Blog

Blog

7 de jun. de 2012

Viagem pelo espaço


Acostumamo-nos a ver imagens do nosso planeta Terra sempre através de fotos estáticas ou no máximo, animações de computador, que não traduzem fielmente a realidade. Isso pode fazer parte do passado quando começarem a ficar comuns vídeos como estes, feitos pelo NASA, a partir da Estação Espacial Internacional.

Incrível vídeo da Terra vista da Estação Espacial Internacional

Usando a técnica de time-lapse, temos imagens formidáveis de um pequeno trecho do planeta orbitado pela Estação. Dá para ver com nitidez as luzes das grandes cidades (infelizmente não identificadas) e até os raios provenientes de tempestades. Confira esse belo vídeo, de preferência em HD. Enjoy!


Via Meio Bit
Um dos mais ambiciosos projetos científicos da humanidade, a Estação Espacial Internacional (ISS, International Space Sation, em inglês) é um gigantesco laboratório  espacial, fruto da colaboração das agências espaciais dos Estados Unidos, Europa, Rússia e Japão, com a colaboração de outros países, como o Brasil. O artefato transita pela órbita baixa da Terra (entre 347 e 360 quilômetros de altitude), a mais de 27 mil quilômetros por hora e pode ser vista a olho nu sob determinadas condições de tempo e geolocalização.
Vídeo: Conheça a Estação Espacial Internacional
A importância da ISS não pode ser mensurada pelo seu tamanho (51 metros de comprimento, 109 de largura e 22 de altura), peso (cerca de 370 toneladas) ou custos (estimados em 160 bilhões de euros até o fim da vida útil da estação, previsto pra 2020) e sim pela ímpar oportunidade de desenvolver inúmeras exprências científicas num ambiente singular como o espaço sideral. Mesmo com a possibilidade de reproduzir artificilamnente a gravidade zero em terra firme, os resultados das pesquisas obtidas pela tripulação em órbita são infinatamente mais confiáveis para o contínuo progresso da conquista do espaço profundo e das futuras missões à Lua e à Marte, tidas como fato inexorável na permanente busca do ser humano em busca do desconhecido.
No vídeo aqui reproduzido, é apresentada boa parte da estação, com o diversos módulos que lhe foram incorporados ao longo dos anos. Note o ambiente um tanto claustrofóbico da estação, mas essencialmente funcional, onde tudo que a tripulação necessita está ao alcance das mãos. E claro, não poderia deixar de ser notado a incrível facilidade com a qual os astronautas deslizam através dos módulos, graças à gravidade zero. Confira!



Fontes: Crazy Crackerz, Wikipédia
O fascínio do homem pelo espaço fez com que ele, com a ajuda da tecnologia, lançasse sondas, satélites e telescópios para compreender os mistérios do universo. Um destes artefatos é a sonda Cassini, enviada em 1997 para estudar o planeta Saturno e seus satélites.

Missão espacial Cassini em vídeo espetacular

Entre milhares de horas de imagens capturadas pela Cassini durante sua órbita ao redor do planeta dos anéis, foram compiladas algumas das melhores fotos da missão, que resultaram num vídeo de 2 minutos, mostrando algumas das mais espetaculares imagens já feitas de Saturno. Impossível não ficar fascinado. Confira!

O  turismo  espacial parece ser a nova fronteira a ser desbravada. Depois dos planos da Virgin Galactic de levar pessoas em vôos suborbitais, agora cientistas britânicos apresentam uma nave que promete sair da Terra e fazer uma viagem ainda mais longa.
Turismo Espacial: Nave Inglesa Skylon [Vídeo]
O projeto Skylon  promete entrar em operação em 2020, com uma nave capaz de decolar de um aeroporto comum levando 24 passageiros, ao custo de 10 milhões de dólares por cabeça. É muito? É. Mas se considerarmos que hoje um vôo semelhante custa em torno de 150 milhões de dólares, até que um valor 15 menor pode seduzir uma turma de bilionários dispostos a conhecer o espaço bem de perto.
O projeto é de autoria da Reaction Engines e o Skylon é projetado para ter 82 metros de comprimento, funcionando com motores capazes de impulsioná-lo a até 5 vezes mais a velocidade do som, que é de 340,29 m/s. Confira abaixo um vídeo demonstrativo do projeto:


Fonte: Terra