Blog

Blog

3 de jun. de 2012

Aqui TEM TUDO!...


O homem que tem a voz do Darth Vader


darthvadermaskstarwarsf O homem que tem a voz do Darth Vader
Se lembra, certamente sabe que com uma nova dublagem os caras destruíram completamente todo o terror que era causado pela voz grave do Darth Vader O homem que tem a voz do Darth Vader. Na nova dublagem, feita no final dos anos 90 e que coincidiu com aquele tapa no visual da trilogia que o George Lucas fez, dando uma requentada nos filmes e ganhando a grana toda novamente, eles mudaram as dublagens para algo mais próximo do que é a versão norte-americana, onde Darth Vader tem a voz do James Earl Jones (o famoso Tulsa Doom, que matou os pais do Conan).
Veja só a dublagem clássica como era mais maneira:



Só que eu, como espectador, gostava muito mais da voz brasileira na primeira dublagem. Acho que tem muito mais a ver com a ameaça do personagem, pois era tão grave que parecia modulada no computador. Essa versão foi criada para a Tv Globo, no estúdios Ebert Richars Herbert Richers.
Eu me lembrei dela ao ver a notícia do homem que bateu o recorde de nota mais grave emitida por um ser humano. Roger Menees mora em Anna, Illinois e trabalha como organizador de um coral gospel. É impressionante o tamanho do grave que ele consegue emitir.  Olha só:





O bebê de ferro

Brincando com os ventiladores sem hélice


O ventilador sem hélices que aparece neste video é uma criação do inventor James Dyson. O sistema de funcionamento é engenhoso. ele cria uma área de baixa pressão na parte de trás do aparelho, que suga o ar, impelindo-o para a frente. Neste video, Dyson explica como funciona o curioso invento:




Veja o funcionamento:

Obviamente que um ventilador completamente sem hélice é algo bastante difícil de criar (eu prefiro não usar o termo impossível neste caso). O do Dyson não tem hélice visível, mas possui uma turbina interna de alta eficiência oculta na base. É ela que dá fluxo ao sistema que suga o ar ao redor do tubo, que graças à sua forma aerodinâmica provoca o efeito da ventilação. 

Um omedicast inesquecível



Gorila


Certos clássicos merecem ser lembrados:

Eu sei que esta versão é um remix da versão original. Mas eu gosto mais dessa musica.

Aqui tem o vídeo que mostra o cara usando a roupa de gorila
.

5 cadeiras que eu sempre desejei

Mas vamos deixar de lero-lero e vamos às minhas cadeiras preferidas.


1-Chaise Longue – Le Corbusier

corbusier 5 cadeiras que eu sempre desejei

Eu sempre quis isso, mas nunca tive dinheiro (ou espaço) para poder ter. Pra quem gosta de ler, como eu, a Chaise Longue do Le Corbusier  é o paraíso. Meu sonho de adolescente era construir uma casa de aço e vidro na beira de um lago, para que eu pudesse colocar uma Chaise Longue de frente para a paisagem, de modo a poder ler com a luz do dia. Esta foi a cadeira mais cobiçada entre todas as outras. Foi criada por Le Corbusier, Pierre Janneret e Charlotte Perriand no ano de 1928.

Arrisco dizer que foi uma das coisas que eu mais desejei na adolescência, além de comer a Madonna e comprar um traje espacial. Hoje em dia, existem varias cópias, tornando o design dela mais acessível, mas naquela época só milionários podiam comprar. Hoje dá pra comprar uma por menos de 1500 reais. O problema agora é o espaço.


2-Espreguiçadeira Eames

eamesloungeclassicchair 5 cadeiras que eu sempre desejei

Essa foi amor à primeira vista. Eu descobri esta complexa peça de design num filme antigo e desde que a vi fiquei obcecado pelo estilo dela. Catei de tudo que foi jeito descobrir que cadeira era aquela até que um amigo meu me disse que ela era uma cadeira famosa no universo do design. Eu fui estudar sobre ela e a paixão virou amor. Descobri que esta cadeira foi criada em 1956 por Charles e Ray Eames, como presente de aniversário para o cineasta Billy Wilder. Esta cadeira é tão foda que está em exposição permanente no New York’s Museum of Modern Art. Além de ser luxuosa, esta cadeira transmite uma sensação indescritível de conforto.  Perfeita para ver Tv, ler um livro ou mesmo conversar. Essa ainda está nos meus planos. Sempre foi caríssima. Mas agora que já surgiram réplicas, suponho que o desenho industrial deve ter caído em domínio público. Hoje já tem por 1600 reais (aleluia!).


