Blog

Blog

9 de abr. de 2011

Ser líder ou ser chefe? ...


Ser líder ou ser chefe?


Já passou por sua cabeça em ser um líder? Exercer esta função não é tão simples quanto muitos pensam, pois requer muita ética, humildade, respeito às limitações das pessoas, compreensão, dedicação para com o trabalho e o grupo, entre outros fatores.
Há muitas pessoas que confundem em ser líder ou ser chefe, acham que é a mesma coisa! Pois bem, garanto a você que existe uma enorme diferença entre um e o outro. Quer saber? Um líder é um norteador;é alguém que fica à frente do grupo com o propósito de conduzi-los; ele é mais humano e mesmo nos momentos em que repreende a equipe, essa atitude é vista como algo necessário e não de forma que as pessoas fiquem atemorizadas. Sabe por quê? Porque como ele (o líder) tem uma relação mais humana, ele conhece cada um dos seus liderados e por sua vez os subordinados também o conhece;isto então facilita o dia-a-dia dos trabalhos e as relações. Já o chefe, é visto como um ditador;ele acha que as pessoas só atingem a produtividade se ele gritar;é temido por todos; o grupo o detesta; sua presença incomoda; os colaboradores trabalham por obrigação e pelo salário e não sentem satisfação naquilo que desenvolvem na empresa.



Ter um líder à frente das ações é sempre um bom negócio; com ele, a equipe desenvolve um trabalho com dedicação, entusiasmo e tem o sentimento de que todos são responsáveis pelo sucesso da empresa, pois o sucesso organizacional é o sucesso de todos!

Hoje, no mundo organizacional procura-se por verdadeiros líderes; o mercado de trabalho está escasso para os chefes, eles perderam terreno porque as empresas perceberam que um líder traz resultados positivos; já os chefes deixam os colaboradores estressados, tediados e grandes são os prejuízos para a empresa no tocante a problemas de saúde, rotatividade em massa, além de uma imagem negativa da empresa.

Portanto, o mercado de trabalho está com a placa de “Procura-se por Líderes” já para os Chefes, os que estão empregados, estão com os dias contados.

A respeito do assunto aqui vai a segunda parte dessa história. Quem é empregado tem que ser as normas da empresa em qualquer circunstância.




Que coragem!...