Blog

Blog

9 de mai. de 2011

Astrologia

Qual é o momento certo para fazer seu horóscopo?


O melhor momento seria quando você se sente bem e feliz, pois quando você está em apuros é mais difícil para se recuperar.
Para cuidar do seu corpo, provavelmente procura algum medico e faz exames para manter sua boa saúde. Isto vale também para a astrologia. Assim pode prever algo que mais tarde está no caminho do seu destino.
Tratando-se de astrologia kármica de reencarnação, o astrólogo pode dar valiosas informações sobre o karma de vidas passadas e seus efeitos para esta vida, e principalmente, o que deve fazer futuramente ou como se comportar para diminuir karma velho e evitar de acumular novo karma.
Desta maneira pode evitar que a necessária aprendizagem espiritual seja forçada pelo karma, agindo já em tempo voluntariamente para pagar os velhos erros e preparar um destino mais suave.
Mas normalmente, as coisas acontecem diferente. As pessoas somente se lembram da astrologia – e de Deues – quando todos os outros meios já falharam e o desespero é muito grande.
Nesta situação, o astrólogo não tem mais meios de evitar algo ruim que já aconteceu e seu trabalho principal vai ser de evitar um mal pior, mas nunca é tarde demais. Em todo caso, ele pode explicar, porque as coisas estão assim como estão, o que já pode ser muito valioso.
Imagem: roca-anexos.blogspot.com

Calendário dos Maias, Profecias dos Hopi e a Astrologia de 2012 (2)



Revoltar-se contra os governantes é mais do que necessário, é um ato de sobrevivência!
Você sabia que os Estados Unidos, EU (Europa Unida), e muitos países da Asia e America do Sul gastam milhões para exterminar nosso planeta Terra e seus seres vivos? Aos países da Eu só se pode recomendar de sair desta união.


Por exemplo: o atum vermelho está quase extinto! Somente faltem mais 3 anos e este tipo de peixe não existe mais. Alias, os outros 7 tipos de atum estão na mesma situação!
O que aconteceu?
Antigamente, só os japoneses comeram peixe cru, mas hoje quase o mundo inteiro pegou esta mania. Desde 1960 mais de 90 % deste peixes foram pescados. Hoje em dia, os pescadores não tem dó de pegar peixes tão jovem que ainda não se reproduziram. Assim, eles não tem chance de sobreviver como espécie!
Veja agora a loucura da EU: eles subvencionaram a construção de uma frota para pescar atum! E assim acontece também em outras áreas, em outras partes do mundo e com outros seres vivos.
O homem é o único ser vivo que destrói sua própria base de vida, sem consciência, sem pensar e sem perspicácia. Parece uma corrida para acabar o mais rápido com este tipo de peixe.
No outro lado, ninguém se preocupa que todos os peixes sem exceção estão carregados com altos teores tóxicos como mercúrio, cádmio, pesticidas e as mais variados tóxicos restritamente controlados.
Alguém pode pensar: vou morrer em todo caso, mas a questão é como. As mais graves doenças dobraram nos últimos anos como Câncer, AIDS, de Coração e Circulação, Asma e outras, mas a massa das populações e povos não se perguntam qual é a razão.
Pense bem, você pode mudar isso! Precisa somente acordar e se informar!
Imagem: depcomvp1.blogspot.com

Calendário dos Maias, Profecias dos Hopi e a Astrologia de 2012 (1)




Mês a mês e ano atras ano os acontecimentos confirmam a veracidade destas profecias com uma incrível exatidão.

Finalmente, os povos da Terra estão acordando e se revoltando no mundo inteiro contra seus governantes.

