismo, barato e sem muito risco. Bem, teríamos que falar sobre a falta de oxigênio, mas também não vamos ser tão exigente né?

Adolescente egípcia patenteia um sistema de propulsão espacial baseado na Física Quântica


Adolescente egípcia patenta um sistema de propulsão espacial baseado na Física Quântica
A solução às viagens espaciais com velocidade tal (e de baixo custo) que rivalizaria com a que conhecemos até agora apenas pela ficção científica pode estar no cérebro de uma estudante egípcia. Uma precoce gênio que patenteou um sistema de propulsão para naves espaciais que aproveita a Física Quântica, especialmente no que tem a ver com a noção de que o espaço não está realmente vazio, senão que é repleto de partículas e anti-partículas que existem por um período de tempo infinitesimal antes de se destruir mutuamente. Aisha Mustafa acha que pode aproveitar esta circunstância para conseguir a propulsão a grande velocidade e baixo custo.

Através do conhecido efeito Casimir, relacionado com a atração mútua de objetos metálicos no vazio quântico, Aisha Mustafa desenvolveu o conceito de uma vacuidade refletiva móvel na qual duas lâminas muito planas se mantêm muito próximas e em um dado momento se movem para interagir com as partículas quânticas situadas entre ambas.

Mustafa conseguiu resultados com lâminas de silício similares às das placas solares, obtendo uma força de empuxo infinitesimal, mas que no espaço poderia servir para impulsionar um objeto dado que não há tantas partículas em suspensão que ofereçam atrito. Assim já não seria necessário levar tanques enormes carregados de combustível com o objetivo de conseguir a reação química que impulsione às naves espaciais.

Agora falta que este incipiente desenvolvimento teórico com teste limitados seja realizado a maior escala. Será preciso o investimento de alguma empresa ou instituição acadêmica, com dinheiro para rasgar, para elaborar estudos mais avançados, mas talvez em algum dia, após tudo, sim terminemos viajando à Lua para passar o fim de semana assim como quem desce a serra para ir catar corrupto na areia da praia.

Via | OnIslam.

Alguém tem coragem para enfrentar isto?


Algo muito grave vem acontecendo no Pacífico e até a mídia corporativa acostumada a varrer o lixo para debaixo do tapete já falou sobre o assunto. Este curta-metragem sobre a ilha de Midway deixa bem mais claro qual é a situação de milhares de aves como conseqüência da presença de toneladas de lixo de objetos plásticos. Desaconselhável para pessoas sensíveis insensíveis.

O robô-mascote-dinossauro PLEO Rb


Este PLEO Rb (Reborn) é a segunda geração do popular mascote dinossauro e uma revolução em relação aos robôs domésticos. Tem 14 servomotores, 12 sensores de tato, acelerômetro, sensor de temperatura, sensação de tempo, câmera detectora, sistema de infravermelhos, microfone, sensores de contato nos pés, detecção mediante RFID, reconhecimento de voz, bateria de Lítio, mais de 600 animações de vida artificial, habilidades relacionadas com emoções e estados como alimentação, movimento, caráter, gênero, valor, temperamento, atividade, obediência, estado de saúde e forma de dinossauro... Com invejinha Aibo?

Cada unidade nasce como um filhotinho e vai evoluindo e desenvolvendo sua própria personalidade, convertendo-se em uma forma de vida única em sua espécie. Cada um reagirá de maneira diferente aos diferentes estímulos de seu meio. Há mais obedientes, mais ativos, tímidos... e com o tempo irá mudando segundo for cuidado e alimentado e conforme seu dono brinque com ele.

Golpe de misericórdia no Orkut?


O Orkut, por verdade, nunca foi muito popular no mundo, ainda que tenha caído nas graças, primeiro dos indianos e depois dos brasileiros que sempre tiveram esta rede como um xodó de suas "brasileirices". Até que começaram a debandar para outras redes, sobretudo para o Facebook.

O que resta ainda na rede social aparentemente deverá ser migrado para o Google+, e o primeiro passo foi anunciado hoje através de um "perfil unificado", que compartilha os posts em ambas redes sociais ao mesmo tempo.

A opção deve ser ativada, e ainda que não indicam se o Orkut vai mesmo desaparecer, é possível que a unificação de perfis tenha maiores conseqüências. Por exemplo, o uso de nomes raros, permitidos no Orkut, são proibidos no Google+.

Obviamente a ideia levanta suspeitas sobre o futuro do Orkut. Que sentido tem para Google manter duas redes sociais? Como cabe o Orkut na estratégia de unificação de serviços da companhia de Mountain View?

Via | The Next Web.