3- Aeron – Herman Miller

buygreenhermanmilleraer 5 cadeiras que eu sempre desejei

Quando surgiu o computador e com ele essa coisa de trabalhar sentado num posto de trabalho o dia todo, veio a necessidade de uma cadeira ergonômica. Eu não conhecia esta cadeira até ver que o Jô Soares usava uma. Fui pesquisar e descobri que se tratava de uma cadeira excepcional em termos de design e projeto de engenharia. O nome dela, Aeron, da Herman Miller. Descobri que ela ganhou centenas de prêmios em todo o mundo e revolucionou a ergonomia aplicada a mobiliário corporativo. Eu surtei. Queria arrumar grana pra comprar uma de qualquer jeito, nem que fosse pegando dinheiro emprestado (ela custava o mesmo que o meu carro na época). Mas a primeira dama me dissuadiu de cometer um crime contra a ordem financeira aqui de casa e até hoje esta peça de design fabulosa só decora os meus sonhos. O preço fica entre R$ 3000 e R$5000.


4- Protótipo conceitual da nova Aeron

number6 5 cadeiras que eu sempre desejei

Eu descobri esta cadeira curiosa quando estava em busca de um post aqui pro blog. O que eu gostei nela é que ela parece muito mais um transformer do que uma cadeira. Dá a sensação que isso vai virar, sei lá, uma nave estilo R-Type a qualquer momento. A cadeira era um protótipo ultra-ergonômico, um conceito da própria Herman Miller para a nova Aeron, baseada em diversas placas individuais que se ajustavam automaticamente para produzir o máximo de conforto. É o tipo de cadeira que se espera ver no interior de uma nave espacial do futuro, talvez por isso fique tão fã.


5- Cadeiras cockpit para games

Como jogador eu sei que a cadeira pode ter um grande efeito na percepção de imersão que temos. Durante um bom tempo eu andei planejando fabricar uma cadeira dessas pra mim, com force feedback gerado por equipamentos de vibração e movimentação baseada em pistões hidráulicos, como num filme de imersão dos grandes parques de diversões. Acabou que eu nunca fiz, mas tem umas que são realmente impressionantes.Existem hoje diversos modelos desse tipo de cadeira.

mypce 5 cadeiras que eu sempre desejei

fanatecracingcockpitsb 5 cadeiras que eu sempre desejei

Essa aqui chega a parecer um tomógrafo, de tão grande. Acho que foi numa dessas que David Banner virou o Hulk:

capture1b 5 cadeiras que eu sempre desejei

Confira uma cadeira de imersão para games em ação. Literalmente um simulador. Só falta o Airbag:


Superplexus o brinquedo de 30.000 dolares

superplexus three dimensional spher Superplexus o brinquedo de 30.000 dolares

Trata-se de um enorme labirinto tridimensional de madeira, feito a mão, com voltas, arcos, vórtices, escadas e rampas. Seu objetivo é guiar uma pequena esfera até o ponto final da jornada, sem deixá-la cair. O Superplexus leva 400 horas para ser montado e funciona dentro de uma esfera de acrílico transparente. Ao redor, arcos permitem que a esfera gire em todos os graus possíveis. A criança tem que girar a esfera para manter a bolinha seguindo seu curso pelo labirinto. Cada partida envolve uma paciência digna dos melhores monges tibetanos.

O percurso total do labirinto 3d equivale á dimensão de um campo de futebol. Para completar o circuito, é necessário quase 500 giros na esfera.



Quer comprar?

Como correr na superfície da água

O animal que melhor pratica esta arte é um lagarto, que consegue percorrer grandes distâncias sobre a água. Veja só que impressionante:


Não é atoa que este animal ganhou o apelido de “Lagarto Jesus”. Mas a pergunta é: Será possível que um ser humano consiga fazer isso?
O lagarto é uma animal leve e a tensão superficial do meio líquido, somado a mutações genéticas ao longo de milênios nas patas do lagarto fizeram com que ele conseguisse desenvolver um movimento de quadril excepcional e pisar de modo a durar muito tempo sobre a água, sem afundar. Mas e um ser humano? Você acha que seria possível?
Há um vídeo na internet que sugere que isso seria possível.


