Blog

Blog

21 de abr. de 2011

Notícias Nacionais




 

Cerca de 40% dos governadores eleitos têm mandato ameaçado na Justiça, diz Congresso em Foco

RIO - Levantamento mostra que cerca de 40% dos governadores eleitos nas últimas eleições realizadas em outubro do ano passado correm o risco de perder seus mandatos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seja por acusações feitas por adversários políticos ou pelo Ministério Público Eleitoral (TSE) por compra de votos, abuso de poder político e econômico, uso ilegal dos meios de comunicação, entre outros crimes. De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira, ações que serão analisadas pelo TSE atingem dez dos 27 governadores eleitos em 2010, destas já chegaram à Corte dez processos e apenas três estão em estágio avançado. A expectativa para que elas cheguem ao plenário, no entanto, deve ficar para o fim do segundo semestre.

 

Em 3 de março, o Congresso em Foco mostrou que seis governadores já enfrentavam recursos contra expedição de diploma (RCED) no TSE. Eram eles: Tião Viana (PT), do Acre; Omar Aziz (PMN), do Amazonas; Antonio Anastasia (PSDB), de Minas Gerais; Wilson Martins (PSB), do Piauí; Rosalba Ciarlini (DEM), do Rio Grande do Norte, e Siqueira Campos (PSDB), do Tocantins. Além deles, o governador de Roraima, José de Anchieta Junior (PSDB), já tinha perdido o mandato por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) local, mas o TSE julgará também recurso.

 

Seis governadores já estavam ameaçados de cassação no TSE

 

Além dos que foram noticiados primeiramente pelo Congresso em Foco em março, somaram-se recursos apresentados contra a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), e os governadores de Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB), e do Ceará, Cid Gomes (PSB). Também chegou à Corte superior um novo contra o governador de Roraima. Com estes casos, a eleição passada supera os processos apresentados no pleito anterior. Na ocasião, seis chefes de Executivo estadual foram julgados. Três perderam o mandato - Jackson Lago (PDT) no Maranhão; Cássio Cunha Lima (PSDB) na Paraíba, e Marcelo Miranda (PMDB) em Tocantins.

" É um número preocupante, especialmente em um contexto de Lei da Ficha Limpa"

- É um número preocupante, especialmente em um contexto de Lei da Ficha Limpa - analisou o cientista político da Universidade de Brasília (UnB), Leonardo Barreto. O especialista acredita que, apesar da grande mobilização da sociedade para barrar a candidatura de políticos com problemas na Justiça, isso acabou não orientando o voto em algumas ocasiões. Além disso, Barreto acrescenta outra questão.

 

- Pode ser um elemento de instabilidade política para esses governadores - conclui.

 

Maioria das ações são apresentadas por adversários

 

Dos dez recursos apresentados até agora, oito foram elaborados por adversários políticos dos eleitos. Somente dois têm a assinatura do Ministério Público Eleitoral (MPE). São os casos enfrentados por Omar Aziz e Tião Viana. O governador do Amazonas e seu vice, José Melo de Oliveira, são acusados pelo MPE de abuso de poder econômico e político e uso indevido dos meios de comunicação social. Já o petista enfrenta a acusação de abuso de poder econômico e político e uso indevido dos meios de comunicação.

 

Para o cientista político da UnB, o fato de a grande parte dos recursos ser de autoria de candidatos derrotados não é necessariamente negativo. Nem uma espécie de tentativa de vencer a eleição no tapetão. Ele citou, inclusive, a cassação de Jackson Lago como exemplo de que um recurso apresentado pela coligação adversária - no caso, era Roseana Sarney - pode resultar em condenação.

 

- Porém, existe uma aparente dificuldade de se administrar a eleição de forma eficiente nesses estados - comentou.

 

O processo mais recente é justamente contra Anchieta Junior. Em 11 de fevereiro, o TRE-RR cassou seu mandato por uso indevido dos meios de comunicação. No entanto, dias depois, o TSE concedeu liminar para o tucano permanecer no cargo até o fim do processo e esgotamento dos recursos. Ao invés de esperar julgamento de eventuais contestações, a coligação derrotada nas eleições de 2010, encabeçada por Neudo Campos (PP), decidiu entrar na corte superior. No TSE, o trâmite pode ser mais rápido, já que o recurso contra expedição de diploma é um instrumento característico do tribunal.