Quem está bem informado sobre os acontecimentos no mundo, sabe muito bem que os povos estão nervosos e intranqüilos e vão mais e mais para a rua para demonstrar e fazer greves. Isso aconteceu na China (sem que o povo tem a possibilidade de publicar isso pelos jornais e a televisão e estranhamente nem outros países reportaram sobre estes fatos), em Grécia, em Equador, em vários países asiáticos e europeus e ultimamente na França, onde o povo tradicionalmente se irrita fácil e revolta mais rapidamente contra o governo.
A imprensa no Brasil (autodenominado independente) e no Exterior em geral informa muito timidamente sobre estes acontecimentos. E sabe porque?
Acontece que as greves e demonstrações se tornam cada vez mais agressivos e violentos, alias dos dois lados, dos grevistas e do povo e da policia e militares para controlar a raiva do povo. Pelo menos na França, a policia tem pouco sucesso de manter a paz e mais e mais grupos de trabalhadores entram na luta.
Em 2 semanas de greve, inicialmente parcial e logo depois já geral, a violência escalou e o fim não está previsível. Todas as 12 refinarias do país foram paradas e a falta de combustível era grande. Logo parou qualquer trafego, de estrada, carros, caminhões e aviões. A população sabia, que fechando 16 cruzamentos estratégicos no país, nada mais funcionava e em 8 dias não houve mais alimentos nos supermercados.
O governo, alias o Presidente da França, e os sindicatos bem organizados e poderosos não queriam fraquejar. E tudo por uma questão secundaria, a aposentadoria futura e ainda remota. É mais uma questão de medir as forças e o povo dizer: Chega! Estamos de saco cheio de ser manipulado!
Aqui acontece atualmente a mesma coisa – por enquanto ainda pacificamente: uma boa parte do povo também está com toda razão de saco cheio das falcatruas do governo passado. A maioria semi-alfabeta (e mal informada) votou de novo no mesmo partido, o mais corrupto da historia do país, e recebeu imediatamente a conta:
Segurança publica e os sistemas de Educação e Saúde estão piores do que em qualquer época antes, enquanto os poderosos ganham rios de dinheiro.

Você conhece Astrologia Kármica de Reencarnação?



Enquanto a astrologia comum ou tradicional trata exclusivamente os efeitos materiais das pessoas, não considerando nem a possibilidade de vidas passadas e se auto-limita consequentemente a certa superficialidade, reforçado pelo fato que as “leituras” normalmente são feitas por computadores e sem envolvimento de um astrólogo, a Astrologia Kármica de Reencarnação não esconde que é uma disciplina esotérica.
Sua intenção principal é de levantar informações sobre a alma da pessoa no passado, presente e futuro para saber, por que sua vida é como é. Sabendo das causas das vidas passadas, pode-se chegar aos seus efeitos negativos ou positivos nesta vida. Isso se chama karma que normalmente é responsável pelos efeitos deste e futuras vidas. O objetivo principal sempre será de conseguir desenvolver uma consciência que enxerga a verdadeira realidade atrás das ilusões materiais.
O homem de hoje, em sua grande maioria, esqueceu o mais importante da sua vida: a verdade do que ele realmente é e o que deveria ser: um ser espiritual em busca da sua evolução. Mas este esquecimento não é algo banal e simples, algo sem importância, como se tivesse esquecido um compromisso ou uma data mais ou menos importante.
Ele esqueceu que esqueceu definitivamente o mais importante da sua existência: sua raiz e origem divina! Consequentemente, sua vida, sua alma, sua essência perdeu algo muito valioso que é difícil de recuperar ou somente com muitos erros e sofrimentos.
Os efeitos estamos testemunhando atualmente: em todos os lugares do nosso planeta Terra uma catástrofe atrás da outra! A natureza está em desequilíbrio!
Mas obviamente, o homem não quer entender os sinais e segue firme no seu caminho errado, cego, surdo e mudo.
Imagem: students.ou.edu/Y

Tudo que é bom, não é somente bom…(1)


e tudo que é ruim, não é somente ruim, pois vivemos num mundo dos opostos, em que um lado não pode existir sem o outro.

E agora a pergunta principal: Você sofre de Orthorexia Nervosa?

Alguns médicos acham que se trata de uma doença de difícil cura, outros dizem que ela é perigosa com seus distúrbios mentais. Do que se trata realmente?
Provavelmente tem a ver com as previsões e profecias de 2012 e as mudanças do nosso planeta Terra, especificamente com a constelação Saturno, Urano e Jupiter. Pelos aspectos já abordados, Saturno mostra mais seus lados negros e negativos, enquanto Urano e Jupiter desenvolvem nas épocas previstas fortemente seus lados positivos. Porem, isso não quer dizer que os lados positivos de Saturno foram eliminados, pelo contrario, somente foram ofuscados pelos opostos.
Neste sentido, Saturno, que quer conservar o passado e os respectivos valores tradicionais, valoriza velhos costumes e a cultura em geral, e isso inclui também comidas, receitas e uma alimentação saudável e natural. Ao mesmo tempo, Urano e Jupiter preferem o novo e menos saudável, Urano com sua intenção de renovar e revolucionar e Jupiter com seu exagero e sua abundância perderam um pouco seus objetivos principais.
Infelizmente, nasceu assim um contra-senso e o bom se tornou ruim e vice-versa.

