Blog

Blog

28 de set. de 2011

Naomi Campbell ganha uma ecocasa do seu namorado milionário


Enquanto nós, pobres mortais, ficamos aqui elucubrando a possibilidade de comermos lixo e papel para sobreviver ao apocalipse, do outro lado, os ricos mortais, mostram porque terão mais sorte. Pois se o mundo chegar ao final seria muito bom ser amigo de Naomi Campbell, ou pelo menos ser um dos integrantes de seu séquito de empregados, visando morar na eco-casa de 25 cômodos que o arquiteto espanhol Luis de Garrido desenhou para "a deusa de ébano".

 O projeto foi encomendado pelo apaixonado milionário russo Vladislav Doronin, que atende por seu noivo, para presentear a modelo no seu aniversário.


A casa de cristal abobadada é completamente autosuficiente em energia e água e localiza-se na Ilha de Sedir, Turquia, onde se encontra a Praia de Cleópatra, uma das praias mais formosas do mundo. Tem a forma do antigo símbolo egípcio da proteção, o poder real e da boa saúde, o Olho de Horus, que foi reproduzido em sua forma física a um tamanho monumental para que possa ser visto desde o espaço.


Todos os arquitetos do planeta, provavelmente, gostariam de ter um encargo como este; e o espanhol Luis de Garrido (também conhecido como "o arquiteto bioclimático") aparentemente trabalhou livre das pesadas restrições de orçamento ou limitações criativas.


O resultado é um presente também dele para ela em forma de cúpula multi-nível marcada em aço e revestida de painéis em vidro esmaltado, que permitem a entrada de luz solar durante todo o ano. Ainda que o efeito estufa promova a calefação natural, certas medidas como a jardim e as persianas inclinadas asseguram de que o calor não seja insuportável durante o verão turco.


Uma combinação de painéis fotovoltaicos dotam de brilho o Olho de Horus para gerar energia elétrica, enquanto um sistema geotérmico de última geração proporciona energia aos 25 cômodos. A água de chuva também é recolhida, ainda que a metida Naomi só beba Evian, enquanto um sistema biológico se encarrega do tratamento das águas residuais.

 Dentro da casa encontra-se um terraço ajardinado, desde o qual é possível desfrutar de vistas incríveis do mar Mediterrâneo.



De modo que se você que está lendo estas linhas não for um milionário eslavo ou arquiteto famoso nem faça desenhos de casas megalômanas para pessoas cuja principal virtude é piscar o olho em frente às câmeras fazendo o sinal de paz, volte já para seu trabalho que o chefe já está olhando.