Blog

Blog

9 de nov. de 2012

Autocirurgia abdominal


Bom vamos direto ao assunto,navegando no youtube me deparo com uma coisa um tanto bizarra(ou não), o Dr.Luiz Américo  (chará) realizou uma cirurgia plástica em sim mesmo no abdomen inferior.
Veja logo a baixo o vídeo desta cirurgia e a descrição enviada pelo Dr Luiz.


 

Descrição da Autocirurgia abdominal

Nasci em 30/11/46 no município de Planalto, SP, estudei medicina na UnB em 1975 e conclui a
residência médica em cirurgia plástica no ano de 1978, no Hospital de Base do Distrito Federal.

Iniciei a profissão na cidade de Campinas, SP, e alguns anos depois fui para Jundiaí, SP, onde passei a
exercer a especialidade na Plasticlínica Jundiaí, que atualmente tem o meu nome.

A maioria dos procedimentos de pequeno e médio porte são executados por mim na clínica, sob
anestesia local e sedação muscular, tendo em vista quase não haver sangramento e a possibilidade
dos pacientes retornarem para seus domicílios no mesmo dia. Não há dúvida de que os casos de maior
complexidade são conduzidos para um ambiente hospitalar.

Nunca fui adepto em operar, como rotina, pacientes de cirurgia plástica sob anestesia geral, peridural,
raqui ou sedação venosa pois o risco é muito alto, já que a maioria dos procedimentos desta
especialidade exige um tempo de execução bem maior do que de outras .

Antes de decidir pela cirurgia a ser realizada por mim no meu próprio corpo, pesquisei há cerca de uns
dois anos, os prós e contras. Alguns colegas me apoiaram, outros me aconselharam a iniciar uma terapia
e, por sorte, o restante me desafiou. Estes últimos contribuíram para que eu tomasse tal decisão tendo
em vista que gosto muito de desafios.

Não me recordo quando, mas ao colocar as palavras autocirurgia, auto-cirurgia e auto cirurgia no site
de pesquisa Google, encontrei o site da HypeScience no qual pude visualizar as 10 mais incríveis auto-
cirurgias do mundo, uma delas, aquela da Apendicectomia (item 4) foi a que me deu mais coragem para
que eu seguisse em frente, para fazer parecido com o que aquele corajoso colega fez. (apenas como
curiosidade, o rosto do colega que se opera lembra um pouco o meu quando olhava algumas vezes para
baixo, na tentativa de visualizar o meu abdome)

Esta “autoexperimentação” teve, pela ordem:
Curiosidade
Desafio
Estética
Aprimoramento técnico e profissional.

Na sala de cirurgia estavam presentes 02 médicos (cirurgiões) e 01 médica (clínica geral) como equipe
de apoio, cujos nomes manterei preservados. O procedimento teve a duração de 02 horas, a contar do
início da anestesia.

Não fiquei nervoso, não fiquei com medo e não pensei em desistir, embora permanecesse o tempo todo
muito ansioso. Estava sentindo tão bem que por pouco não realizei em mim pequenas lipoaspirações
nas laterais do abdome; isto só não foi possível porque os colegas e demais funcionários tinham outros
compromissos agendados (o que não invalida planos para próximas autocirurgias (risos)).

Em termos técnicos, realizei uma abominoplastia inferior ou dermolipectomia abdominal inferior
ou cirurgia plástica do abdome inferior. A finalidade principal deste tipo de cirurgia é estética, serve
para reduzir a “dobra” que fica do abdome logo acima do púbis. Na maioria das vezes o abdome não
precisa ser descolado até a altura do umbigo, basta que o médico faça a marcação em elipse do que
pretende retirar. O sangramento é quase inexistente quando feito com anestesia local (xilocaína) +
vasoconstrictores (adrenalina) em quantidades de acordo com a experiência de cada profissional. Eu
utilizo sempre uma ou mais ampolas de bicarbonato de sódio diluído na mistura citada, com a finalidade
de minimizar a dor da anestesia, tendo em vista ocorrer neutralização do “PH”.

Fui operado com o peso de 92 kg, bem acima do ideal (minha altura é de 1,70 m). Torna-se importante
ressaltar que se as pessoas são operadas dentro do peso ideal, futuras correções para retirada de sobras
de tecidos em consequência de emagrecimentos posteriores às cirurgias, poderão ser evitadas.

Por alguns momentos, precisei de um espelho que me foi posicionado logo abaixo do meu abdome,
apenas para que eu pudesse visualizar a área cirúrgica, mas não para as incisões, porque os movimentos
são ao contrário do que a gente pensa em fazer.

Iniciei o procedimento cirúrgico extirpando a pele e o tecido gorduroso na forma de uma elipse, mas
geralmente executo a cirurgia em segmentos de uns 10 cm cada, cauterizando e dando os pontos.

Aqui estão as informações para contato com  o Dr Luiz caso alguém esteja interessado.
Meus contatos:
www.plasticlinicajundiai.com.br



~ Coragem para fazer isso? que nada…
~ E aproveitando para agradecer o Dr. Luiz Américo por ter colaborado com o ieb fornecendo todas as informações do procedimento e ter dividido essa experiência com a gente. Muito obrigado.

Como não pode faltar para terminar este post aquele THRASH METAAAAAAL!



E AOS FIRST