Blog

Blog

28 de set. de 2011

Doença rara faz menina de 3 anos comer lâmpadas e tijolos



Natalie passou por uma cirurgia para retirar cacos de vidro de uma lâmpada que ela 
comeu


A menina norte-americana Natalie Hayhurst, de apenas 3 anos, quase morreu depois de comer uma lâmpada e já devorou um tijolo como se fosse chocolate. Ela sofre da síndrome Pica, que provoca o apetite compulsivo por objetos não-comestíveis e atinge principalmente mulheres grávidas e crianças. As informações são do jornal inglês “Daily Mirror”.

Natalie mora em Terre Haute, no estado de Indiana (EUA). A mãe, Colleen, contou ao “Mirror” que cada dia é uma batalha constante na tentativa de impedir a filha de comer algo que pode até matá-la.

"Estava na cozinha quando ela entrou e levantou um pequeno pedaço de arame. Sua boca estava sangrando e, imediatamente, soube o que tinha acontecido", conta a mãe. "Não me atrevo a pensar o que poderia ter acontecido se não estivéssemos com ela. Natalie podia ter morrido", acrescenta.
Síndrome de Pica é na verdade uma espécie de transtorno alimentar também conhecido como alotriofagia oualotriogeusia e que significa tendência ou desejo incontrolável de comer coisas não comestíveis como terra, carvão, cinza de cigarro, cabelo, etc.
Também caracteriza-se pela vontade anormal de ingerir alimentos crus utilizados como ingredientes tipo farinhas, amidos ou tuberosas sem nenhuma cocção, entre outros.

O distúrbio de Pica, nome derivado do latim e de um pássaro da família dos corvos que come tudo que vê pela frente, se manifesta principalmente em crianças e grávidas. Pode estar ligado tanto à carência alimentar ou deficiência de vitaminas e sais minerais como também ao psicológico, podendo ser perfeitamente tratado.

Eis os diferentes tipos de Pica: (Okay, eu ri escrevendo isso.)
Acufagia – ingerir objetos pontiagudos

Amilofagia – comer amido (i.e. de milho ou mandioca)

Auto-canibalismo – comer partes do corpo (raridade)

Cautopireiofagia – ingerir palitos de fósforo apagados

Coniofagia – comer pó

Coprofagia – comer excremento

Emetofagia – comer vômito

Geomelofagia – comer (freqüentemente) batatas cruas

Geofagia – ingerir terra ou solo

Ctonofagia – ingerir terra ou argila (arcaísmo)

Hematofagia – comer sangue

Hialofagia -ingerir vidro

Lithofagia – comer pedras

Mucofagia – ingerir muco

Pagofagia – comer (patologicamente) gelo

Trichofagia - comer cabelo ou lã (fios ou tecido)

Urofagia – ingerir urina

Xilofagia – comer madeira