Apneia do sono associada a altos índices de morte por câncer


A apneia é um dos transtornos do sono mais conhecidos na atualidade, tanto que sua incidência é largamente conhecida e associada a outros padecimentos como a obesidade, pressão alta, doenças cardíacas e outros.

Agora, ao que parece, a apneia também é fator no índice de mortalidade de pessoas que desenvolvem um tumor maligno. Médicos da Universidade de Wisconsin analisaram os dados de 1.522 mortes por câncer ocorridas em 22 anos, nas quais notaram que a apneia poderia estar associada com uma maior mortalidade, ao acelerar a progressão do câncer.

Isto em boa medida pela hipoxia produzida durante a apneia, a falta de oxigênio no corpo como produto da interrupção momentânea na respiração.

Festa da Química


"Festa da Química" é um desses vídeos que pode parecer uma grande bobagem a quem não liga o nome ao assunto, mas uma dose de percepção nerd permitirá saber que é super criativo e instrutivo sobre a química básica. Nunca foi tão fácil e divertido estudar Química!

As mulheres dominarão a economia no futuro?


As mulheres dominarão a economia no futuro?
Durante boa parte da história da humanidade as mulheres foram relegadas a um segundo plano, marginalizadas nas atividades importantes e nos postos de decisão por uma sociedade cuja cultura sempre teve o machismo como característica principal.

Em anos recentes, no entanto, e em boa medida graças à abertura que supõem as políticas de gênero aplicadas em diversos países, as mulheres vem ganhando parte desse terreno perdido e pouco a pouco se inseriram em quase todos os âmbitos da vida pública: em universidades e em empresas, no mundo político e no artístico, na medicina, na engenharia, ciência, etc.

A caçarola viva que se mexe sem a sua ajuda


Hideki Watanabe era, até pouco tempo, um dentista japonês como qualquer outro. Até que um dia acordou e decidiu se chamar Spin Doctor graças a um artefato que vaticina que se tornará imprescindível daqui a algum tempo: o Kuru-Kuru Nabe ou caçarola viva

Watanabe aplicou alguns rituais de magia negra, também conhecidos como termodinâmica, no mundo culinário; o resultado é certamente assustador: a caçarola viva remove-se sozinha. E o melhor: não há que recitar palavras guturais nem entoar mantras ou usar túnica branca, nem sequer um galho fedorento de arruda é necessário -ainda que a túnica seja recomendável para criar o ambiente, sacumé?-. Tudo o que há de fazer é colocar a panela no fogo e deixar que as forçam ocultas encontrem seu caminho.

Sua propagação pelo mundo acabará com um grande estorvo muito comum na receita mais amada de nerds e geeks de plantão: o miojo jamais grudará no fundo da panela novamente. Yes!. Se isto não mudar o mundo, nada mais o fará.

MaKey MaKey


Em poucas palavras, MaKey MaKey é um circuito no qual é possível conectar aquilo que você tem a mão e transformá-lo em um touchpad. Como bem ilustra o vídeo, dá até para tocar um piano virtual usando bananas como teclas.

Jay Silver e Eric Rosenbaum são os orgulhosos pais da criatura. Para realizar o projeto precisaram de 25 mil dólares iniciais, que solicitaram no Kickstarter; pois atualmente os investimentos já chegaram aos 270 mil, de forma que devemos supor que logo comecem a distribuí-lo.

Via | Wired.

Os 20 celulares supostamente mais perigosos


Os 20 celulares supostamente mais perigosos
Depois de que o Centro Internacional de Pesquisa do Câncer, agência especializada da Organização Mundial da Saúde, anunciou que os campos eletromagnéticos de RF existente nos celulares talvez, e somente talvez, sejam cancerígenos para o ser humano, a FCC realizou um estudo que indica a Taxa de Absorção Específica (SAR) -que mede a quantidade de RF que o corpo humano absorve quando o aparelho está próximo do ouvido- para telefones celulares.

Baseado nesta taxa, limitada a 1,6 watts por kg, realizaram um ranking com pontuação diretamente proporcional a sua taxa de absorção, que poderia indicar os 20 modelos considerados os mais perigosos, por estarem mais próximos do limite aceitável:
  • 20. Motorola i576 (1,45)
  • 19. Kyocera X-tc (1,45)
  • 18. Kyocera Wild Card M1000 (1,46)
  • 17. Motorola Atrix 4G (1,47)
  • 16. LG Chocolate Touch (1,47)
  • 15. HTC Desire (1,48)
  • 14. Motorola DROID 2 (1,49)
  • 13. Sanyo Vero (1,49)
  • 12. Motorola DROID (1,49)
  • 11. LG Rumor 2 (1,51)
  • 10. Motorola Grasp (1,52)
  • 9. Motorola Defy (1,52)
  • 8. ZTE Salute (1,52)
  • 7. Nokia Astound (1,53)
  • 6. Motorola i335 (1,53)
  • 5. Kyocera Jax S1300 (1,55)
  • 4. Sony Ericsson Xperia X10 Mini Pró (1,55)
  • 3. Sony Ericsson Satio (1,56)
  • 2. Motorola DROID 2 Global (1,58)
  • 1. Motorola Bravo (1,59)
Via | CNet.

