Blog

Blog

8 de mai. de 2011

Acredite: Fibra de maconha torna casa mais resistente





Pois é, foi isso mesmo que você leu. Já conhecida (e aprovada em alguns países) por seus fins medicinais, a maconha também flerta com a construção civil.
Para construir uma casa totalmente livre de carbono, arquitetos da Universidade de Bath, na Inglaterra, usaram dois materiais não muito convencionais no ramo da construção civil: a fibra de maconha e a palha. 
Veja o resultado:


Fibra da maconha torna casas resistentes


Acontece que, meio sem querer, eles acabaram descobrindo que a combinação desses dois materiais resulta em paredes tão fortes que a casa é capaz de resistir a furacões e oscilações intensas de temperatura. Em tempos de eventos climáticos extremos, como o ocorrido recentemente no Japão, a notícia não poderia ser melhor, não é verdade?!
Mas o mais surpreendente é que, anos depois da Segunda Guerra Mundial, uma casa com material semelhante já havia sido construída nos Estados Unidos.
A construção fica em Asheville, na Carolina do Norte, e foi feita com uma mistura de cal, água e, principalmente, cânhamo. Pra quem não sabe, esse é o nome das variedades da planta Cannabis e também o nome da fibra que se obtém delas.


Fibra da maconha torna casas resistentes
Como a plantação de cannabis é proibida nos EUA, o cânhamo é uma alternativa extremamente cara por lá, pois precisa ser importado.
E adivinhem de onde veio o cânhamo para a casa americana? Só acertou quem pensou logo “Inglaterra”.
Falando nisso, a casa contruída em território inglês levou sete meses para ficar pronta e foi batizada de BaleHaus. O vídeo abaixo mostra cenas interessantes desse processo.