Tudo bem que as informações sobre a importância do esporte só se multiplicam. Mas existem ideias que vão se espalhando sem ninguém entender como, e que colocam em dúvida a eficácia de alguns exercícios. Veja o que é verdade e o que não passa de invenção quando o assunto é a prática de atividade física – ha, e lembre que o sedentarismo, com certeza absoluta, não traz benefício nenhum à saúde.
CAMINHADA NÃO É ATIVIDADE FÍSICA (mito)
“Atividade física é qualquer movimento decorrente de contração muscular com gasto energético superior ao do repouso”, diz o médico do esporte Victor Matsudo. A caminhada é, portanto, uma atividade física. Seus benefícios, porém, só começam a ser sentidos quando ela é praticada num ritmo de 4 a 7 quilômetros por hora.
NATAÇÃO É ATIVIDADE MAIS COMPLETA QUE EXISTE (mito)
Não existe uma atividade física que contemple todas as recomendações do Colégio Americano de Medicina Esportiva, o principal guia da área. O ideal é praticar mais de uma modalidade, de modo a combinar os principais benefícios dos exercícios físicos: capacidade aeróbica, agilidade, equilíbrio, flexibilidade, força e impacto.
ISOTÔNICOS SÃO A MELHOR OPÇÃO PARA REPOR MINERAIS (depende)
Isotônicos são indicados apenas para pessoas que praticam exercícios de longa intensidade e duração, em geral, acima de duas horas. Em atividades mais breves, a perda de sódio e potássio pode ser reposta com água.
IOGA NÃO É UM EXERCÍCIO AERÓBICO (depende)
Exercícios aeróbicos são aqueles que aumentam a frequência cardíaca por mais de três minutos. As atividades aeróbicas por excelência são aquelas que mantêm os batimentos cardíacos entre 50% e 85% da frequência cardíaca máxima (FCM). Para calcular a sua, subtraia sua idade de 220. Se você tem, por exemplo, 40 anos, sua FCM é 180 batimentos por segundo. Durante a atividade, essa taxa deve ficar entre 90 e 153. Na ioga tradicional, chamada de hatha, prevalecem os exercícios de flexibilidade e equilíbrio. As modalidades mais vigorosas, como power ioga e ashtanga, podem ser consideradas aeróbicas.
DORES DEPOIS DA MALHAÇÃO SÃO SINAL DE QUE O EXERCÍCIO FEZ EFEITO (depende)
Dores leves que duram, no máximo, dois dias depois da prática de uma nova modalidade ou de exercícios feitos com maior vigor indicam pequenas rupturas nas fibras musculares – o que estimula a regeneração e o nascimento de novas fibras. Dores mais fortes e de longa duração são sinal de que houve lesão e precisam ser investigadas.
CORRIDA FAVORECE UMA APARÊNCIA MAIS ENVELHECIDA (depende)
Qualquer atividade física, a corrida inclusive, quando praticada de forma exagerada, deflagra uma produção excessiva de radicais livres. Isso acelera o processo de envelhecimento, causando flacidez.
EXERCÍCIOS VIGOROSOS SÃO OS MAIS INDICADOS PARA PROGRAMAS DE EMAGRECIMENTO (mito)
Em geral, atividades vigorosas são indicadas para ganho de força. Quando os exercícios são demasiado puxados, é difícil fazê-los por muito tempo. As atividades moderadas podem ser mantidas por períodos mais longos e, por isso, são mais indicadas para quem quer emagrecer.
Fonte: Veja