 

Além de uso indevido dos meios de comunicação, a coligação adversária acusa o tucano de abuso de poder político e econômico. Segundo os autores da ação, a população foi "bombardeada", desde o início da disputa eleitoral, em 2010, "por uma massacrante propaganda eleitoral (negativa, em relação aos autores, e altamente promocional, em relação à chapa encabeçada pelo governador)". Eles afirmam que a Rádio Roraima, vinculada ao governo do Estado, foi usada para fins eleitorais.

 

Os autores também argumentam que teria havido abuso de poder econômico no uso indevido de veículos de comunicação privados que seriam ligados os grupo político do governador candidato à reeleição, como a Rádio Alto Astral, a Rádio Equatorial, a TV Boa Vista Canal 12 e a TV Cidade. Para eles, havia "clara intenção do governo do estado de fazer uso de todos os veículos de comunicação disponíveis (sejam públicos, sejam privados), na promoção do projeto político de recandidatura do governador Anchieta". O relator do processo é o ministro Arnaldo Versiani.

 

Compra de votos e uso indevido dos meios de comunicação

 

Governadora reeleita do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB) enfrenta dois recursos contra expedição de diploma. Um foi apresentado pelo candidato ao Senado José Reinaldo Carneiro Tavares (PSB). O outro é do candidato a deputado estadual pelo PRTB, José Maria da Silva Fontinele. No primeiro caso, a peemedebista é acusada de abuso de poder político e econômico, compra de votos e fraude. O outro recurso trata de uso indevido dos meios de comunicação.

 

De acordo com Tavares, a peemedebista assinou, somente em junho de 2010, 979 convênios com municípios. "Com desvio de finalidade, violação ao princípio da moralidade e ilegalidades, às vésperas do período eleitoral", disse o candidato no recurso. No total, de acordo com o socialista, os acordos passaram dos R$ 400 milhões. Outra fraude, segundo o autor, foi a transferência voluntária de verbas do Fundo Estadual de Saúde aos fundos municipais de saúde, supostamente beneficiando prefeituras governadas pelos "aliados ou neo-aliados".

 

Para o candidato derrotado ao Senado, ela deve ser cassada também por ter continuado a distribuir bens e benefícios em ano eleitoral. Tavares cita o programa social Viva Casa como exemplo de irregularidade. Ele e Fontinele apontam que, durante a campanha, houve ampla divulgação da candidatura da peemedebista, realizada sob forma de "publicidade institucional contendo expressão identificadora de sua administração e de sua pessoa, com a finalidade de captar ilicitamente o voto do eleitorado".

 

Já no caso de Teotônio Vilela, a coligação adversária pediu sua cassação sob o argumento de que ele teria comprado votos. A forma para cometer o suposto crime de captação ilícita de sufrágio foi a distribuição de combustível para aproximadamente 2,5 mil carros que participaram "da maior carreata da história de Maceió". A coligação pediu ao TSE que solicitasse as provas colhidas pela Polícia Federal para comprovar as irregularidades.

 

Ao despachar, o ministro Arnaldo Versiani, relator do caso, pediu que a Superintendência da Polícia Federal de Alagoas informasse se foram instaurados inquéritos policiais e, caso positivo, se há alguma previsão para a conclusão desses inquéritos. Além disso, Versiani questionou à PF se eventual solicitação de cópia integral dos inquéritos implicaria embaraço ao curso das investigações.

 

Os governadores citados no levantamento não foram ouvidos pelo Congresso em Foco.

 

 

Evento no Itamaraty

 

ONU envelheceu e reformá-la não é capricho do Brasil, diz Dilma

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira que a reforma da Organização das Nações Unidas (ONU) não é "capricho" do Brasil e que a entidade "envelheceu".

- Fica patente do ponto de vista da segurança, a ONU também envelheceu - discursou a presidente na formatura de novos diplomatas no Itamaraty, em Brasília.

 

- A reforma da ONU não é, portanto, um capricho do Brasil.

 

A reformulação do Conselho de Segurança é uma das bandeiras da diplomacia brasileira, que defende a ampliação do grupo de membros permanentes e que possui direito a veto nas votações.