Eu não estou certo sobre a viabilidade desse video. Me parece que seria necessário disparar a uma grande velocidade para obter tanta resistência ao ponto de conseguir vencer uma distância superior a três ou quatro passos. E se isso for verdade, quanto maior e mais pesada a pessoa, mais rápido ela teria que se deslocar para evitar que afundasse. No video acima, pudemos ver os experimentos de um grupo de rapazes que estão obcecados com a ideia de correr sobre a água. Eles dizem que estão gradualmente desenvolvendo os fundamentos da técnica de corrida sobre a água e esperam que isso venha a se tornar um esporte reconhecido algum dia.
Se o video não for fake, algo bastante provável nestes tempos de audiência a qualquer preço, não duvido que correr na água venha a se tornar um esporte reconhecido e até quem sabe, olímpico.
Segundo eles, o grande segredo é que o cara não poderia correr em linha reta, mas sim numa curva suave. O ângulo da passada e a velocidade afetam diretamente a capacidade de percorrer distâncias sobre a água. Os tênis foram especialmente desenvolvidos para gerar repulsão no meio líquido.
Eu só não entendo como que a redução do impulso não ocorre de forma mais acentuada no video. Não acredito que eles consigam obter resistência suficiente para impulsionar a passada. O lagarto consegue isso porque ao pisar ele atinge a água com uma área bem maior que apenas as pontas dos dedos. Isso amplia a área de ação da pisada, aumentando bastante o empuxo, além do que o animal é muito leve e pequeno, o que tira proveito da tensão superficial.
Não creio que um tênis, por melhor que seja seu material e design consiga se comparar com o efeito mecânico na pisada do lagarto. A menos que quem esteja calçando seja o Messias.

Mas se não é real, como eles fazem isso? Seriam cabos invisíveis sustentando os caras? Na verdade, há uma forma efetiva de fazer isso que ninguém menos que o famoso “Mister M” ensinou.


Obs: Não estou dizendo que o video dos caras correndo na água é fake. Pode ser fake, pode ser só um viral pra vender tênis, mas também pode não ser.

A Formiga com a pior picada do mundo

Eu nunca tinha visto nada tão impressionante relacionado a formigas sem ser no Discovery Channel. Pelo que eu entendi, a migração em massa das formigas que saíam do meu jardim era uma brutal mudança de endereço de toda uma colônia. Como eu fui criado no interior, vivi em varias casas com jardim perto de terrenos baldios, acreditava saber tudo que era necessário sobre formigas. Mas nada havia me preparado para o choque de testemunhar o quão gigantesco poderia ser uma colônia de formigas.  Eu também não imaginava que tanta vida pudesse existir no meu quintal. Tudo bem que o meu jardim parece até o jardim botânico, de tanto bicho (basta ver os meus experimentos de fotografia com a câmera da Nivea em poucas horas) mas a colônia de formigas era um tapete preto vivo, que se espalhou pela varanda, deu a volta na casa e começou a subir pelas paredes.

A coisa foi tão impressionante que vizinhos vieram ver. Enquanto eu admirava a colônia se mover em sua cadência militar, que de perto é muito mais um caos controlado do que a suposta ordem que aparece à distância, eu fiquei imaginando o que levou a colônia de formigas a necessidade de mudar. Seria a falta de comida? Seria a invasão de algum outro predador pior? Era certo que se tratava de uma mudança da colônia, porque muitas formigas carregavam ovos.

Assumo que tive vontade de ter um tamanduá de estimação naquele dia. Uma migração dessas é o banquete supremo, o sonho dourado de todo tamanduá.

Eu estava distraído olhando o mundo das pequenas formigas e não percebi que centenas delas já subiam pelas minhas pernas. Eu só me dei conta disso da pior forma, quando as picadas começaram.

Saí pulando feito um sapo, enquanto fazia um barulho de susto do tipo:

-Ueaiueuueaiu…

E me estapeava desesperado, tentando matar uma a uma que estava andando em mim. Deve ter sido uma cena hilária. Graças a elas estou cheio de pequenos calombos pelo corpo, que coçam feito o catiço.

Com medo que as formigas entrassem na casa, eu peguei a mangueira de molhar o jardim e joguei água ao redor da casa, criando uma barreira molhada, que não impedia, mas complicava a vida das formigas caso quisessem entrar aqui. Deu certo.

Horas depois, voltei para ver no que tinha dado e vi que elas haviam sumido. Só ficaram os testemunhos daquela invasão na minha barriga mãos e pernas. Isso me fez pensar sobre a questão da picada da formiga. Muitas formigas segregam um ácido chamado ácido fórmico após morder.

