Blog

Blog

16 de abr. de 2011

Dilma reafirma combate a inflação na China






Em visita à China
Dilma reafirma combate à inflação, mas com crescimento econômico
Correspondentes internacionais
 
SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff reiterou nesta sexta-feira seu compromisso com o combate à inflação sem deixar de lado o crescimento econômico e a inclusão social. Em discurso durante fórum econômico na cidade chinesa de Boao, Dilma também reclamou de medidas adotadas pelos países ricos que, de acordo com ela, vêm pressionando a inflação global e valorizando as moedas de países exportadores de 'commodities', como o Brasil.

- Eu gostaria de enfatizar que nós somos favoráveis ao controle da inflação e à estabilidade fiscal. Eu gostaria de destacar que, para nós, o controle da inflação e a estabilidade são fundamentais para a recuperação da economia mundial - afirmou a presidente. "Mas isso tem que ter como objetivo criar condições para o crescimento econômico, para a inclusão social, sobretudo naqueles países onde parcelas enormes da população ainda vivem em situação de pobreza ou de pobreza extrema", acrescentou.

MANTEGA:'É difícil frear a inflação e segurar o dólar'
 
A uma plateia que incluiu o primeiro-ministro espanhol, José Luiz Rodríguez Zapatero, o presidente chinês, Hu Jintao, além de outros chefes de Estado e empresários, Dilma reclamou de medidas adotadas por países que afetam a economia dos emergentes.

- A expansão da liquidez por parte dos países avançados pressiona a inflação mundial e aprecia as moedas de vários países, sobretudo dos exportadores de commodities, ao mesmo tempo em que promove a insegurança alimentar e energética em outras nações - disse.

A presidente defendeu que a inclusão social seja a "questão-chave" dos "homens e mulheres do Século 21" e ressaltou os programas sociais adotados no Brasil nos últimos anos. Até agora, em 2011, o dólar registra desvalorização de pouco mais de 5% ante o real, apesar das medidas anunciadas pelo governo para conter a entrada da moeda norte-americana no país, que nos três primeiros meses do ano somou US$ 35 bilhões. Ao mesmo tempo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou nos últimos 12 meses até março alta de 6,3% e o mercado prevê, segundo relatório Focus do Banco Central, inflação de 6,26% para 2011, perto do teto da meta de 6,5%.

O Banco Central vem elevando a taxa de juros e adotando medidas macroprudenciais para conter os preços , mas já disse que busca uma convergência suave para as metas e que irá trabalhar para que isso ocorra em 2012.

Dilma visita empresa de telecom que investirá no Brasil

Dilma Rousseff encerrou a agenda oficial na China com uma visita, nesta sexta, ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da ZTE, em Xian. A empresa chinesa de telecomunicações anunciou esta semana que investirá na construção de um polo de produção industrial na cidade de Hortolândia, no interior de São Paulo. Ela estava acompanhada dos ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Os executivos da empresa comunicaram à Dilma a intenção de investir cerca de US$ 200 milhões na primeira fábrica da ZTE no Brasil, com geração de aproximadamente 2 mil empregos. A companhia, porém, ainda não confirmou os valores dos investimentos totais no país..

Segundo o Itamaraty, a partida de Dilma da China está prevista para a tarde deste sábado. A data de retorno ao Brasil ainda não foi divulgada.