E o que tem isso a haver com a Orthorexia Nervosa?

É muito fácil: as industrias químicas, farmacêuticas, alimentícias e outras com sua intenção de lucrar mais e mais, mesmo quando é prejudicial a saúde do ser humano, não gostam nada do que é saudável e natural e querem substituir isso pela química e o artificial. Por isso: quem quer alimentos nutritivos e saudáveis é declarado doente mental! Pode?

O jornal inglês The Guardian: A fixação em alimentação saudável pode indicar um distúrbio psicológico serio! Parece brincadeira, mas não é!
A “Industria Psiquiátrica” sempre inventa doenças mais absurdas: agora, alimentar-se saudável, é um distúrbio mental!
Quer dizer: Cale a boca e engole sua comida fast-food! (e genéricos)

Eles não querem que você pensa muito sobre aquilo que você engole. Porque? Se você começa a pensar, vai enxergar que não é nada saudável e você corre o risco de se alimentar melhor.

Se você não pensa e come o que eles querem, você é “normal”. Se não, é declarado fora da norma e pior, doente mental!

Dr. Gabriel Cousens sabe a razão: Somente com alimentação natural e saudável, você é capaz de aumentar sua consciência mental e espiritual, consegue duvidar das coisas e ser crítico e principalmente ter valores superiores como Natureza, Ética, Filosofia, Sociedade e a Realidade verdadeira.
Para os outros, sua realidade é a Televisão e eles paralisam seus sentidos com tudo que as “autoridades de propaganda” recomendam.

Consumo depende de ignorância e capacidade de manipulação! E para que os consumidores continuam de comprar cegamente medicamentos, seguros de saúde e qualquer bem de consumo, suas funções superiores de cérebro tem que ser desligadas. Para isso servem muito bem os alimentos de produção industrial com seus venenos.
Assim, eles se tornam “conforma a norma” e se satisfazem mais facilmente com distrações tipo televisão, violência, medo, esportes, sexo etc. Principalmente, aceitam mais fácil mentiras.
Entendeu? O jogo é este!
Imagem: info.kopp-verlag.de

Derretem o gelo em seus corações!



O que tem isso a ver com astrologia?

Tudo! Estas palavras, titulo de um livro de um xamã esquimó da Groenlândia, me tocaram profundamente. Era isso o que falta no nosso mundo de hoje e o que deixaram ele tão complicado e hostil.
Esta é provavelmente a tarefa mais importante e difícil nesta época, pois o “Time is Money” rege nosso planeta e não há mais lugar para sentimentos. O mundo perdeu a capacidade de ver, sentir, ouvir, participar e compreender a realidade real e se satisfaz com o irreal, achando isso real.
Os ensinamentos mais velhos, a astrologia, mãe de todas as ciências, procura aproximar o ser humano com seu mais intimo, seu mais valioso, sua essência, sua alma, seu verdadeiro ser, seu ser espiritual, mas infelizmente com pouco sucesso pelas razoes acima mencionadas.
É isso que o xamã também está reclamando em suas numerosas viagens: ele recebe muito aplauso, foi tratado com respeito e gentileza, mas poucos realmente entenderam sua mensagem, pois a maioria não consegue ligar os atuais efeitos provocados ás causas dos nossos pecados do passado – que ainda continuam – ou tem o coração congelado pela ganância.
É uma tragédia que eles esqueceram quem são; pior ainda, que eles esqueceram que esqueceram quem são.
Por isso: Derrete o gelo em seu coração! Este seria um bom começo para voltar a se lembrar quem você realmente é e quem você deve ser.

Astrologia Kármica e a Ignorância


Você está ciente do que está acontecendo?

A ignorância sempre começa semeando duvidas, mesmo diante de uma realidade indiscutívelmente diferente: Será? Será mesmo?