Para a presidente, a "onda de democracia" no norte da África e em países árabes apenas comprova a necessidade de reforma da ONU.

 

Em um discurso que destacou pontos da política externa de seu governo, Dilma citou também a maior participação de países emergentes em organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, e defendeu um sistema "multipolar".

 

- As instituições internacionais de outrora se tornaram obsoletas. Há que reformar esta governança e dar a ela a representação que os países emergentes têm hoje no cenário internacional - declarou.

 

Presidente cobra dos novos diplomatas defesa dos direitos humanos

 

A questão dos direitos humanos, outra bandeira de Dilma, também foi citada pela presidente, que orientou os novos diplomatas a defendê-los "em todas as instâncias internacionais, sem concessões, discriminações ou seletividade".

 

- A defesa dos direitos humanos, desde sempre, e mais ainda agora, está no centro das preocupações de nossa política externa - afirmou a presidente, sem levar em consideração que durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a tônica do Itamaraty estava no comércio e não na defesa dos direitos humanos.

 

"A defesa dos direitos humanos, desde sempre, e mais ainda agora, está no centro das preocupações de nossa política externa"

.- Vamos promovê-los e defendê-los em todas as instâncias internacionais, sem concessões, sem discriminações e sem seletividade, coerentemente com as preocupações que temos em relação ao nosso próprio país - complementou.

 

A presidente, que voltou no domingo de uma viagem à China, deixou claro que seu governo, no plano internacional, irá priorizar a reciprocidade. Foi um recado ao parceiro asiático, e a outros da região, que compram commodities do Brasil, mas impõem dificuldades para importar produtos manufaturados brasileiros.

 

- Também nos lançamos em novas frentes de cooperação na Ásia, em especial com a China, Índia, Coreia do Sul e Japão, centros de grande dinamismo tecnológico e econômico com os quais pretendemos ampliar e diversificar oportunidades de negócios nos marcos de franca reciprocidade. A palavra será e é sempre reciprocidade - destacou.

 

Em relação especificamente à China, Dilma disse que foi clara com o aliado estratégico:

 

- Queremos aumentar nosso comércio, mas também diversificá-lo. Não temos por que envergonharmos de nossa condição de grande exportador de commodities. Mas, ao mesmo tempo, queremos expandir nossas exportações com valores agregados. Precisamos de mais investimentos recíprocos, mas esses investimentos têm de propiciar efetiva cooperação na área de pesquisa científica, tecnológica e inovação e propiciar a devida transferência de tecnologia de parte a parte.

 

Minha Casa... Minha vida!

 

Em Minas, empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida corre o risco de desabar

 

BELO HORIZONTE - Depois de ser inaugurado com pompa e circunstância, em fevereiro de 2010, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que àquela altura já era a candidata extraoficial à Presidência da República, o conjunto de casas do Programa Minha Casa Minha Vida em Governador Valadares, Minas Gerais, transformou-se em síntese do descaso e do desperdício de dinheiro público. O condomínio de 96 casas ficou quase sete meses com mais da metade das habitações desocupadas, apesar da numerosa lista de candidatos a moradores em poder da prefeitura da cidade. Portas e janelas foram arrombadas, paredes acabaram pichadas e a fiação foi roubada.

 

Depois de uma rápida reforma, as casas restantes acabaram entregues no fim do ano passado. Mas, apesar do alerta recorrente de políticos da região e da imprensa, os problemas só se agravaram: 14 imóveis acabaram condenados pelos bombeiros e pela Defesa Civil, que denunciou o risco de desabamento das casas. O motivo é simples. Na hora de escolher um terreno para o conjunto, o governo federal aceitou que a construção fosse feita num morro instável, que no passado abrigou parte do lixão de Governador Valadares, às margens da BR-116.

 

Treze meses depois da inauguração, oito das 14 casas condenadas já foram desocupadas por moradores. Agora, a prefeitura pena para convencer outras seis famílias, que vivem sob tetos que pode desmoronar a qualquer momento, por causa da erosão que avança no subsolo do conjunto.

 

- Não deixa de ser irônico que famílias em áreas de risco tenham sido transferidas para casas em outra área de risco. É um problema de aplicação de recursos, mas também de escolha do terreno e projeto, realizados na gestão passada - se esquiva o secretário de Planejamento da prefeitura de Governador Valadares, Jaider Batista.

