Blog

Blog

4 de mai. de 2011

Mais recordes!...

Mais tempo em contato corporal completo com o gelo

Os anos 2000 presenciaram uma batalha arrepiante pelo recorde de contato corporal completo com gelo por mais tempo. Em 6/12/2000, o holandês Wim Hoff, o “Homem de Gelo”, permaneceu em uma banheira cheia de cubos de gelo por 30min09s nos estúdios do programa L'Émission des Records, em Paris, França. Apenas 14 dias depois, Wim mais do que dobrou a própria marca no set do programa Guinness World Records: Primetime, em Los Angeles, Califórnia, EUA, definindo os seus esforços de resistir cada vez mais. O brasileiro Gilberto da Silva Cruz, o alemão Rolf Schroeder e o chinês Wang Jintu detiveram o recorde brevemente, mas o “Homem de Gelo” contra-atacou. Como ele consegue? 


Wim atribui seu sucesso à técnica de ioga do “fogo interior”, capaz de regular a temperatura corporal mesmo no frio extremo, além de garantir que a água gelada derretida não se acumule ao redor dos pés. Em 23/1/2009, o recorde de Wim era de 1h42min22s, mais do que o triplo do recorde que estabeleceu em 6/12/2000.



Mais cascavéis seguradas com a boca


Jackie Bibby é o melhor em sua atividade, que é segurar cobras pelo rabo com a boca. Na verdade, Jackie é o único a fazer isso, o que talvez seja uma boa coisa, já que fazê-lo é realmente perigoso. Então por que ele faz isso? Em suas próprias palavras: “Trabalho com répteis venenosos há mais de 40 anos… Um dia pensei com meus botões: Ei! Isso pode render um recorde!” Jackie estabeleceu esse recorde singular em 19/5/2001 no museu interativo Guinness World Records Experience, em Orlando, Flórida, EUA, mantendo oito cascavéis vivas na boca por 12,5s sem qualquer auxílio. Detendo também o recorde de sentar-se numa banheira com mais cobras (87), Jackie melhorou a própria marca até conter 11 cascavéis com a boca por 10s. O que fará se alguém quebrar seu recorde? A resposta de Jackie é simples: “Vou derrotá-lo e reaver meu recorde. Alguém se habilita?”



Maior corrente de embalagens de papel de chiclete


Mais do que um recorde da década, a corrente de papéis de chiclete do americano Gary Duschl resiste a muitas décadas. Gary começou a montá-la em 11/3/1965, depois de ter aprendido a fazê-la com um colega da escola, e nunca mais parou. Surpreendentemente, ele não enviou uma solicitação oficial ao Guinness World Records até 1994, conquistando o recorde no ano seguinte. Desde então, seu objetivo era atingir a marca de 1 milhão de elos, alcançando-a em março de 2003. Gary, que atualmente trabalha em uma multinacional da área de reciclagem, continua a aumentar a corrente, guardada em uma série de vitrines em sua casa. Em 11/3/2009, a corrente tinha 1.370.166 embalagens de chiclete e 2.740.332 elos, medindo 17.760m e pesando 365,6kg. Provavelmente ela vai crescer ainda mais com os anos.


Menor tempo para comer três cream-crackers

O famoso recorde do menor tempo para comer três cream-crackers é um desafio aparentemente fácil, até o momento da tentativa. As normas do Guinness World Records determinam que os participantes desse evento não podem beber qualquer líquido durante a tentativa e devem mostrar a boca ao fiscal para provar que cada uma foi totalmente deglutida antes de partir para a seguinte. Em 2000, o recorde era de 3min10s, mas foi logo batido pela britânica Vic Kent com a marca de 2min10s, em 20/4/2000. O tempo foi reduzido por Anthony Howley (RU) para 1min34s no pub Star Inn, de sua propriedade, em Cayton, Scarborough, RU, em 11/11/2000. Em seguida, Damian Howarth o reduziu para 1min22,36s no set do programa The Big Breakfast (Channel 4, RU), em Londres, em 6/3/2001. O recordista seguinte, Adam Fenton (EUA), marcou 1min20,12s. Em 2004, Ambrose Mendy (RU) rompeu a barreira de 1min, com inacreditáveis 49,15s. A técnica inovadora de Ambrose foi quebrar as bolachas em pedaços menores antes de levá-las à boca, algo que não é proibido nas regras e permitiu o salto de sua marca. O recorde atual, estabelecido por Ambrose em 9/5/2005, é de 34,78s. Você encara?