Imagina a seguinte situação: um médico que acompanha o estado de saúde do seu paciente já por um longo período e o alerta de algo preocupante, somente ouve as seguintes palavras de duvidas: “Será? Será mesmo?”
Imaginamos ainda que a pessoa coma demais, inclusive doces e tem uma vida sedentária. Assim, provavelmente vai sofrer mais sedo ou tarde de pressão alta, insuficiência de rins, possivelmente de diabetes, vai ter problemas de dentes, corra riscos de coração e de derrame cerebral etc, etc. Parece a conseqüência lógica.
A mesma coisa acontece, quando um astrólogo especializado em analisar a situação da Terra está falando das previsões astrológicas preocupantes do nosso planeta. Quando ele conversa com uma pessoa educada, quem sabe, recebe respostas educadas, como: “Acho pouco provável.”
Outros dizem simplesmente: “Bobagens. Você ‘e maluco.”
Agora, enfrentando a realidade das mais péssimas previsões e profecias, as opiniões alheias ainda não mudaram, nem em face das mais destruidoras catástrofes que o mundo já viu atualmente.
Qual é a razão? Eu acho que é muito simples: reprimir aquilo que causa desconforto, empurrar com a barriga, esquecer, ignorar, mas ficar atento e mudar de hábitos? NUNCA! JAMAIS! Isso eu chamo de IGNORANCIA!
Assim, as terríveis previsões se realizam e nos ficamos testemunhando… sem ação, só lamentando as muitas mortes e destruições.
Já tivemos catástrofes com usinas nucleares nos EU, na Rússia e agora no Japão. São países desenvolvidos e com cientistas inteligentes e informados. Mesmo assim, se um destes desastres inimagináveis pode acontecer nestes países do primeiro mundo, pode acontecer em qualquer lugar, especialmente aqui no nosso pais dos campeões mundiais de corrupção e ignorância, mas o que acontece diante destes riscos eminentes?
Não”, disse um diretor de Angra dos Reis com ar de superioridade, “aqui dominamos toda tecnologia e temos tudo sob controle.” E nega simplesmente que já houve problemas nas nossas usinas nucleares.
Então, todo primeiro mundo somente tem idiotas. Nenhuma reação aconteceu dos nossos tão inteligentes governantes. Pelo menos na Alemanha, a Chancelar ordenou um STOP imediatamente e provocou as maiores discussões pro e contra. Claro, a lobby está se mexendo e os poderosos querem continuar com a perigosa geração nuclear de energia, mas pelo menos os riscos são discutidos. E aqui? Nada! Que ignorância triste!
O que será, se Rio de Janeiro e São Paulo fossem contaminados e devastados?
Imagem: controlfm.net, materiaincognita.com.br,

A grande Sabedoria da Astrologia Kármica





Você sabia que a astrologia pode informar a qualquer pessoa, de qualquer idade, de qualquer sexo, de qualquer religião, a qualquer ano, dia e até hora sobre qualquer assunto?


Você sabia que Astrologia não é o ensinamento dos Astros, pois trata-se dos Princípios Primordiais da Vida para qualquer ser vivo?
Você sabia que a Astrologia na verdade é um Instrumento de Medição da Realidade, que mede mas não gera os eventos, como um termômetro que mede a temperatura, mas não produz a febre?


Você sabia que seu Signo Natal muda pela progressão do Sol entre 1 e 30 anos, dependendo do dia de nascimento e sua localização dentro do signo? Então vai mudar sua personalidade conforme o signo seguinte.


Você sabia que mais de 80 % das pessoas nasceram no signo anterior daquele que consideram seu? Este é o efeito da Precessão do Sol, respectivamente dos Equinócios de Primavera que mudam por aproximadamente 24° para o signo anterior.


Você sabia que qualquer ser vivo, homens, animais e vegetais estão submetidos a mesma Lei da Vida e que somente o ritmo é diferente, dependendo da duração normal de cada espécie? E que isso segue exatamente aos Princípios Primordiais na seqüência das 12 Casas, dos 12 Signos e dos 12 Planetas? (10 Planetas + 2 usados em 2 vezes.)


Você sabia que seu físico, mental e espiritual se renova a cada 7 anos conforme o crescimento e significado das 12 casas e seus signos e planetas regentes?