 

PF chegou a paralisar o projeto

 

O projeto começou a ser concebido na gestão do ex-prefeito e atual deputado estadual Bonifácio Mourão (PSDB), e foi paralisado depois que investigação da Polícia Federal divulgou a suspeita de desvio de verbas por políticos envolvidos na Operação João de Barro. A obra foi retomada e concluída na administração da atual prefeita, Elisa Costa (PT). Por sua vez, Mourão culpa a atual gestão por não agir a tempo contra os problemas do empreendimento:

 

- A área foi fiscalizada e aprovada no fim de 2007 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A duplicação da BR-116 modificou as condições do terreno e surgiu um assoreamento que não existia anteriormente - diz o ex-prefeito.

 

Para posar para fotos e celebrar a inauguração do conjunto, Lula e Dilma escolheram uma casinha vermelha. Lá já estava a nova moradora, a dona de casa Luciene Pereira, de 46 anos. A dupla visitou os cômodos e ainda prometeu bancar melhorias na casa, como a colocação de cerâmica no piso e um muro. Meses depois, parte das melhorias foram realizadas, mas em vão. Isso porque a casa modelo é uma das que correm o risco de desabar.

 

- A prefeitura me dá R$ 300 para pagar um aluguel. Não consigo nada, porque o custo é R$ 450. Aquela casa era minha, essa aqui onde estou tenho que pagar. Nem preciso falar o quanto é pior, não é? - reclama a mulher.

 

O conjunto, do Bairro Palmeiras, custou R$ 18,8 milhões e foi concluído com parte da verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As contínuas trapalhadas envolvendo o empreendimento são investigadas pelo Ministério Público Federal.

 

A prefeitura finaliza um diagnóstico para decidir o que fazer. O mais provável é que as 14 casas sejam demolidas neste semestre. Responsável pela liberação da verba, o Ministério das Cidades informou que a metodologia de escolha de projetos ficou mais rigorosa nos últimos anos.

 

Escândalo

 

Mensalão do DEM: todos os envolvidos estão soltos

Governador Arruda - preso

Leonardo Prudente (sem partido), que apareceu em vídeo escondendo dinheiro na meia, renunciou ao mandato de deputado distrital e sumiu da vida pública. Eurides Brito (PMDB), filmada enfiando maços de dinheiro na bolsa, teve o mandato de deputada distrital cassado e também sumiu.

 

Também está recluso o ex-governador José Roberto Arruda, filmado recebendo maços de dinheiro. Ele passou dois meses preso na Superintendência da PF. Entre uma temporada e outra numa casa de praia em Guarajuba, na Bahia, tem se ocupado de depoimentos ao Ministério Público para detalhar o esquema. O autor dos vídeos, Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais de Arruda, fez acordo de delação premiada com o Ministério Público e está solto. Jaqueline Roriz, deputada federal pelo PMN e filha do ex-governador Joaquim Roriz, foi flagrada recebendo dinheiro do esquema, em 2006. Agora, luta contra a cassação do mandato de deputado federal.

 

Microblog

 

Bloco mineiro pede apuração do uso político do Twitter da TV Brasil contra Aécio

BRASÍLIA - O Bloco Parlamentar do PSDB e DEM da Assembleia Legislativa de Minas Gerais pediu nesta quarta-feira que a Procuradoria da República apure o uso político do perfil da TV Brasil no Twitter contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Na última terça-feira, foi publicado no Twitter da estatal o seguinte post: "Aécio Neves mentiu ao país. A sua habilitação para dirigir foi renovada em 31/05/2010".

Essa informação foi contestada pelo Detran mineiro, que confirmou a versão do senador e esclareceu que em maio do ano passado teria sido emitida a segunda via de sua carteira de habilitação, que venceu, de fato em 15 de março último.

 

Em nota , a presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e TV Brasil, Tereza Cruvinel, explicou que o perfil da empresa no Twitter, utilizado exclusivamente para divulgar a programação da emissora pública, teve seu acesso violado e veiculou mensagem ofensiva ao senador Aécio Neves.

 

Assim que mensagem pirata foi descoberta pela área de comunicação da empresa, ela teria sido excluída. Em seguida, foi veiculado um pedido de desculpas da empresa, sem citar nominalmente o parlamentar mineiro para evitar uma exposição maior.