O lance das formiguinhas me levou a pensar qual seria a pior formiga que se conhece em termos de picada. Acabei recorrendo ao Google na tentativa de elucidar este mistério. Eu pesquisei e descobri que a pior picada que existe, não apenas entre as formigas, mas entre todos os insetos, é de uma formiga que existe no Brasil.

1189092520 A Formiga com a pior picada do mundo

Ela tem diversos nomes por aqui, (tocandeira, tucandeira, tocandira, etc)  mas o mais conhecido é Formiga-Cabo-Verde. Pessoalmente, acho que este nome não faz jus a mordida do animal. Creio que o apelido norte-americano da formiga seja mais apropriado: Formiga bala.

Ela ganhou este nome simpático porque a dor da mordida dela pode ser pior que levar um tiro.

O nome verdadeiro dela é Paraponera clavata. A formiga é muito conhecida por seu tamanho gigante e a picada severa. As operárias apresentam entre 18 a 25 mm com uma coloração avermelhada escura, guardando diversas semelhança com as vespas. Esta formiga tem um ferrão na cauda que inflige uma dor 30 vezes pior que a mais horrível picada de abelha que se conhece.

A tocandira é venenosa, e é o veneno que causa a dor lancinante de sua mordida. Ele contém um peptídeo neurotóxico paralisante chamado poneratoxina. Somado a isso, estão as duas das presas de maior força entre os insetos. A força das presas dessa formiga é tão impressionante que ela rompe galhos super duros. Tão duros que quando os mesmos se rompem, a formiga é ejetada no ar. Como ela é uma formiga primitiva, não faz tocas “padrão”. Elas basicamente se espalham pela floresta, sob os troncos das árvores, buracos e sob folhas caídas. São centenas de milhares de indivíduos espalhados por uma grande área e floresta. O que é uma péssima notícia para o explorador desavisado. Passou ali, deu bobeira, créééééu!

A Tocandira está no topo da lista Schmidt de picadas.

Basicamente a lista Schmidt é uma tabela onde um entomologista americano chamado Justin Schmidt se deixa picar pelos mais diversos insetos da Terra e diz o que sentiu. “Tudo pelo bem da Ciência”. O objetivo da lista é sistematizar os aspectos de dor das picadas. A lista vai do 1 ao 4, sendo o 4 a dor mais dramática que uma pessoa pode sentir com a mordida de um animal.  A tocandira está acima da categoria 4, com um impressionante “4.0+”.

Mas se você acha impressionante que alguém aceita levar uma picada dessas por livre e espontânea vontade, ficará mais impressionado ainda quando eu te disser que o processo ritualístico em certas comunidades indígenas do Brasil, onde ocorre um “amadurecimento” dos jovens em adultos guerreiros  envolve picar os infelizes com CENTENAS de tocandiras.

O processo começa com os adultos recolhendo as perigosas formigas na selva. Eles usam luvas grossas feitas de folhas para manusear as formigas. As formigas são embebidas numa solução feita de ervas que funcionam como um tranquilizante. Em seguida, uma nova luva de folhas é especialmente produzida para a ocasião, onde são inseridas uma a uma as formigas ainda anestesiadas. Uma hora depois elas acordam, e vendo que estão presas, ficam muito, muito bravas… Centenas desses monstrinhos são colocados nas luvas até que elas fique cheias. Em seguida, os adultos escolhem os meninos candidatos a guerreiros e enfiam as mãos deles ali dentro. O adolescente tem que ficar com a luva cheia de Tocandiras por DEZ MINUTOS!

E o adolescente NÃO PODE CHORAR! A dor e o veneno são tamanhos que eles entram em paralisia, começam a tremer e leva mais de 24 horas para voltar ao normal. Este tipo de ritual de iniciação é algo que me faz agradecer a Deus por não ser índio.

Pra quem vive reclamando da vida que tem, sugiro dar só uma olhada no vídeo aqui e depois refletir sobre como é maravilhosa sua vida.



Poucas coisas podem ser pior que usar esta luva cheia de formigas.

Agentes digitais

Como vocês sabem eu adoro ficção científica. Gosto muito mesmo, ao ponto de escrever uma história de SCI-Fi de vez em quando.

