Blog

Blog

24 de mai. de 2011

Extinção

Animais em Extinção
Salvem a fauna brasileira
Não é emocionante ver e ouvir os animais selvagens ao vivo? Digamos, um tigre, uma baleia ou um gorila? Cuidar de um coala? Sentir o chão tremer com as passadas vigorosas de enormes manadas migratórias, observar pássaros selvagens formando uma imagem de V cruzando os céus, entre outras maravilhas? É triste dizer, contudo, que muitos talvez nunca possam viver aventuras como essas - a menos que visitar um museu, ler um livro ou ver a tela de um computador possam ser chamados de aventura. De uma maneira cruel e covarde, espécies de animais foram extintas, ou estão correndo esse risco.
A exploração desordenada tem levado a fauna brasileira a um processo de extinção de espécies intenso, seja pelo avanço da fronteira agrícola, seja pela caça esportiva, de subsistência ou com fins econômicos, como a venda de peles e animais vivos. Este processo vem crescendo nas últimas duas décadas, à medida que a população cresce e os índices de pobreza aumentam. O Brasil possui 208 espécies na Lista Oficial de animais ameaçados de extinção e dez novas espécies serão adicionadas em breve. Infelizmente.

Alguns exemplos de espécies em extinção
Nome Popular: ARIRANHA
Outros Nomes: (Lontra-grande, Jaguacacaca)
Ordem: Carnívora
Família: Mustelidae
Seu corpo e cabeça tem de 0,8 a 1,4m, e cauda de 30 a 80 cm. As fêmeas alcançam 26Kg e os machos 34Kg. Vive na beira de rios e lagos, é ótimo nadador, mergulha bem, alimenta-se principalmente de peixes.
Nome Popular: JAGUATIRICA
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Seu corpo e cabeça têm 1m, cauda de até 45cm, peso até 15,8kg. Vive em florestas tropicais até em regiões secas, geralmente tem hábitos noturnos. Alimenta-se de roedores, jovens cervídeos, porcos selvagens, aves, répteis e peixes.
Nome Popular: ONÇA-PINTADA
Outros Nomes: (Cangaçu, Jaguaretê)
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
É o maior felino das Américas. Seu corpo e cabeça têm até 1,8m e a cauda 75cm. Pesa até 158kg. Alimenta-se de mamíferos, répteis e peixes. Hábil pescador e bom nadador. Habita desde regiões de florestas até áreas semidesérticas, mas de preferência perto da água. Uma variação melânica da onça-pintada é a onça-preta, em que a pelagem amarela é substituída por uma outra mais escura, mantendo as rosetas. São animais da mesma espécie, sofrendo a mesma diferenciação de pigmentação que ocorre nas raças humanas.
Nome Popular: CACHORRO-VINAGRE
Outros Nomes: (Jaguaracambé, Januaíra)
Ordem: Carnívora
Família: Canidae
Seu corpo e cabeça têm até 75cm, cauda de 15cm. Chega a pesar 7Kg. Foi inicialmente considerado como fóssil. Vive em florestas e savanas, perto da água, nadando e mergulhando bem. Alimenta-se de roedores, como, por exemplo a paca (Agouti paca) mostrada na ilustração.
Nome Popular: LOBO-GUARÁ
Outros Nomes: (Lobo-de-crina, Lobo-vermelho, Aguará, Aguaraçu, Jaguaperi)
Ordem: Carnívora
Família: Canidae
Seu corpo e cabeça têm 1,2 a 1,3m, cauda de até 40cm. Chega a pesar 23kg. De hábitos noturnos, é solitário. Alimenta-se de roedores, aves, répteis, peixes, insetos, moluscos e frutas. Habita principalmente os cerrados.
Nome Popular: TAMANDUÁ-BANDEIRA
Outros Nomes: (Tamanduá-açu, Tamanduá-grande, Tamanduá-cavalo, Jurumim, Papa-formiga)
Ordem: Edentata
Família: Myrmecophagidae
O comprimento da cabeça e corpo é de 1 a 1,2m, cauda de 65 a 90cm. Alimenta-se principalmente de cupins e formigas. Abre os cupinzeiros e os formigueiros com as garras poderosas e introduz neles a língua filiforme, prendendo os insetos que engole. Suas mandíbulas são lisas, não têm dentes, sendo uma exceção entre os mamíferos, que geralmente possuem duas dentições. Ocorre no cerrado, em florestas úmidas e savanas. Tem hábitos diurnos.
Nome Popular: VEADO-CAMPEIRO
Outros Nomes: (Veado-branco, Suaçutinga, Gazu-y)
Ordem: Artiodactyla
Família: Cervidae
Comprimento do corpo e cabeça de 1,1 a 1,3m, cauda de 10 a 15cm. Altura de 70 a 75cm. Peso de 30 a 40Kg. É herbívoro, de hábitos diurnos.
Nome Popular: CERVO-DO-PANTANAL
Outros Nomes: (Veado-suaçuapara, Guaçupuçu, Suaçuetê)
Ordem: Artiodactyla
Família: Cervidae
É o maior cervídeo sul-americano, com comprimento de cabeça e corpo entre 1,8 e 1,9m, cauda de 10 a 15cm, altura de 1,1 a 1,2m. Pesa de 100 a 150Kg. Vive perto da água, deslocando-se bem sobre os terrenos pantanosos devido a estrutura de seus cascos. É herbívoro e de hábitos diurnos.
Nome Popular: MICO-LEÃO
Ordem: Primates
Família: Callitrichidae
Comprimento da cabeça e corpo de 20 a 33cm, cauda de 31 a 40cm. O adulto pesa entre 360 a 710g. Vive em florestas tropicais primárias, mas se adapta bem às secundárias. Ocupa um extrato de 3 a 10m de altura nas árvores, de preferência onde ocorrem as epífitas, pois aí encontra com mais freqüência insetos e pequenos vertebrados. Alimenta-se também de frutos. Tem hábitos diurnos. É uma das espécies de mamíferos mais ameaçados de extinção.
Nome Popular: TATU-CANASTRA
Outros Nomes: (Tatu-açu, Tatu-carreta)
Ordem: Edentata
Família: Dasypodidae
É a maior espécie viva de tatu no mundo, chegando a medir entre 0,75 a 1m de cabeça e corpo, cauda de até 50cm. O adulto pesa cerca de 60Kg. Fossador notável, abre covas para se alojar e revolver o solo, ingerindo vermes, insetos e larvas. Come também aranhas, cobras e principalmente cupins, desmontando os cupinzeiros com as garras fortes.
Nome Popular: CUXIÚ
Ordem: Primates
Família: Cebidae
Seu corpo e cabeça 30 a 60cm, a cauda até 50cm. Pesa até 3,1Kg. Vive em florestas decíduas. Alimenta-se de frutas, flores, folhas e castanhas
Nome Popular: UACARI-VERMELHO
Ordem: primates
Família: Cebidae
Seu corpo e cabeça têm até 60cm, cauda de até 15cm. Habita as partes mais altas das árvores, raramente descendo ao chão. Vive em florestas tropicais. Alimenta-se de frutas, sementes, brotos e animais, como pássaros e lagartos.