 

Sugestão do PV

 

Aldo Rebelo admite rever alterações no texto do Código Florestal e defende benefícios para quem preservou áreas ambientais

BRASÍLIA - O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator do novo Código Florestal, anunciou na manhã desta quarta-feira ser favorável a algumas alterações no seu texto. Duas dessas mudanças foram sugeridas pelo Partido Verde: 1) que as modificações no código não implicam em flexibilização e permissão para novos desmatamentos; 2) o agricultor que cumpriu com a legislação ambiental não deveria ter o mesmo tratamento do infrator.

 

- São propostas pertinentes e razoáveis. Vejo com muita simpatia. Apoio que não se permita novos desmatamentos, vou deixar isso claro na redação do texto. E também acho que merece tratamento diferenciado quem preservou - disse Aldo Rebelo.

 

Previsão: Marco Maia diz que Código Florestal será colocado em votação na primeira semana de maio

 

"Apoio que não se permita novos desmatamentos, vou deixar isso claro na redação do texto. E também acho que merece tratamento diferenciado quem preservou"

.O relator afirmou também que pode acatar uma proposta da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) em reduzir de 15 metros para 7,5 metros a exigência do limite mínimo de distância das margens do rio para recomposição das APPs (Área de Preservação Permanente). No caso, apenas para os agricultores familiares e assentados, proprietários de terras pequenas.

 

- Tenho simpatia também por essa ideia. Vou conversar com a Contag. Quem tem até 5 hectares (50 mil metros quadrados) está plantando em tudo. Se exigir área muito grande, vai liquidar o pequeno, que mora na roça, que não tem casa na cidade, com o médio e grande agricultores. Seria o extermínio dessa agricultura. Ainda vai se exigir reserva legal desse agricultor? Vai ser um pedaço do tamanho do nada, para mosquito e carrapato - disse Aldo.

 

O relator defende que o governo financie o reflorestamento nas áreas dos pequenos agricultores.

 

- A renda mensal desse agricultor é de meio salário mínimo. O reflorestamento de um hectare varia de R$ 8 mil a R$ 15 mil. Ele vai tirar esse dinheiro de onde?

 

Sarney Filho afirmou que seu partido é contra redução do limite para 7,5 metros.

 

Aldo afirmou que o governo deveria apoiar todas propostas de benefícios para quem preservou, apresentadas por Sarney Filho. Entre esses pagamentos por serviços ambientais estariam benefícios fiscais e facilidades de acesso a crédito e à tecnologia. Aldo afirmou que as mudanças precisam ser negociadas com o governo.

- É preciso combinar com os russos.

 

 

Dois apostadores vão dividir o prêmio da Mega-Sena

 

RIO - Dois apostadores - um de Limeira, no interior de São Paulo e outro de São José dos Pinhais, no interior do Paraná - vão dividir o prêmio de R$ 71.408.606,06, o maior da Mega-Sena sorteado este ano. As dezenas do concurso 1276 foram sorteadas na noite desta quarta-feira em Franco da Rocha, São Paulo.

 

Os números sorteados foram 05 - 09 - 11 - 22 - 36 - 40.

 

A quina teve 560 acertadores e cada um vai receber R$ 10.159,62 e a quadra vai pagar R$ 276,64 a 30.376 apostadores.

 

Confira de novo 

05 - 09 - 11 - 22 - 36 - 40.

Mais cedo, o presidente da Caixa, Jorge Hereda, divulgou que a partir desta quinta-feira será possível fazer apostas pela Internet. O serviço, no início, será exclusivo para correntistas da Caixa Econômica Federal e terá limite de apostas de R$ 100 por dia.

 

Heróis do Fluminense destacam vitória 'ao estilo' do time

Depois da missão cumprida em Buenos Aires, o explicação no Fluminense para a épica vitória por 4 a 2 sobre o Argentinos Juniors , que classificou os brasileiros para as oitavas da Copa Libertadores, foi uma só: o segredo é não deixar de acreditar em nenhum momento. Herói do triunfo tricolor, o capitão Fred deu ênfase à trajetória de batalhas contra o 'impossível' vencidas nos últimos anos, que começou com a fuga do rebaixamento no Brasileiro de 2009.

