Blog

Blog

23 de mar. de 2011

Hanseníase sintomas iniciais!...


Hanseníase sintomas iniciais
Saúde - Natália

Hanseníase sintomas iniciais

Conhecida também como lepra, morféia, mal de Lázaro e mal de Hansen, a hanseníase é um doença infecciosa, ela afeta diretamente os nervos e a pele provocando grandes danos, porém quando ela é descoberta logo no início é possível tratá-la e curá-la. É considerada como uma das doenças mais antigas do mundo, seu nome é devido ao homem que descobriu a doença Gerhard Hansen e há indícios dela em cerca de quatro mil anos, ou seja, em todo este tempo ela vem afetando milhões de pessoas, porém somente há alguns anos que sua cura foi descoberta. Os primeiros casos da doença foram registrados no Egito, ela ocorre somente em alguns países, classificada como endêmica, em especial na Ásia, onde os países possuem climas tropicais.
A doença é contagiosa, os pacientes não devem manter contato com outras pessoas, os primeiros sintomas não surgem rapidamente, demoram cerca de cinco anos para se manifestarem, ela pode ocorrer em idosos, crianças, jovens, adultos e qualquer tipo de religião ou classe social, a principio o bacilo causador se instala na pele e nos nervos, quando não tratada pode causar deformidades e até a incapacitação e quando está em estágios mais avançados à cura é quase impossível.

Os principais sintomas são:

Inchaços e edemas nos pés e mãos úlceras nos pés e nas pernas, nódulos pelo corpo que podem ser dolorosos e avermelhados, sensação de fisgadas, choque e agulhadas pelos nervos das pernas e braços, manchas esbranquiçadas, amarronzadas ou avermelhadas, ausência de suor em certas áreas do corpo, perda de pêlos, ausência da sensibilidade em algumas partes do corpo, pele ressecada, sensação de formigamento nos pés e mãos, entre outros sintomas. A doença pode afetar todo o organismo quando não tratada, ela se instala principalmente nos nervos e na pele e pode avançar por isso o tratamento deve ser iniciado o mais breve possível para que haja chances de curas. O tratamento está disponibilizado na rede publica de saúde, desta forma se torna acessível a todos. Cuidar da saúde é muito importante, a hanseníase é uma doença séria, por isso se houver sintomas procure imediatamente um médico.