Uma coisa que eu noto em filmes de ficção científica é a gradual evolução dos computadores e a interface assistida. (Eu gosto tanto deste assunto que quase fiz uma pós-graduação com este tema)

Eu sempre tive bastante curiosidade sobre apresentadores e personalidades virtuais. Um dos que mais me marcou foi Max Headroom. Eu era guri ainda e assistia ao Max apresentar clipes. Naqueles idos anos da década de 80, os computadores com interface gráfica eram um sonho distante e um apresentador virtual soava como algo tão inusitado quanto impossível. E de fato era impossível. Lembro da minha cara de desapontamento no dia em que eu descobri que o Max Headroom que eu pensava ser 3d era de fato um boneco um cara maquiado com apliques de espuma de látex.

max headroomjpg jpeg 480x480 q85 Agentes digitais

Com o passar do tempo vieram os filmes, e com eles, os computadores inteligentes. Como esquecer da voz grave e sóbria do computador HAL de 2001?

HAL era só uma inteligência. Ele não tinha uma cara, nem expressões faciais ou comportamentos. Ele era apenas uma espécie de lente vermelha, que ocultava atrás de si milhares de circuitos de inteligência artificial. Isso fazia de HAL uma espécie de Deus (por estar em qualquer lugar da nave e ao mesmo tempo em nenhum) naquele microcosmo, pois ele tinha controle sobre todas as coisas na nave. Inclusive controle sobre a vida dos astronautas.

hal 9000 Agentes digitais

Tal qual uma divindade, HAL era representado apenas por este olho. Vermelho, numa potencial e sutil referência diabólica.

Outro sistema de interface assistida aparece em ALIEN. Ela é  a “Mãe”. A Mãe é a entidade que controla a nave e todas as funções. O mundo pode estar acabando, o alien solto, a tripulação morta, a nave prestes a explodir e a mãe com sua voz tranquila informa que faltam segundos para a evacuação da Nostromo.  A Mãe de aliens é certamente uma namorada em potencial para HAL. Se Hal estava prestes a sumir, sendo marcado apenas por um olho vermelho, a Mãe de fato não tinha nenhum indício de presença que não sua voz ecoando pelos escuros e úmidos corredores do cargueiro espacial.

A interface cara a cara com o gestor virtual parecia fadada ao desaparecimento completo na ficção científica. Mas Alien inova ao transcender este conceito trazendo robôs orgânicos à baila. O que seriam os robôs orgânicos senão o estágio máximo da evolução de um gestor virtual?No filme de Ridley Scott, o robô chegou num ponto tão avançado de produção que se tornara indistinguível do ser humano em todos os aspectos, a menos que sangrasse ou desse defeito.


Os gestores virtuais acompanharam a evolução das técnicas cinematográficas e de efeitos especiais, como o advento do 3d. Um dos melhores gestores virtuais 3d que surgiram no cinema foi o “Dr. Know” no filme Inteligência Artificial. O avatar na forma de um velho holográfico sabia tudo (ou supostamente deveria saber). “Dr. Know” era uma espécie de Google pré-pago.


drknow Agentes digitais

No cinema a Inteligência artificial é algo que percorre praticamente todos os filmes, seja na mente humana-mecânica de Robocop à irredutível máquina de matar coberta de carne humana em O Exterminador do Futuro. O conceito de equipamentos inteligentes que operavam com sintetizadores de voz humana não foram personagens exclusivas do cinema, aparecendo também em seriados, como o carro “Super máquina”.

Hoje, quando passamos uma década do que deveria ter sido a era do HAL 9000, fica a questão: Onde está o computador que reconhece, fala com o proprietário e toma certas decisões?
Creio que o estagio de inteligência artificial esperado por Stanley Kubrick ainda não chegou no ponto em que deveria, mas estamos dando passos nessa direção.

jar jar binks Agentes digitaisNo cinema, os personagens virtuais já tem uma boa presença. Essa presença varia em amplo espectro de realismo, mas há um porém. No cinema, o personagem não é desenhado em tempo real, uma demanda fundamental para uma entidade virtual inteligente, que opere como um avatar.


Com o avanço no hardware, teremos maquinas cada vez mais potentes, o que permitirá cada vez mais cálculos e camadas de dados sendo lidas, combinada se carregadas.
Por outro lado, no mundo da aparência, os jogos tiveram um papel importante na criação das personagens virtuais. Desde Lara Croft, as personagens virtuais evoluíram sistematicamente. Hoje elas se movem e parece muito mais reais. O avanço das placas gráficas com shaders tão impressionantes que soariam como milagre a meros cinco anos atrás já permitem a simulação da pele em tempo real, o que aumenta dramaticamente o impacto dos personagens virtuais criados com esta tecnologia. Os games de computador ajudaram a popularizar as placas gráficas e a demanda por equipamentos cada vez mais poderosos para jogar vai beneficiar os futuros personagens virtuais de tempo real.