Gênio de 16 anos resolve um problema proposto por Newton


Gênio de 16 anos resolve um problema proposto por Newton
Shouryya Ray, um jovem de 16 anos originário da Índia e estabelecido em Dresde, Alemanha, enquanto fazia um trabalho escolar, conseguiu resolver corretamente um problema proposto por Isaac Newton há 300 anos: calcular a trajetória exata de um projétil afetado pela gravidade e pela resistência do ar.

Até a data este problema de balística não havia ainda sido resolvido de maneira completa já que se estava dividido em dois problemas separados aplicando certas simplificações e suposições.  Com a formulação proposta por Shouryya Ray os cientistas poderão abordar o problema completo com um novo enfoque.

O estudante entrou no mundo dos cálculo quando tinha apenas 6 anos graças a seu pai, engenheiro de formação que trabalha na Alemanha como professor em uma escola técnica desde que se mudaram para este país há 4 anos.

Como é lógico, a imprensa alemã está dando uma grande repercussão para o fato: o adolescente recebeu um prêmio e não param de elogiar a sua capacidade que, segundo seu pai, supera suas próprias expectativas.

Fenômeno Eureka: por que a resposta a um problema chega quando já não buscamos?


Fenômeno Eureka: por que a resposta a um problema chega quando já não buscamos?
Na história da ciência e ainda em nossas histórias pessoais, não são poucos os momentos em que alguém encontra a solução de um problema quando já deixou de se empenhar na busca e quando cansado de dar voltas no assunto infrutiferamente, decide tomar um banho ou sair para caminhar ou realizar qualquer outra atividade que o mantenha longe do objeto de seus cuidados. Assim Arquimedes, assim Newton, assim Einstein. E curiosamente, foi nesse momento de distração quando cada um destes descobriu a peça que faltava no seu quebra-cabeças.

A essência da ciência em 1 minuto, gentileza de Richard Feynman


"Em geral, buscamos uma nova lei seguindo o seguinte processo: primeiro fazemos uma suposição; depois calculamos as conseqüências desta suposição para averiguar que envolvimentos teria se esta suposição fosse correta; então comparamos os resultados deste cálculo com a natureza, com o experimento ou com a experiência, comparando-os diretamente com a observação, para ver se realmente funciona. Se estiver em desacordo com os experimentos, é errônea. Neste simples enunciado está a essência da ciência. Não importa o quão bonita seja sua suposição, não importa o quão inteligente seja quem fez a suposição ou seu nome. Se não está de acordo com os experimentos, é errônea."

Qual o cheiro do espaço?


Qual o cheiro do espaço?
Ao que parece, o espaço cheira a uma mistura entre metal quente, fumaça de óleo e churrasco. A origem: as estrelas moribundas. O subproduto desta combustão é formado por compostos denominados hidrocarbonetos policíclicos aromáticos. Estas moléculas parecem estar espalhadas por todo o universo. Hidrocarbonetos, por verdade, que também serviram de base para as primeiras formas de vida que povoaram a Terra e que hoje podem ser encontrados em grandes quantidades no carvão, petróleo e inclusive nos alimentos que ingerimos a cada dia.

Um astronauta não consegue sentir o cheiro no espaço exterior, mas dispomos de fontes indiretas. Por exemplo, quando os astronautas regressam de um passeio espacial, os compostos do exterior aderem aos trajes e, ao que parece, cheiram a chuleta queimada ou assada.

O cheiro do espaço é tão memorável e característico que há três anos a NASA contatou Steven Pearce, da companhia de elaboração de fragrâncias Omega Ingredients, para que recriasse com o fim de aplicar aos treinamentos em simuladores.

- "Recentemente elaboramos um com o cheiro a Lua", comentou Pearce. "Os astronautas acham que é muito similar ao da pólvora recém utilizada".

Nosso Sistema Solar tem um cheiro especialmente acre porque é muito rico em carbono e bastante pobre em oxigênio. As estrelas com abundante oxigênio, no entanto, têm aromas bem mais agradáveis e que podem recordar ao de uma grelha de carvão.

Fora de nossa galáxia, nas zonas escuras do universo, os cheiros podem ser mais interessantes: as nuvens moleculares cheias de pequenas partículas de pó poderiam conter múltiplos aromas, desde o cheiro adocicados até o repugnante cheiro de ovo podre do enxofre.

Via | PopSci.