melhor-ensino-brasil
Nesta última terça-feira dia 3 de abril, foi aprovada pela Comissão de Educação do Senado, um projeto de lei que visa o aumento da carga horário para o ensino infantil, fundamental e médio.
A carga atual é de 800 horas para os 200 dias letivos que já são aplicados nas escolas de todo o país, com a aprovação do projeto essa carga horária passaria a ser de 960 horas distribuídas também nos duzentos dias letivos durante o ano, excluindo desse cálculo os dias exclusivos para a realização das provas finais.

No texto do projeto não fica especificado que essa distribuição das 160 horas a mais na carga horária deve ser diária, por isso cada escola deverá escolher a melhor forma de fazer essa atualização no calendário escolar dos alunos. Se a mudança fosse aplicada para todos os dias letivos, então o acréscimo diário seria de 48 minutos.
A matéria seguirá agora para a Câmara dos Deputados e caso seja sancionada pela presidente Dilma, a nova lei deverá ser válida após dois anos de sua publicação no Diário Oficial. Sendo assim, se o projeto de lei for confirmado ainda este ano, a nova carga horária fará parte das escolas a partir de 1 de janeiro de 2013.
Projetos como esse visam na verdade caminhar em direção a um outro tipo de objetivo, que é o de criar em pelo menos 50% da escolas para ensino básico no Brasil o sistema integral de educação, que já faz parte de muitos outros países. O período para alcançar essa meta é de 2011 à 2020 e o que tudo indica, todos sairão beneficiados com esta iniciativa.


O sistema educacional de ensino integrado é a melhor forma de manter as crianças dentro de um ambiente educativo de qualidade, mas para isso é necessário criar políticas educativas que possam avaliar bem a situação dos alunos em cada escola. O sistema integral possibilita ao aluno maior tempo de permanência dentro do ambiente escolar ao mesmo tempo que oferece a ele a chance de aproveitar melhor o tempo durante a semana, já que na própria escola serão oferecidas atividades extracurriculares.