Blog

Blog

5 de mai. de 2011

Imagem Santa

Maior imagem santa em tela de tecido
Maior imagem santa em tela de tecido


Maior imagem santa em tela de tecido

Fabrício Souza Santos, artista plástico da cidade de Manhuaçu – MG, é o novo recordista do RankBrasil. Ele fez a Maior imagem santa em tela de tecido do país, com 10 metros de altura por quatro metros de largura.
A obra, pintada com técnica mista de óleo e acrílica, traz a Nossa Senhora do Rosário com face, manto, um terço e segurando uma criança. A dimensão apenas da santa é de 8,25m por 2,60m.

O projeto foi planejado de acordo com a encomenda feita pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Bom Despacho – MG, de uma pintura para o teto da igreja. Para o trabalho, Fabrício contou com a ajuda da esposa, Marilza Santos e do irmão, Fábio Santos, ambos artistas plásticos.

Segundo o recordista, a obra foi um grande desafio, superado com técnica e fé, o que exigiu muito esforço, concentração, dedicação e talento. “Mas ao ver o resultado, a sensação é de ter recebido uma dádiva divina: a pintura mantém viva a devoção da mãe do filho de Deus”, conta.

De acordo com Fabrício, entrar para o RankBrasil é uma oportunidade de fazer parte da história do país. “Significa ter o reconhecimento do meu trabalho nacionalmente”, destaca.

Pela conquista, o recordista agradece à equipe técnica, que auxiliou na pintura, aos voluntários de Bom Despacho, que ajudaram na colagem e instalação da tela e a todas as pessoas que contribuíram para o recorde.

Eventos internacionais

A pintura fez tanto sucesso que proporcionou a Fabrício participar de dois eventos internacionais em 2011: II Bienal Internacional de Pintura da Fundação Rotária Portuguesa, realizada em Coimbra – Portugal, e XVI Circuito Internacional de Arte Brasileira nos Países Portugal, Espanha e Áustria.

Técnicas utilizadas


Primeiramente, o recordista pesquisou sobre o tipo da cola para fixar a tela no teto da igreja, que atendesse a todos os padrões de segurança, resistência e facilidade de aplicação.

Após encontrar a cola perfeita, ele encomendou pedaços de tecido de algodão cru, já preparado para pintura e com tratamento antimofo. “Depois chegou a parte mais difícil: desenhar a imagem da santa em tamanhas proporções”, revela.

Para tanto, o recordista utilizou sua experiência em desenho anatômico e conhecimentos das leis de perspectivas para riscar com giz de cera a figura da santa, com o auxílio de um barbante

Devoção


Fabrício fez parte do primeiro grupo de coroinhas da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Ibatiba – ES. Foi nesta época que se tornou devoto da santa e apreciador das artes sacras. “Comecei a desenvolver trabalhos de artes sacras desenhando e pintando com uma técnica mista de aquarela, grafite e efeitos metálicos”, lembra.

Conforme ele, as primeiras obras realizadas foram uma Santa Terezinha, um quadro do Bom Jesus da Paróquia de Manhumirim – MG, um Jesus sendo coroado de espinhos e a criação de uma Madona com o menino Jesus.

História de um recordista


Fabrício sempre teve apoio dos pais, Elson Ferreira dos Santos e Rita de Cássia Souza. “Eles não mediram esforços para arranjar os primeiros materiais para desenho, bem como a primeira caixa de lápis de cor e giz de cera”, lembra.

Aos 11 anos, o recordista já ganhava o próprio dinheiro com desenhos e pinturas: “Eu fazia painéis para festas de aniversários infantis, trabalhos com dobraduras em papel e ilustrava páginas de planos de aulas para professoras e estagiárias”.