Blog

Blog

8 de mai. de 2011

História de sucesso do empresário Abílio Diniz

Histórias de Sucesso - Abílio Diniz

Quem nunca ouviu falar em Abílio Diniz?
Um dos maiores empresário e empreendedor do Brasil. Dono do Pão de Açúcar, Extra, e recentemente sócio marjoritário das Casas Bahia. Nascido em 1936, formou-se em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas - SP). Seus pais foram imigrantes portugueses e chegaram ao Brasil no final da década de 20. Em 1948 abriram uma doceria chamada Pão de Açúcar. Aos 20 anos de idade, Abílio foi trabalhar com seu pai e, em 1959, fundou o primeiro supermercado do grupo.
Um fato importante, e infelizmente trágico em sua vida, foi seu sequestro em 1989 por um grupo de chilenos.
No fim dos anos 80, Abilio Diniz, juntamente com a recessão provocada pelo plano Collor, reestruturou todo o grupo, sendo necessário o fechamento de um terço das lojas e demissão de 22.700 funcionários. Enfrentou uma disputa familiar para ficar com todas as ações do grupo, a qual logrou êxito em 1992. Pouco tempo depois (1995), Abílio decidiu abrir o capital da empresa. Atualmente seus papéis na bolsa de valores são considerados um bom investimento por estrangeiros e grandes empresários.

Em 2009, o Grupo Pão de Açúcar fechou a compra da rede Ponto Frio e tornou-se líder no varejo brasileiro, com cerca de 26 bilhões de reais de faturamento.

Apesar de ter começado em uma família que já tinha negócio próprio, Abílio Diniz, destaca-se pela sua liderança e persistência (características típicas de grandes empreendedores). Atualmente dá palestras motivacionais e escreve livros sobre o tema. Ressalto aqui, nesta postagem, o grande empenho de liderança e capacidade de crescimento, pois quantos jovens ingressam na empresa familiar porém não conseguem (ou não desejam) crescer e renovar/crescer?

É preciso ter uma visão empreendedora para transformar um negocio em um grande grupo de empresas.