No video abaixo vemos um exemplo disso. O processador da placa gráfica (GPU) calcula em tempo real uma série de canais, estabelecendo a transmissão da luz através da pele.
Este rosto é calculado em tempo real na tela. Diferente de um filme, que é a soma de 24 fotogramas ou mais por segundo gerados à priori, neste caso abaixo, o computador está desenhando a cabeça do cara em 3d ao vivo. E a pele do modelo reage com a luz 3d instantaneamente.


Os avanços já são visíveis do nível de qualidade 3d que poderemos testemunhar nas próximas décadas. Enquanto os processos mentais das entidades virtuais estão sendo criados e os gráficos que permitirão mostrar esses personagens na nossa tela estão avançando, temos um bom exemplo de avatar. Ela é chamada de Assistente Virtual. Basicamente é uma entidade, um agente virtual que controla as funções básicas de um computador caseiro. Suas funções englobam realizar pesquisas, tocar arquivos de multimídia, verificar e-mails, gerenciar a agenda pessoal e compromissos dos usuários e etc. Tudo isso utilizando um sistema de reconhecimento de fala e voz sintetizada em português. A Denise entende comandos e perguntas feitas através de linguagem natural, como se o usuário estivesse falando com uma pessoa de verdade. Parece ficção científica né? Olha só:


Denise está sendo desenvolvida pela empresa Guile 3d Studio, no Brasil e na Califórnia. Isso vai emplacar? Não sei. O mercado é algo difícil de determinar. Mas poucas coisas no mundo podem dar a sensação de que estamos naquele futuro que muita gente sonhou no passado quanto ter uma entidade virtual dessas para poder conversar. No video 3 podemos ver que o computador está interligado com vários circuitos da casa. Isso permitirá que Denise opere toda a casa do cara.
Isso é muito perto do que a “Mãe” e Hal faziam em seus respectivos filmes. Com a tendência da tecnologia ultrapassar as limitações físicas, sendo incorporada na geladeira, fogão, celular e até tênis, não vai ser difícil prever que em um futuro próximo, Denise e suas sucessoras serão onipresentes e de acordo com o ambiente, oniscientes.

Denise já está em beta test. Eu me cadastrei no sistema para ser beta tester da Denise. Vamos ver se me aceitam lá.

Denise ainda tem cara de computação gráfica. Mas não podemos esquecer que há um longo caminho pela frente, que pode ser acelerado ou retardado de acordo com a demanda pelas tecnologias na área de games (logo, acho que vai acelerar) que conduzirá a Denise cada vez mais real. É conveniente lembrar do video do personagem virtual da Image metrics.

Já pensou na Denise com um grau de realismo assim?


Se o futuro for assim, esta é uma ideia ao mesmo tempo legal e assustadora. Mas não vejo a hora de ver acontecendo.
Este post foi uma sugestão do Ivan Zoz

A ilusão de fogo


A música do video é excelente também. Se alguém souber que música é essa, me avise, por favor.

Dj de tênis

Escultura magnética

roberthogdinmagnetsculp Escultura magnética

Ela foi criada pelo artista Robert Hodgin, que vive em San Francisco.  O trabalho dele é marcado por esculturas que são construídas inteiramente com esferas e cilindros magnéticos. Tudo que você vê na escultura são ímãs.

magnets1 Escultura magnética

magnets2 Escultura magnética

magnets4p Escultura magnética

Realizar uma proeza dessas requer certas  habilidades do artista como ter uma mão muito firme e uma paciência de chinês. Um pequeno vacilo que ele der fará os campos magnéticos começarem a afetar as peças que não devem, provocando um colapso de toda a escultura em um milésimo de segundo.

O material que o cara usa são ímãs de neodímio recobertos com uma película protetora de zinco. Isso é chamado de bucky balls. E são vendidas como brinquedos. De fato é uma grande diversão. Veja só este video que mostra as bucky balls em ação:


Aqui mesmo, na nossa loja do mercado livre tem bucky balls por vinte reais.

Aqui tem um video curioso de outras formas de fazer uma escultura magnética com bulky balls:


Uma aula legal

Este video me lembrou um outro, bem legal também, possivelmente do mesmo cara, onde ele dá uma zoada na própria aula:


Jackie Chan, o cara que quebra o coco e arrebenta a sapucaia

jackiechant Jackie Chan, o cara que quebra o coco e arrebenta a sapucaia
Quando os filmes do Jackie Chan ganharam  a atenção do público, ele se tornou o ator oriental que faz maior sucesso no Ocidente desde (a lenda  eterna, o mestre dos mestres, o alfa e o ômega da pancadaria) Bruce Lee.

