Blog

Blog

8 de jun. de 2012

Músicas!... Sucessos!


As Melhores Álbum da História - Revista Rolling Stones


The Beatles - The White Album (1968)

Este é o décimo ábum dos Beatles, que é popularmente conhecido como "O Álbum Branco" (The White Album), por não haver nome, e ser  apenas um fundo branco com o nome da banda em relevo. E apesar da simplicidade no batismo do álbum, esse disco captura uma grande individualidade de seus integrantes. Os padrões de trabalho nele exercidos são drasticamente modificados com relação àquela sinergia e dinamismo de seus discos anteriores. The Beatles tornou-se um álbum duplo, em parte porque Lennon, McCartney e Harrison insistiram que suas músicas favoritas fossem incluídas.


 Bob Dylan - Blonde on Blonde (1966)

Blonde on Blonde é o primeiro álbum duplo da história do rock, e marca uma era em que Dylan, apesar de desinteressado pelo álbum, consegue fortificar seu estilo de letras surreais e um blues com uma levada mais forte. Em 1978, Dylan fez a seguinte declaração sobre este álbum: "mais perto que eu já concebi o som que eu ouço na minha cabeça... que fino." Segue abaixo um cover, feito pela belíssima cantora Marianne Faithfull, da excelente faixa "Visions of Johanna".


 The Clash - London Calling (1979)

London Calling é o terceiro álbum de estúdio de uma das mais aclamadas bandas do punk rock britânico. O Clash pode ser acusado de ter diluído o punk rock em digressões estilísticas, mas a verdade é que o legado deste álbum foi justamente ter oferecido uma saída vital para o solipsismo do Punk. As influências são diversas, além do punk, London Calling navega por ritmos como o reggae, rockabilly, pop, e o R&B. Outro ponto marcante deste disco é a capa, que faz uma referência consciente à do primeiro álbum de Elvis, embora a foto, seja punk puro. Não foi por acaso que a foto recebeu o prêmio de "melhor foto de Rock'n'Roll de todos os tempos".

Gravado em 1979, em uma Londres que era então arrasada pelo desemprego crescente e da tóxico-dependência, e lançado nos EUA em janeiro de 1980, a aurora de uma década de incertezas, London Calling é composta por dezenove músicas do apocalipse alimentado por uma fé inabalável no Rock'n'Roll para combater a escuridão.


The Rolling Stones - Exile on Main Street (1972)

O álbum duplo Exile on Main Street, é considerado por muitos, e pelo próprio Jagger, como o melhor álbum da banda pela sua consistência, plasticidade e versatilidade dos músicos, o qual produz, entre outras a música Tumbling Dice, obrigatória em qualquer show dos Stones até os dias de hoje. Descrito como um verdadeiro turbilhão sujo de blues e boogie, este LP dos Rolling Stones foi considerado orgulhosamente pelo guitarrista Keith Richards como "o primeiro disco grunge da história".



The Beatles - Rubber Soul (1965)

Rubber Soul é o sexto álbum lançado pelos Beatles, e é considerado por muitos críticos musicais como o álbum em que a banda de Liverpool começou a tornar seu som mais eclético e sofisticado. A partir deste momento eles superaram sua fase adolescente, e ingressaram no profundo universo poético que começaram a desenvolver neste disco. Cada faixa representou verdadeiras "rupturas", como a letra surrealista e o uso do sitar em Norwegian Wood, o lirismo de In My Life e Michelle, a solidão pungente de Nowhere Man, enfim, Rubber Soul foi considerado o mais inovador álbum de rock lançado até então.



Bob Dylan - Highway 61 Revisited (1965) 


Highway 61 Revisited é o sexto álbum de estúdio de Bob Dylan, em que caracteriza a fase da carreira batizada de "jovem raivoso", onde muitas letras têm um tom de natureza acusatória, com takes duros e ruidosos. A faixa de abertura Like a Rolling Stone foi considerada como a primeira colocada na lista das 500 Maiores Canções de Todos os Tempos da Revista Rolling Stone. 
Bruce Springesteen descreveu o início de Like a Rolling Stone como "um tirambaço que soou como alguém que lhe chutou ao abrir a porta para sua mente." A resposta do cantor folk Phil Ochs para o disco inteiro foi ainda mais chocante: "É incrivelmente bom... Como pode uma mente humana fazer isso?".

The Beatles - Revolver (1966)

Revolver é o sétimo álbum dos Beatles, considerado ainda mais inovador do que o seu antecessor (Rubber Soul), este disco marcou a adesão oficial do grupo ao Psicodelismo. A sonoridade transita desde a música oriental em Love You To, aos apelos vibrantes de Got to Get You into My Life, da solidão lúgubre de Eleanor Rigby, ao experimentalismo psicodélico de Tomorrow Never Knows e o ufanismo de Yellow Submarine. "Não vejo muita diferença entre Revolver e Rubber Soul. Para mim, eles poderiam ser Volume 1 e 2", George Harrison disse certa vez. 


Revolver estende aspectos mais aventureiros do seu antecessor - a sua introspecção, sua pisicodelia nascente, seu fascínio com as possibilidades de estúdio. O álbum foi lançado em agosto de 1966, e deixou claro que o que nós agora chamamos de "anos sessenta" foi totalmente, e irreversivelmente, em seu curso. Com os Beatles, o mundo embarcaria no submarino amarelo da fantasia, pronto para viver toda a loucura dos últimos anos da década. 



 The Beach Boys - Pet Sounds (1966)

Pet Sounds é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda americana The Beach Boys, é considerado um dos mais influentes da música pop. Nesse trabalho, ele teceu camadas elaboradas de harmonias vocais, juntamente com efeitos de som e instrumentos não-convencionais, como sinos de bicicleta, órgãos, cravos, flautas, teremim, e apitos para cães, junto com instrumentos mais usuais como teclados e guitarras. Pode-se dizer que este disco foi um dos primeiros do movimento art rock, um sub gênero do rock que possui influências da música experimental e de vanguarda.
  


The Beatles - Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967)

Sgt. Pepper's é o mais importante álbum de rock'n'roll de todos os tempos, uma aventura inigualável em termos de conceito, som, composição, uma combinação entre o talento musical e a tecnologia do estúdio para compilar o mais marcante disco da maior banda de todos os tempos. Sua inovação emerge da música para a arte da capa. Pelo pouco apelo comercial, não foi muito tocado nas rádios em sua época, mas vendeu 11 milhões de cópias só nos Estados Unidos. O disco recebeu quatro Grammys, entre eles "Álbum do Ano".

O que poucos sabem é que dois dos maiores sucessos dos Beatles, Strawberry Fields Forever e Penny Lane, estariam no Sgt Pepper's, mas foram lançados como um compacto. Das explosões regal a canção-título de latão e guitarra fuzz à apreensão da orquestra a longo prazo e acordes de piano a morrer no final de A Day in the Life. As trezes faixas de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band são o auge dos Beatles, depois deste álbum nunca mais o quarteto o mesmo, destemidos e unificados em busca da magia e transcendência.