Mais placas de “não perturbe”

Coleções sempre mereceram destaque no GWR – uma de nossas favoritas é a do contador e auditor suíço Jean François Vernetti. Jean François coleciona avisos de ”não perturbe” desde abril de 1985, quando percebeu um erro de grafia na placa do hotel onde estava hospedado, em Sheffield, Inglaterra.
“Achei aquilo tão engraçado que levei para casa e depois ao jornal de minha cidade, que publicou uma foto”, diverte-se ele. Jean François afirma que sempre pede pelas placas quando se hospeda, e entre suas favoritas está uma com formato de gravata borboleta e uma feita de conchas, de um hotel havaiano. “Mantê-las é uma forma de lembrar onde estive. Cada uma traz uma recordação especial”, diz. Até 8/2/2002, a coleção possuía 1.750 placas, conforme registrado na edição 2003 do Guinness World Records. Atualmente ele muda de hotel durante as viagens para aumentar sua coleção, que agora conta com 10 mil placas de “não perturbe” de hotéis de 189 países.



Proezas

Mergulho raso da maior altura

O mergulho de grandes alturas em águas rasas é uma manobra na qual se salta de uma plataforma e cai de barriga numa piscina inflável com apenas 30cm de água instalada sobre um colchão com 25cm de espessura. Em 2000, o dublê Danny Higginbottom (EUA) tornou-se recordista nessa prática, ao saltar de 8,86m de altura no Therme Erding Spa, nos arredores de Munique, Alemanha, em 1/4/2000. Danny quebrou seu próprio recorde duas vezes em 2004, alcançando 8,95m. Em 22/10/2005, o ex-DJ americano Darren Taylor se tornou o novo recordista ao saltar de 10,30m de altura em Denver, Colorado, EUA. Como seu antecessor, Darren desafia-se constantemente, tendo superado seu recorde oito vezes. Em 20/3/2009, na feira LA County Fairgrounds (FAIRPLEX), na Califórnia, EUA, Taylor saltou de 10,91 m, em tentativa filmada para o programa Time Warp, do Discovery Channel.

Mais espadas engolidas

Alguns recordes só podem ser quebrados por determinados tipos de pessoas – o engolimento de espada é um exemplo. Nossas regras para a categoria foram formuladas de acordo com as diretrizes e técnicas da Associação Internacional de Engolidores de Espada (SSAI), estabelecendo que apenas profissionais certificados podem ser recordistas. Existem três recordes principais nessa categoria: mais espadas engolidas (masculino); mais espadas engolidas (feminino); e mais pessoas engolindo espadas ao mesmo tempo. Por envolver mais gente, este último recorde é particularmente perigoso, pois os desafiantes correm o risco de ter seu esôfago perfurado se as espadas deslizarem. Apenas duas pessoas quebraram o recorde de mais espadas engolidas simultaneamente neste século: o engolidor australiano Matt Henshaw, que excursiona como uma das atrações de um show de bizarrices, engoliu 14 espadas ao mesmo tempo no dia 6/4/2000 em Fremantle, Perth, Austrália Ocidental. Essa conquista ficou praticamente intocada por quase oito anos até que seu compatriota, o artista performático Chayne Hultgren, o "Caubói Espacial", engoliu 17 espadas de uma vez no Parque Calder, em Melbourne, Austrália, em 28/3/2008. Com uma empreitada cortante como essa, e dado o número incrivelmente reduzido de pessoas dispostas a tentar quebrar esse recorde, é provável que ele permaneça intocado por muito tempo.

Maior hambúrguer disponível comercialmente

Alimentos gigantes sempre chamam a atenção do Guinness World Records, pois são frequentemente únicos. Em 2000, o maior hambúrguer pesava 2,74t e tinha sido feito por Loran Green (EUA) e amigos da Hi Line Promotions em 5/9/1999. Entretanto, o recorde de maior hambúrguer disponível comercialmente só estreou em 2004. O primeiro recordista foi um monstro de 4,08kg vendido no Denny’s Beer Barrel Pub Inc, em Clearfield, Pensilvânia, EUA. Quem comesse o sanduíche em 3h ganharia o dinheiro de volta e um certificado. Desde então, o recorde foi quebrado três vezes, tendo pertencido ao restaurante Fuddruckers, de Mashantucket, Connecticut, EUA, ao Bob's BBQ & Grill, de Banglamung, Tailândia, e novamente ao Denny’s Beer Barrel Pub. Depois disso, o Mallie's Sports Grill & Bar passou a oferecer um hambúrguer de 60,78kg que devia ser pedido com antecedência, pois requeria 12h de preparo. O estabelecimento passou a aumentar o tamanho de seus hambúrgueres desde então, tendo introduzido no cardápio um sanduíche de 74,75kg em 2008. Pouco depois de encerrarmos a produção da edição 2010, o Mallie’s lançou um hambúrguer ainda maior, de 84,14kg. O tamanho não é a única coisa grande nesse hambúrguer: se quiser tentar comer um desses terá de desembolsar US$ 499.