Blog

Blog

25 de mai. de 2011

Alonso, bom desempenho com pneus macios


Alonso acertou com pneus novos
Engana-se quem pensa que os pneus duros foram o vilão de Felipe Massa no duelo interno contra Alonso no último fim de semana. Na verdade, o brasileiro perdeu mais tempo com o composto macio da Pirelli.
No início da corrida, com o option, Fernando Alonso apresentou desempenho impressionante. Suficiente para colocá-lo na liderança da prova após uma largada espetacular que nada lembrou as partidas pífias do início do ano.
Enquanto isso, com o mesmo tipo de pneu, Felipe Massa era 1.5s mais lento do que o companheiro de equipe. A diferença entre eles apenas diminuiu quando ambos os pilotos trocaram para os pneus duros. O gráfico mais abaixo mostra bem essa aproximação nos tempos de ambos os pilotos. Houve uma queda de seis décimos na diferença entre eles.
O pneu duro da Pirelli foi o pesadelo de muitas equipes, mas, para a Ferrari, nem mesmo o espetacular Alonso conseguiu fazer milagre com o composto. Nas palavras de Stefano Domenicali e Pat Fry após a corrida foi “dolorido” ver tamanha queda de um “piloto do calibre de Fernando” por causa dos compostos.
Fica claro que, em meio a crise pela qual a turma de Maranello atravessa, todas as esperanças estão depositadas no piloto capaz de transformar o carro. Não é para menos. No sábado, mesmo Massa elogiou a “estranha” volta de Alonso, que poderia ser melhor definida com a palavra “impressionante”. O que está estranho de verdade é a falta de capacidade do brasileiro para se adaptar a diferentes situações.

Volta a volta – Posições


Volta a volta – Tempos


Estratégia de pneus

Alonso: 4 paradas – macio usado (largada), macio usado (10), macio usado (19), duro novo (29) e duro novo (39).
Massa: 3 paradas – macio usado (largada), macio usado (11), macio usado (21) e duro novo (36).

Pilotos

Resultado: Fernando Alonso – 5° lugar, Felipe Massa – não completou
Média de voltas: Alonso (1:31.553), Massa (1:32.308)
Comparação (corrida)*: Alonso – 0.716s mais rápido
Comparação (grid): Alonso – 0.924s mais rápido
Classificação: Alonso 5 x 0 Massa
Corrida: Alonso 3 x 2 Massa
Média de voltas: Alonso 4 x 1 Massa

* Considera apenas as voltas onde os dois pilotos estiveram juntos na pista.