 

- Formamos um time unido. É difícil nos ganhar assim. Aí, conseguimos reverter as coisas consideradas impossíveis. Nos últimos dois anos provamos isso. Viemos para este jogo pensando em fazer o melhor. Tínhamos certeza que Deus iria nos abençoar - comentou o camisa 9, autor de gols gols na noite desta quarta, incluindo o último, o da classificação.

 

Da mesma forma, o meia Marquinho, outro destaque da vitória, afirmou que o resultado foi alcançado bem 'ao estilo' da equipe.

 

- O Fluminense tem um grupo forte, de qualidade, do qual não se pode duvidar nunca. Em campo, nos unimos e vencemos essas batalhas, bem ao estilo do Fluminense - disse o camisa 7.

 

Já o técnico Enderson Moreira destacou a serenidade do time, que, na sua visão, em nenhum momento deixou-se abalar pelo resultado adverso.

 

- Entramos muito focados. Buscamos o resultado a todo o momento. Infelizmente, quando conseguimos a vantagem, acabamos sofrendo o empate. Mas não perdemos a estabilidade em nenhum momento. No final, precisando de mais um gol, fizemos tudo para conseguir. Fomos merecedores - analisou o treinador.

 

Classificado para as oitavas-de-final da Libertadores, o Fluminense irá enfrentar o Libertad-PAR. A primeira partida será disputada no Engenhão.

 

Flamengo empata com o Horizonte pela Copa do Brasil

RIO - O ensaio para o Fla-Flu deixou a torcida rubro-negra preocupada. Mesmo com nova dupla de frente, Negueba e Wanderley, o Flamengo repetiu os erros das últimas partidas, e não conseguiu superar o modesto Horizonte, no jogo de ida das oitavas de final para a Copa do Brasil. Com o empate em 1 a 1 no Engenhão, gols de Wanderley e Elanardo, o time rubro-negro entrará em campo em desvantagem na próxima quarta-feira, no Ceará, já que o empate em 0 a 0 classifica o Ceará.

 

Antes de decidir seu futuro no torneio nacional, o rubro-negro carioca terá pela frente o Fluminense na semifinal da Taça Rio, domingo, novamente no Engenhão.

 

Com mais velocidade no ataque, o Flamengo começou o jogo assustando o visitante. Com menos de cinco minutos, o time carioca já havia assustado o goleiro Alex duas vezes. A pressão continuou. Aos 13 minutos, Wanderley arriscou da entrada da área. Dois minutos depois, Leo Moura acertou o travessão. E aos 17 saiu o gol, criado pelas duas novidades da equipe: Wanderley recebeu de Negueba, ajeitou e chutou forte de esquerda.

 

Inexplicavelmente, já que o saldo de gols é fundamental para dar tranquilidade à equipe no jogo de volta, o Flamengo diminuiu o ritmo. O goleiro Alex só voltou a ter trabalho aos 28, quando espalmou um chute de Willians - a bola ainda bateu na trave esquerda. Aos poucos, o Horizonte começou a se arriscar no ataque, com chutes de longa distância que pararam no goleiro Felipe. Aos 37, Siloé arrancou sozinho em contra-ataque e foi derrubado por David na área. Elanardo cobrou o pênalti e empatou a partida.

 

Na volta do intervalo o técnico Vanderlei Luxemburgo tentou nova formação tática, com o lateral-esquerdo Rodrigo Alvim no lugar do volante Maldonado. Mas o Flamengo não conseguia recuperar o ímpeto do início da partida, despertando a impaciência da torcida. Com apenas 12 minutos, Luxemburgo tentou outra cartada, trocando Negueba por Deigo Maurício.

 

Mas pouca coisa mudou. Desorganizado no ataque, o Flamengo ainda cometia erros na defesa, irritando os torcedores. Mas àquela altura, os jogadores do Horizonte sonhavam mais em segurar o empate do que conseguir a virada. O time carioca pressionava timidamente, e criava pouco. Aos 41, Ronaldinho recebeu ótimo cruzamento de Fierro na pequena área mas cabeceou por cima. Thiago Neves e Renato Abreu tentaram de fora da área, mas de nada adiantou.