Chan Kong-Sang é o verdadeiro nome deste cara. Ele é conhecido por seus filmes e por seu leque de atuações, quase tão impressionante quanto seu conhecimento de lutas. Jackie Chan é ator, produtor, roteirista, coreógrafo e diretor de cinema. Ele estudou  hapkido e vários estilos de Kung Fu, como Drunken Fist, Wing Chun, Shaolin do Norte, Monkey Style e Wushu moderno.

Pouca gente sabe, mas este cara também é cantor. Suas músicas são muito populares na Ásia, principalmente em Hong Kong. Sua primeira produção musical profissional foi feita na década de 1980, desde então Jackie Chan lançou mais de 20 álbuns, vários dos quais foram usados como trilha sonora em filmes que ele mesmo participou. Um fato relevante a respeito de suas músicas é que Chan canta em muitas línguas, incluindo coreano, mandarim, cantonês, japonês e inglês.

O seu estilo original de fazer filmes é que foi realmente decisivo para a sua carreira. Jackie Chan utiliza os mais diversos objetos em suas cenas de luta, entre eles cadeiras, mesas, lâmpadas, cordas, etc., outra característica marcante é que Jackie Chan dispensa o uso de dublês para as cenas perigosas (graças a isso já quebrou o nariz, o tornozelo e os dedos diversas vezes, sendo que uma vez ele quase morreu), também é típico dos filmes de Jackie Chan a exibição dos erros de filmagem antes, durante ou depois dos créditos finais e a inclusão de cenas de humor em meio às lutas, ou em outras partes do filme, mesmo quando este não é de humor.

Justamente em função dessa característica, Jackie já se meteu em grandes roubadas, se estropiando como nenhum outro ator de cinema foi capaz. Confira no video abaixo os dez piores acidentes que Jackie sofreu ao interpretar para o cinema.


Imagino como deve ser um pesadelo a vida do agente de seguros deste maluco aí.

Jackie Chan fundou, em 1988, uma instituição de caridade chamada Jackie Chan Charitable Foundation que repassa uma quantidade considerável de dinheiro para programas de caridade a crianças em vários países e para os mais diversos programas sociais, como os realizados pela Cruz Vermelha e pela UNICEF. Por meio de sua fundação, Jackie Chan também financia bolsas de estudos acadêmicas e artísticas para crianças carentes e para atores que sofreram lesões durante set de filmagem.Assistindo o video acima, a gente entende porquê, né?


Fonte via Omedi

O que não se faz para aparecer?

Essa tá boa pra namorar com o nerd que joga o guitar hero com uma mão só enquanto resolve 2 rubiks com a outra:

Fala sério… Isso só pode ser andróide. Ou alien. 

Bizarro, muito bizarro

A arte de lançar cartões de visita

Tá com alguns cartões de visita dando sopa aí? Comece a jogá-los.

Ilusão de ótica: Os círculos tortos

Confira só no video esta ilusão de ótica impressionante.


Ilusão de áudio?

Veja o video abaixo e ao terminar, dê play novamente. Você perceberá que o som parece aumentar continuamente, mas na verdade ele é sempre o mesmo.


Via pombo bebo

Hitler e o 3G

Muitas pessoas devem passar por verdadeiras crises de ódio ao descobrirem que não conseguiram comprar um serviço 3G que seja realmente eficiente. A maioria das pessoas, antes de adquirir um plano de internet 3G fica na dúvida qual seria o melhor 3G do mercado.
Pelo que eu pesquisei, isso depende de muitos fatores, alguns não ligados à empresa, como a geografia e outros diretamente ligados à tecnologia da companhia, como a abrangência da cobertura da operadora. Na prática, ao que me parece, a única empresa que possui o 3G “verdadeiro” é a CLARO (UMTS/HSDPA). A TIM utiliza EDGE da rede GSM e a VIVO utiliza um sistema meia-boca do CDMA. Então, em termos de velocidade:
1º Claro
2º Vivo
3º Tim

Mas em termos de estabilidade, a coisa muda. Baseado em informações de clientes, a tabela de estabilidade seria:
1 -Tim
2-Vivo
3-Claro

O EDGE (que age em redes GSM), usado pela TIM é uma evolução das redes 2G, chamado de 2.75G, mas é considerado pela ITU (União Internacional de Telecomunicações) como uma rede 3G, pois em seu desenvolvimento ele alcançou patamares de velocidade praticamente iguais a de redes 3G “básicas”.