A Terrível Tragédia do Rio de Janeiro



Como a Astrologia Kármica de Reencarnação pode ajudar a entender o que aconteceu?
12 jovens foram cruelmente assassinados na sua escola. 12 adolescentes perderam suas vidas e não estão mais entre nos. Centenas de perguntas para entender o Porquê.
A questão não é, porque um louco desequilibrado matou estas indefesas, inocentes crianças entre 12 e 14 anos; a pergunta principal é: porque Deus, o todo Poderoso, deixou acontecer isso? Porque deixou morrer um e o outro ao seu lado conseguiu se salvar?
Graça a Deus”, falaram aliviados os pais de uns que se salvaram! E graça a Deus também morreram os outros? Qual é a lógica atrás deste massacre? Onde estão os anjos de proteção? Ou estão em férias ou nem existem? E Jesus, nosso Salvador?
Toda uma nação, o mundo, inteiro ficou profundamente chocada. Como também em todas as outras catástrofes nos últimos tempos globais, em que as noticias se espalharam instantaneamente pelo mundo.
A Astrologia Kármica de Reencarnação ensina que, quando uma alma renasce aqui na Terra, ela morre no outro lado em uma outra dimensão e vice-verso, morre aqui e renasce lá. E que a alma é imortal e se reencarna inúmeras vezes. O sono é o pequeno irmão da morte, bem como o estar acordado é o pequeno irmão da vida aqui na terra. Somente os intervalos são maiores, tanto, que os perdemos de vista.
Deus, o todo Poderoso, nosso Criador também criou toda a ordem que rege o Universo. Cosmo quer dizer ordem e o caos é o lado oposto. Se olharmos para o Céu à noite, temos a confirmação desta grande ordem em nossa volta e que nada pode existir alem desta ordem. Isso inclui a nossa vida e nosso destino. Nada pode acontecer por acaso pela mesma razão, coincidências não existem; tudo tem sua ordem, tudo tem seu sentido.
Para saber algo do nosso destino, Deus desenha tudo no Céu no exato momento do nascimento, usando os planetas do nosso sistema solar. Muitas vezes é mal entendido, dizendo que os astros têm alguma influencia. Na verdade são símbolos dos Princípios Primordiais, dos Princípios Arquétipos. E os Astrólogos kármicos podem decifrar este destino, descobrindo das vidas passadas o karma e evidentemente as causas dos efeitos do destino desta vida.
Não existe injustiça divina, pois tudo tem seu sentido certo, inclusive quando alguém morre, como agora neste massacre no Rio, especialmente quando um louco mata 12 crianças inocentes e ferro outros com suas armas de fogo.
Não tem nada a ver com Deus, quando falta a nossa compreensão. Durante minha vida de astrólogo kármico interpretei milhares de mapas astrais e verifique especialmente a casa 8, a chamada casa da morte. Quando o destino, escolhido pela própria alma antes de reencarnar, prever uma morte precoce e ainda violenta, ele marca isso de um jeito que não deixe duvidas.
Muitos mapas tinham estas marcas e normalmente aconteceu o previsto mesmo. Quando não aconteceu, a pessoa entendeu sua tarefa kármica, mudou voluntariamente em tempo seu comportamento e suspendeu assim a necessidade kármica de morrer precocemente. Mas estes casos são raros.
Quantas vezes não foi consultado, quando pessoas foram seqüestradas, desapareceram de outras maneiras ou correram sérios riscos. Sempre consegui informar, se algo fatal ia acontecer ou não. O mapa astral nunca falhou.
O que eu quero dizer é que não é Deus que decide se ou quando alguém vai morrer e em quais circunstancias. É sempre a própria pessoa, a alma, que escolha já antes de nascer. O Karma somente é aquela instancia que controla o desenvolvimento da alma, do ser, da entidade encarnada.
Vamos ver o exemplo deste assassino cruel: ao morrer, ele já se conscientizou instantaneamente que ele fez algo terrível e deve pagar por isso. Ele mesmo está agora desejando isso e quer renascer o mais breve possível para começar imediatamente. Normalmente vai se submeter certo tempo aos estudos espirituais para entender e se arrepender realmente de tudo que ele fez. Mas depois disso vai renascer em condições, ambientes e família que pode proporcionar o pagamento do seu karma, naturalmente sofrendo muito para sentir o sofrimentos dos outros que ele prejudicou. Olha você em sua volta as pessoas sofredoras. O que deve ser a razão? O que eles fizeram em vidas passadas para merecer tantos sofrimentos?
Quando alguém morre, e pensando especialmente nestas pobres vitimas de jovens, eles somente sentem felicidade, pois o destino na Terra terminou e elas pagaram com suas mortes por algo que fizeram em outras vidas com outras pessoas. Agora estão livres, sem corpos mortais, sem limites e sabendo que são almas imortais. Nestes momentos, tudo se torna claro e lógico e finalmente estão em paz num mundo divino.
Claro, vão lamentar de ter deixado os entes amados tristes e sofrendo lá embaixo na Terra e estão tentando de dize-lhes:
Olha aqui! Sou eu! Estou bem, está tudo em ordem! Não chorem, eu estou muito feliz aqui!”
E eles têm razão, muita tristeza amarra as almas aqui e elas não podem subir ate sua dimensão.
Favor, não pense que eu não tenho coração e não sinto tristeza sobre os acontecimentos. Também estou triste, mas entendo que existem destinos ás vezes sofridos e duros, mas tudo tem algum sentido superior e justo. O mundo como nos conhecemos, não é só isso que vemos e podemos tocar. Existe algo atrás superior e invisível que não podemos entender com nossas mentes limitadas. Só podemos abaixar nossa cabeça humildemente diante do nosso Criador: “Seja feita Tua Vontade.”
Imagens: radiowebcp.com.br