 

FLAMENGO 1 X 1 HORIZONTE

 

 

Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

 

Árbitro: Wagner Reway (MT)

 

Auxiliares: Paulo César Silva Faria (MT) e Fabio Rodrigo Rubinho (MT)

 

Cartão amarelo: Maldonado, Ronaldinho Gaúcho, David, Thiago Neves, Wellinton (Fla); Valter, Alex, Régis (HOR)

 

Cartão vermelho: Régis, 48'/2ºT

 

Gols: Wanderley, 17'/1ºT (1-0); Elanardo, 38'/2ºT (1-1)

 

FLAMENGO: Felipe, Léo Moura, Welinton, David, Renato; Maldonado (Rodrigo Alvim - Intervalo), Willians (Fierro - Willians, 32'/2ºT), Negueba (Diego Maurício - 12'/2ºT), Thiago Neves, Ronaldinho; Wanderley. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

 

HORIZONTE (CE): Alex, Éderson (Régis - 29'/2ºT), Hércules (Da Silva - 23'/2ºT), Douglas , Zezé; Valter, Junior Cearense, Diego Palinha (Jackei Chan - 40'/2ºT), Siloé; Isaac e André Luiz. Técnico: Roberto Carlos

 

Real Madrid vence o Barcelona e conquista a Copa do Rei

RIO - O Real Madrid mostrou que em clássico não existe favoritismo, ainda mais numa decisão. Longe do Barcelona na briga pelo título espanhol, o time da capital deu o troco nesta quarta-feira, conquistando a Copa do Rei com uma vitória por 1 a 0 sobre o eterno rival, no estádio Mestalla, em Valência. No duelo particular dos craques, Cristiano Ronaldo levou a melhor sobre Messi: foi dele o gol do título, decidido apenas na prorrogação.

 

Na contagem da sequência de confrontos que as duas equipes estão fazendo este mês, o Real está na frente: empatou o jogo de sábado passado (1 a 1), pelo Campeonato Espanhol, e levantou pela 18ª vez a Copa do Rei, encerrando um jejum de 18 anos sem o troféu. Agora, os maiores rivais do país se preparam para os duelos mais importantes da série, pelas semifinais da Liga dos Campeões da Europa. O jogo de ida será dia 27 de abril, no Santiago Bernabéu, e a volta, no Nou Camp, no dia 3 de maio.

 

As opções táticas do jogo de sábado se repetiram nesta quarta-feira. Apesar das críticas recebidas nos últimos dias, o técnico José Mourinho apostou novamente num Real Madrid retrancado para anular o toque de bola do Barcelona. E a estratégia deu certo: num primeiro tempo de poucas chances de gol, o time da capital neutralizou o rival e foi responsável pelos raros momentos de emoção: aos 29, Cristiano Ronaldo chutou cruzado para a defesa do goleiro reserva Pinto, que vinha substituindo Valdés na Copa do Rei e foi mantido na decisão. Quase no fim da etapa, o volante Pepe foi à área do Barça e, de cabeça, acertou a trave direita.

 

No segundo tempo, porém, Messi acordou e o Barcelona passou a pressionar, enquanto o Real parecia sem forças para manter a marcação no mesmo nível dos primeiros 45 minutos. Quase toda bola que caía nos pés do argentino virava um lance de perigo para o gol de Casillas. Aos 24, Messi driblou três e passou para Pedro marcar num chute cruzado, mas o atacante estava impedido. Pouco depois, Pedro recebeu de novo pela esquerda e tentou encobrir Casillas, que salvou para escanteio. Isolado na frente, Cristiano Ronaldo mostrou fôlego para ganhar da defesa catalã no único bom contra-ataque do time de Madrid, mas o chute saiu rente à trave direita de Pinto.

O Barcelona atacou até o fim, mas o Real conseguiu suportar a pressão e levar a decisão para a prorrogação. E logo aos 12 minutos, saiu o gol do título, confirmando o sucesso da tática de Mourinho: num contra-ataque pela esquerda, Di Maria recebeu de Marcelo e cruzou para a cabeçada certeira de Cristiano Ronaldo, no contrapé do goleiro do Barcelona. O time catalão se lançou à frente no desespero, não conseguiu furar a retranca do Real e ainda esteve perto de levar o segundo no fim, mas Pinto salvou o chute de Adebayor e Cristiano Ronaldo desperdiçou o rebote.