Blog

Blog

4 de mai. de 2011

DIETA DUKAN COMO FAZER


A busca por um corpo escultural tanto para homens como para mulheres pode trazer alguns problemas para a saúde. Homens geralmente vão para academia e “puxam ferro” demasiadamente, o que pode prejudicara coluna, por exemplo. Já as mulheres têm a tendência de querer perder peso a base de dietas.
Deveria ser do conhecimento de todos que dieta não é algo para se perder peso, mas sim, uma dieta alimentar, ou seja, você ter o hábito de saber o que comer, no momento adequado, quantas vezes forem necessárias, comendo um pouco de tudo, balanceando sua alimentação.
Contudo, as pessoas usam desse termo como sinônimo de perder peso e criam “dietas e mais dietas”, como a da Lua. No momento, a dieta que está em evidência é a Dukan que tem por seu criador um médico francês, Dr. Pierre Dukan.
Tal “dieta” resume-se e quatro fases:
A primeira fase, a pessoa só pode comer proteína pura, ou seja, presunto, carne de vaca, tofu, peixes e mariscos, vitela, como exemplos. Beba, pelo menos, um litro e meio de líquido, podendo ser água ou chá. Os alimentos podem ser consumidos grelhados, cozidos ou no vapor, evitando as gorduras.
Na fase número dois, a pessoa pode alternar alimentos de proteínas da fase número um com verduras e legumes, como pepino, espinafre, rabanete, alface, entre outros. Batata, arroz, milho são exemplos de alimentos que não deverão ser consumidos.
A terceira fase durará dependendo da quantidade de quilos que pretende comer, ou seja, se nas duas primeiras fases você perder três quilos, cada quilo equivalerá a dez dias, logo, você terá que fazer essa terceira fase durante trinta dias. Os alimentos permitidos aqui são carnes brancas, ovos, peixes e mariscos, frutas, evitando bananas, uvas e cerejas, duas fatias de pão integral por dia e na semana deverão ser feitas duas refeições com algum tipo de massa, arroz ou batata.
E por fim, a quarta fase, a mais importante. Você deverá consumir os alimentos da mesma forma que na fase anterior e o acréscimo será a consumação de três colheres de sopa de farelo de aveia e a mesma quantidade de farelo de trigo por dia. E somente um dia da semana devem ser consumidos alimentos protéicos.
Essa é a “dieta” Dukan, mas um conselho verifique com seu médico se realmente há necessidade de perder peso e caso queira regularizar e balancear sua alimentação procure por um nutricionista que ele saberá recomendar os devidos procedimentos.