Blog

Blog

21 de mar. de 2011


Como se comportar em uma abordagem policial

Abordagem
1- No momento da abordagem: Procure, sobretudo, manter a calma. Deixe ainda, as mãos visíveis para que o processo possa ser realizado. Ainda sobre a abordagem, você poderá seguir os seguintes passos:

- Não corra: Já dizia o ditado: Quem não deve, não teme. Diante disso, será bem mais vantajoso você colaborar com a ação policial, do que, por exemplo, evadir-se do local.

GERMANY/

- Não discuta com o policial: Dependendo da situação e dos agravos, você correrá o risco de ser conduzido até a delegacia.

- Não faça ameaças: Lembre-se: O policial está apenas cumprindo com a sua função, logo, não é de sua alçada incriminar ninguém sem provas.

2- Documentos: Assim que solicitado, procure mostrar algum documento de identificação. Caso não esteja portando seu RG ou CPF, haja de modo sutil, evidenciando a situação para o policial. Detalhe importante: Em caso de recusa, o usuário estará propenso a incorrer na chamada “contravenção penal”.


3- Abuso: Em caso de desrespeito ou abuso de autoridade, procure se lembrar o nome do policial, identificação ou aparência. Se possível, recorra as testemunhas que presenciaram o fato. Caso ocorra violência física, o indicado é procurar a Ouvidoria de Polícia de seu estado.