Lua Nova em Abril



Mais uma vez fechou-se o circulo cíclico entre Lua e Sol em 3. 4. 2011 durante sua viagem pelo zodíaco.
Agora a Lua se encontra em Áries, normalmente já um signo muito ativa, mas há outras constelações que garantem ações e surpresas, por exemplo, o aspecto do Sol com Plutão que marca profundamente a qualidade deste momento entre uma Lua Nova e a outra.
Podemos esperar tudo nesta época, opostos extremos, atos impiedosos e cruéis e em contrario também muito éticos e enérgicos. Autoridades, superiores e políticos poderosos podem perder seus postos e outros vão subir.
Como você já deve sabe, Plutão é muito radical em destruir e reconstruir de novo e em Áries vai acontecer com muita força e rapidez. A Conjunção da Lua com Júpiter resulta numa expansão e intensificação. A oposição da Lua com Saturno requer precisão e raciocínio e muita cautela, para evitar catástrofes evitáveis. Somente assim, coisas novas e boas podem acontecer.


O que significa isso para você pessoalmente?


Importante vai ser sua vocação para conseguir sua felicidade e satisfação da vida, pois os acontecimentos atuais comprovam nossa fraqueza e finitude e que nossa vida depende de muitos fatores. Por esta razão, não deixe passar a vida somente pensando em segurança e estatuas. Deve tocar neste momento aquilo que você sempre quis e nunca tinha tempo e a ocasião. E mais um conselho: Se faz algo, faça com coração; somente assim vai sentir fluir a corrente da vida em você.
E o que significa isso para o mundo?


Vamos examinar as catástrofes atuais e perguntar o que tem haver o desastre recente do óleo no golfo de México com o terremoto e tsunami no Japão? Tem alguma relação? E o que mais vai acontecer?


Importante ‘e de reconhecer os princípios atrás dos acontecimentos. Netuno representa água e veneno e neste caso também os oceanos; as catástrofes aconteceram nos mares. Plutão representa o principio do escondido, do invisível, a profundeza. Urano por sua vez rege o novo, os fenômenos feitos pelo homem e conquistas de técnicas novas. Estes 3 planetas estavam retrógrados durante a primeira e segunda catástrofe e a terceira vez vai acontecer durante o segundo semestre 2011 e em 2012 novamente.
É bom de lembrar que a explosão do Space Shuttle Challanger aconteceu em condições similares.


A astrologia comprova o inicio da catástrofe em Fukushima, Japão, com a entrada do Sol em casa 8: 12. 3. 2011, 15h40min, 140° 15 O, 41° 29 N


E o que pode acontecer no futuro?


Provavelmente mais um desastre – cada vez mais forte – com óleo no mar, tsunami ou mais uma catástrofe nuclear ou algo que representa os princípios destes 3 planetas, Urano, Netuno e Plutão. A Natureza está apresentando sua conta á humanidade que somente sabia explorar e explorar sem considerar as necessidades do nosso planeta Terra.