A cachaça é uma bebida reconhecida como autenticamente brasileira, e vem se afirmando no mercado como bebida Premium, conquistando destaque não só no Brasil mas também no exterior.
A bebida atingiu tal prestígio que virou alvo de exposições, como o Brasil Cachaça, um evento que reúne produtores e apreciadores desta bebida tão característica.
A Brasil Cachaça acontece ao mesmo tempo em que a ExpoVinis Brasil, que é o maior evento de exposição de vinhos da América Latina, e a EPICURE. Estes três eventos visam expandir o segmento de destilados e bebidas finas.
O evento está inserido na rota “Wine Business” e é um dos 10 eventos mais importantes do setor no mundo inteiro, dando grande visibilidade para a produção brasileira de cachaça.
Os primeiros relatos sobre a técnica de fermentação vem do povo egípcio, que usava a bebida para curar uma série de moléstias através da inalação de vapor de líquidos fermentados e aromatizados, que eram absorvidos através do bico da chaleira, em um ambiente fechado.
Os gregos também registram uma técnica para obtenção da “água que pega fogo”, e existem relatos sobre alquimistas que atribuem para a água ardente propriedades místico-medicinais.
O Império Romano espalha a aguardente pelo Oriente Médio, e os árabes desenvolvem instrumentos para facilitar a destilação, equipamentos esses que se espalham pelo mundo e ajudam na obtenção de diversos tipos de destilados e não apenas da cachaça.
O objetivo do Brasil Cachaça é justamente popularizar essa bebida que remonta aos egípcios, exibindo várias marcas de cachaça e trocando experiências entre o fabricantes e os apreciadores da bebida, além de estudantes de cursos como Gastronomia e Turismo.
Além disso estão presentes nesse encontro jornalistas, formadores de opinião e ainda consumidores altamente qualificados, que fomentam a produção e comercialização da bebida. Profissionais como donos de restaurantes, adegas, bares, sommeliers também fazem parte do público alvo.
Até estudantes de cursos como hotelaria, gastronomia, enologia e turismo podem se beneficiar do evento.
Em suma, o evento recebe todos os perfis de pessoas, desde profissionais que trabalham diretamente com o ramo até apreciadores da bebida que permeiam a classe A– a única exigência é que todos tenham mais de 21 anos.
Aficionados pelo mundo do vinho, bebidas Premium e presentes finos, que permeiam a classe A, acima de 21 anos.
O evento foi sediado no Pavilhão Vermelho da Expo Center Norte na cidade de São Paulo, nos dias 26, 27 e 28 de abril, e contou inclusive com visitas internacionais nos estandes, com pessoas vindas de todas as partes do mundo, como África, Canadá, Itália, e representantes de vários outros países. No total serão 12 mil metros quadrados de exposições.
O primeiro dia foi aberto apenas para profissionais do setor, e os últimos dois dias fora abertos para profissionais e apreciadores da bebida. No entanto, o tempo de permanência dos apreciadores foi mais curto.
Para saber mais informações sobre o evento, perfil de expositores e visitantes, origem das visitas internacionais e outros dados acerca do evento acesso o site (http://www.exponor.com.br/brasil-cachaca-2011/).