Entãoela é considerada 3G pelo grau de transferência que obteve em testes de laboratório, mas na pratica… “Veja bem”.

O problema é que sai caro investir em redes EDGE que realmente cheguem a uma velocidade considerada “banda-larga”, isto é, cerca de 1 Mbps. A qualidade de sinal teria de ser extremamente perfeita, em absoluto. Existem algumas pequenas regiões da Europa que possuem essa qualidade, promovidas por pesquisas e seus testes com a rede.
A Vivo foi a primeira a trazer redes 3G ao Brasil, através do EVDO que age com redes CDMA. Semelhante ao EDGE em sua velocidade prática, porém teoricamente chega a até 3 Mbps. Do mesmo modo, é difícil de fazê-lo alcançar sua velocidade total.
O HSDPA desde sua criação é 3G, e em suas últimas pesquisas alcançou capacidades de uma rede 3.5G. Daqui uns anos, o 3G será mais desenvolvido no Brasil, alcançando facilmente cerca de 3.6 Mbps na prática, mas teoricamente, o 3G pode chegar a 14.4 Mbps.
E só para lembrar, as redes 3G são as capazes de transmissão em banda larga, permitindo as interações próprias dessas redes, como video-chamadas.
Nos próximos anos a estabilidade do sinal 3G deverá aumentar muito e teremos redes excelentes de 3G nas grandes cidades. Enquanto isso, o Japão já está no 4G, com transmissões práticas entre 100 Mbps e 1 Gbps. fonte
A rede 4G pode quadruplicar a velocidade da 3G usada na Europa atualmente (downloads de até 30 Megabits por segundo), chegando a mais de 120 megabits por segundo.

Caixas de dormir?

dormindobancoaeroporto Caixas de dormir?

Pensando em ajudar essas pobres almas perdidas e distantes de casa, um escritório de design russo inventou esta curiosa caixa, que batizou de “caixa de dormir”. Basicamente o nome diz tudo. é uma caixa que contém duas camas e uma pequena mesinha. Você pode alugar a caixa para tirar aquela soneca, longe dos olhares fortuitos de gatunos, com segurança e conforto de estar longe do chão frio.

sleepbox3 Caixas de dormir?

sleepbox4 Caixas de dormir?

Medindo 2mx1, 4mx2, esta caixa oferece um incrível espaço interno, mantendo-se compacta o suficiente para não agredir a paisagem dos aeroportos, estações, etc.

sleepbox2 Caixas de dormir?

sleepbox5 Caixas de dormir? 

Existem versões variadas da caixa de dormir. Sendo que as mais equipadas vem com uma cama, uma mesinha, gavetas, um sistema próprio de ventilação, janela, alarme, tv lcd, sistema wifi nativo e espaço para carregar leptop ou pilhas e baterias de celular. Além da cama, a caixa acomoda sua bagagem como se fosse um guarda volumes.


A ideia é legal. Mas será que isso resiste a pobreza?
Certamente que no Brasil não demora ia aparecer uma família de sem teto morando na caixa, fazendo puxadinho pros dez bacuris em volta com caixas de fogão, e se bobear, fritando um churrasquinho ali na “laje” e tudo mais.

Um amigo meu, pessimista,  sempre diz que “Nada resiste à pobreza”.


pobre Caixas de dormir?

O fantasma da menina no corredor

meninan O fantasma da menina no corredor Uma das melhores versões diz que se trata de um corredor de hospital na Indonésia e que muitas pessoas olham para esta imagem e vêem apenas um corredor vazio.
No fim tem uma foto do suposto corredor em que a menina aparecia. No email eles dizem que se você se concentrar, poderá sentir uma estranha presença. A imagem é feita para ser vista com óculos 3d, e isso faz parecer que a menina está mesmo ali. Em outra versão há apenas o corredor vazio. Óbvio que a imagem é um flash ou gif animado e depois de algum tempo o fantasma aparece, dando um belo susto.

A partir daí, um canal de Tv resolveu testar o poder de susto do “fantasma da menina no corredor” com uma pegadinha. Eles colocaram uma atriz com cara de defunta num corredor e gravaram em video as reações. Eu ri muito. A última é impagável. Divirta-se: