Blog

Blog

2 de mai. de 2011

Morre Bin Laden - Terror sofre "baixa"


Bin Laden - Fim de linha




Vitória contra o terror

Obama diz que foi feita justiça com morte de Bin Laden

Agências internacionais
RIO - O líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, mentor dos atentados de 11 de Setembro, foi morto no domingo no Paquistão, com um tiro na cabeça, numa operação de 40 minutos comandada diretamente pela Casa Branca, com apoio paquistanês. O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista mais procurado do mundo em um pronunciamento no fim da noite. Militares americanos ficaram com o corpo de Bin Laden sob custódia. Segundo o "New York Times", o corpo do terrorista foi levado para o Afeganistão e depois jogado ao mar.

O governo americano está fazendo testes de DNA com os restos mortais de Osama bin Laden e usou técnicas de reconhecimento facial para ajudar em sua identificação, disse um porta-voz dos Estados Unidos nesta segunda-feira. O resultados devem estar disponíveis nos próximos dias.

- Em noites como esta, podemos dizer que a justiça foi feita - afirmou Obama.

O presidente americano frisou que "os Estados Unidos não esqueceram seus mortos" e que sua guerra é contra o terror, e não contra o islamismo.

O principal líder da organização terrorista al-Qaeda foi morto num complexo residencial na localidade de Abbottabad, próximo à cidade de Islamabad. O anúncio oficial de sua morte foi feito no domingo às 23h35m (horário local) por Obama, em um pronunciamento na TV direto da Casa Branca. Uma hora antes, a morte já era anunciada pela mídia americana, citando fontes do governo americano.

- Foi um trabalho muito duro, muitas famílias tiveram que pagar um preço alto, mas esta noite elas viram o resultado - disse o presidente, conclamando os americanos a retomarem o sentimento de união demonstrado após os ataques terroristas de 2001.

Obama revelou que informações de maior credibilidade sobre o paradeiro de Bin Laden haviam sido coletadas pelos serviços de inteligência no início do mês de agosto. Há uma semana, o governo avaliou que tinha dados suficientes para que uma operação fosse deflagrada. Segundo o presidente, um pequeno grupo de soldados atacou o esconderijo, e o combate de 40 minutos resultou na morte do líder terrorista, sem vítimas pelo lado americano. Seu corpo foi colocado sob custódia das forças dos EUA. Segundo informações divulgadas, outras pessoas também foram mortas junto com o líder terrorista, inclusive uma mulher que serviu de escudo humano.

" A justiça foi feita. Foi um trabalho muito duro, muitas famílias tiveram que pagar um preço alto, mas esta noite elas viram o resultado "
.O presidente ressaltou que os EUA não estão em guerra contra o Islã, afirmando que Bin Laden não era um líder religioso muçulmano, mas sim "um assassino em massa", responsável pela mortes de um grande número de muçulmanos.

De acordo com altos funcionários do governo, investigações mais aprofundadas sobre a possível localização de Bin Laden começaram em setembro do ano passado. Em março e abril deste ano, a CIA forneceu um dossiê mais completo à Casa Branca, e Obama deu sinal verde para que a operação fosse levada a cabo.

Antes de falar à nação, Obama telefonou para os ex-presidentes George W. Bush e Bill Clinton. Bush, que estava na Presidência no momento dos atentados de Nova York, considerou a morte de Bin Laden "uma vitória para os EUA".

Diante da Casa Branca, uma multidão se reuniu mesmo antes do anúncio presidencial, exibindo a bandeira nacional americana e celebrando a esperada, histórica e simbólica vitória sobre o arquiteto dos atentados em Nova York, ao Pentágono, em Washington, e ao avião na Pensilvânia que causaram a morte de quase 3 mil pessoas. Além dos ataques que derrubaram as Torres Gêmeas e chocaram o mundo, Bin Laden era também acusado por comandar dezenas de outros atentados, incluindo as explosões em duas embaixadas americanas na África, em 1998.




Todos os detalhes

Tempo real: acompanhe as notícias sobre a morte de Osama bin Laden
RIO - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou a morte do terrorista Osama bin Laden quase uma hora após a imprensa americana divulgar a informação. A rede de TV CNN e o jornal "The New York Times", citando fontes do governo americano, afirmaram que o líder da al-Qaeda estava morto e o governo americano em posse de seu corpo.

O anúncio da morte do terrorista veio quase dez anos depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 contra o World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, em Washington. Bin Laden sempre foi tido como um dos mentores dos ataques e foi caçado pelas forças militares americanas até este domingo.

5h08 Corpo de Osaba bin Laden foi levado ao Afeganistão para ser jogado ao mar, diz o "The New York Times".

4h45 O presidente afegão, Hamid Karzai, disse hoje que espera que o mundo acredite que seu país "não é o lugar do terrorismo", horas depois dos Estados Unidos anunciarem que o líder da al-Qaeda, Osama bin Laden foi morto no país vizinho Paquistão, diz a CNN.

"Se as tropas internacionais são verdadeiras aliadas dos afegãos, devem agora dizer em público que a matança de mulheres, crianças e idosos afegãos não foi uma boa idéia nos últimos anos, como estava acontecendo diariamente", desse Karzai em programa de TV.

4h40 De acordo com a CNN, um oficial dos EUA disse que o corpo de Osama bin Laden foi jogado ao mar. O funcionário disse que o cadáver foi tratado de acordo com tradições islâmicas e não deu mais detalhes.

4h37 O presidente afegão, Hamid Karzai, convidou os talibãs nesta segunda-feira a não lutar após o assassinato do líder da al-Qaeda, Osama bin Laden e disse que o Taliban precisa aprender uma lição da sua morte.

4h34 Autoridades palestinas, disseram na segunda-feira que a morte de Osama bin Laden pelas forças americans foi "boa para a selar a paz".

"Livrar-se de Bin Laden é bom para selar a paz mundial, mas o que importa é superar o discurso e os métodos violentos que foram criados e encorajados por Bin Laden e outros terroristas no mundo", disse o porta-voz Ghassan Khatib.

4h05 Osama bin Laden não estava escondido nas montanhas do Afeganistão, mas em um complexo avaliado em milhões de dólares em um bairro nobre da capital do país, com uma jovem esposa, disseram as autoridades dos EUA disse na madrugada de segunda-feira, segundo a Reuters.

3h45 A operação foi acompanhada pelo diretor da CIA (agência de inteligência americana), Leon Panetta, e por outros altos oficiais diretamente do quartel-general da agência na cidade americana de Langley, no estado da Virgínia, diz a Reuters.

"Quando chegou a notícia de que a operação havia sido um sucesso, os oficiais da CIA reunidos aplaudiram muito", disse a fonte.

3h38 O governo americano disse que está fazendo testes de DNA com os restos mortais de Osama bin Laden e usou técnicas de reconhecimento facial para ajudar em sua identificação, disse um porta-voz dos Estados Unidos nesta segunda-feira à Reuters. Os resultados dos testes de DNA devem estar disponíveis nos próximos dias.

3h28 A Austrália informou que continuará suas operações no Afeganistão após a morte de Bin Laden, anunciou nesta segunda-feira a primeira-ministra australiana Julia Gillard.

"A al-Qaeda foi ferida hoje, mas a al-Qaeda não acabou. Nossa guerra contra o terrorismo deve continuar. Devemos continuar a missão no Afeganistão", disse Gillard.

3h20 De acordo com a CNN, além dos três homens que estavam na casa com Bin Laden, uma mulher também se encontrava no local e foi usada como escudo humano.

3h15 Membros de fóruns de jihadistas disseram que rezam para que a notícia da morte de Osama bin Laden não seja verdadeira, e sugeriram uma retaliação, que seria a primeira reação islâmica sobre a morte do líder da rede al-Qaeda.

"Osama pode ser morto, mas sua mensagem de Jihad, nunca morrerá. Irmãos e irmãs, é esperar e ver, sua morte será uma benção disfarçada", disse um post em um fórum islâmico.

3h08 A principal organização muçulmana dos EUA, parabenizou pela morte de Bin Laden, dizendo que ele era uma ameaça para a América e para o mundo. O Conselho da CAIR, que tem sede em Washington para mediar as relações entre americano e islâmicos, afirmou em um comunicado:

"Nos juntamos aos concidadãos para receber o anúncio de que Osama bin Laden foi eliminado como uma ameaça à nossa nação e ao mundo através das ações militares americanas. Já dissemos várias vezes, desde o atentado, que Bin Laden nunca representou os muçulmanos ou o islã", dizia o comunicado.

3h00 Embaixadas americanas no mundo todo estão em estado de alertA, diz a Al-Jazeera.

2h50 Festa na frente da Casa Branca reúne milhares de pessoas com bandeiras dos Estados Unidos. Veja vídeo .

2h41 De acordo com a Fox, a autorização para a realização da operação militar que matou Osama bin Laden foi dada há uma semana pelo governo americano, o que levantou a hipótese do terrorista estar morto desde a semana a passada.

2h34 O ex-presidente americano Bill Clinton também reagiu à notícia da morte de Bin Laden. Clinton afirmou que a morte do líder terrorista é um momento profundamente importante para as pessoas de todo o mundo que buscam um futuro comum de paz e liberdade.

2h23 De acordo com a CNN, o terrorista Osama bin Laden morreu com um tiro na cabeça, durante ação militar que durou 40 minutos no Paquistão.

2h18 O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, elogiou os Estados Unidos no domingo pela morte de Bin Laden.

"Este é um triunfo retumbante para a justiça, a liberdade e os valores compartilhados por todas as nações democráticas que lutam com determinação contra o terrorismo", disse Netanyahu em um comunicado.

2h15 O petróleo Brent e o petróleo americano caíram mais de US$ 1 nesta segunda-feira após o anúncio de que o líder da rede terrorista al-Qaeda, Osama bin Laden, está morto. Às 23h50m de domingo, o petróleo Brent, estava em queda de 3,28% antes de conhecer a notícia.

2h12 David Cameron, primeiro-ministro do Reino Unido, disse que Osama bin Laden foi responsável pelas piores atrocidades terroristas no mundo, diz a al-Jazeera.

"Osama bin Laden foi responsável pelas piores atrocidades que o mundo já viu, pelo 11 de Setembro e muitos outros ataques, que custaram milhares de vidas, e que muitas delas eram britânicas. É um grande êxito ele ter sido encontrado e saber que não será mais capaz de exercer sua campanha global de terros. A notícia de que Osama bin Laden está morto trará um grande alívio para pessoas em todo o mundo", disse em um comunicado.

 2h08 A Índia disse que a morte de Osama bin Laden no Paquistão, reforça a sua "preocupação de que os terroristas pertencentes a diferentes organizações encontram refúgio no Paquistão", segundo um comunicado divulgado nesta segunda-feira, diz a Reuters.

2h02 Os Estados Unidos acreditam que três homens além de Osama bin Laden morreram na incursão realizada neste domingo no Paquistão e que um dos mortos seria um dos filhos de Bin Laden, diz a Reuters.

1h52 Um funcionário do governo disse que não tinha conhecimento de ameaças específicas para o país, diz a Reuters.

1h50 Os Estados Unidos alertaram seus cidadãos neste domingo de que existe um risco de atentado após a morte de Osama. O governo pediu que os americanos evitassem hotéis movimentados, multidões e protestos, disse o Departamento de Estado em comunicado.

1h40 O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse ainda que a morte do líder terrorista não diminui o sofrimento experimentado pelos americanos no dia em que o World Trade Center foi destruído, mas é uma vitória extremamente importante para a nação.
1h29O Departamento de Estado americano alertou para um maior risco de violência anti-americana após a morte de Bin Laden, diz a Reuters.

1h25 Segundo a Reuters, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse que esperava que a morte dramática de Bin Laden pudesse confortar aqueles que perderam seus entes queridos no dia dos ataques.

1h19 O Marco Zero, local da construção do World Trade Center também foi tomado pela comemoração dos americanos, diz a Reuters.

1h17 Multidões tomaram a Times Square para comemorar a morte de Osama Bin Laden, diz a Reuters.

1h10 O grupo de agentes americanos realizou a operação que matou Bin Laden no Paquistão era pequeno, diz a Reuters.

1h05 O ex-presidente americano George W. Bush, que estava no governo no 11 de setembro e afirmou que queria Osama bin Laden vivo ou morto, disse no domingo que a morte do líder da al-Qaeda foi um feito importante.

"A luta contra o terrorismo continua, mas hoje a América enviou uma mensagem inconfundível: não importa quanto tempo leva, a justiça será feita", disse Bush em um comunicado.

0h55 Médico e nascido no Egito, o cirurgião Ayman al-Zawahri é o número dois da al-Qaeda e provável para suceder a Bin Laden, diz a Reuters.

0h44 Obama finaliza o pronunciamento "Que Deus abençoe o povo americano", disse.


0h42 - Podemos dizer às famílias de vítimas da Al-Qaeda que a justiça foi feita - diz Obama

0h40 Obama diz que guerra não é contra o Islã e que Bin Laden não é um líder muçulmano.

0h39 Obama afirma que ataque que matou Bin Laden aconteceu neste domingo.

0h37 Obama confirma a morte de Bin Laden e diz que nenhum civil foi ferido durante a operação militar em pronunciamento.

0h35 Obama inicia pronunciamento na Casa Branca.

0h25 Osama Bin Laden foi morto numa mansão nos arredores da capital Islamabad, no Paquistão, diz a Reuters.

0h20 Multidão canta o hino americano em frente à Casa Branca, nos Estados Unidos.

0h10 Segundo a Reuters, as autoridades dos EUA disseram que após procurar em vão pelo líder da Al Qaeda desde que ele desapareceu no Afeganistão no final de 2001, o corpo do extremista saudita foi recuperado por militares americanos.

0h00 Reuters diz que o presidente dos EUA Barack Obama convocou a imprensa às pressas para informar sobre o falecimento do terrorista.

23h40 O "New York Times" noticia a morte de Bin Laden, também creditando a informação a uma fonte oficial dos EUA.

23h40 A CNN anuncia que fontes confirmaram a morte do chefe da organização terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden.

23h00 A Casa Branca diz que o presidente Barack Obama fará um pronunciamento em meia hora.


Fim da linha

Em pronunciamento patriótico, Obama anuncia morte de Osama bin Laden
RIO - Em um discurso de tom patriótico, mas direcionado ao mundo, o presidente americano, Barack Obama, confirmou que Osama bin Laden, líder da rede terrorista al-Qaeda, foi morto na cidade paquistanesa de Abbottabad, nos arredores de Islamabad, capital do país asiático.

A morte do terrorista foi anunciada em um pronunciamento transmitido ao vivo pela televisão a partir da Casa Branca, em Washington. Na primeira frase de sua fala, Obama deu a notícia:

- Posso comunicar ao povo americano, e ao mundo, que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama bin Laden.

O presidente americano afirmou em seu discurso que, pouco depois de assumir o poder, ordenou à direção da CIA (agência de inteligência americana) que a captura ou morte de Bin Laden fosse prioridade.

- Sua morte não marca o fim de nossos esforços. Devemos ser e vamos continuar sendo vigilantes dentro e fora de casa - disse Obama.

No pronunciamento, Obama também procurou deixar claro que o embate dos EUA não é contra o islamismo:

- Bin Laden não foi um líder muçulmano; ele foi um assassino em massa de muçulmanos.

Ao final de sua fala, o presidente americano agradeceu os envolvidos na operação que culminou com a morte do terrorista e se dirigiu às vítimas dos ataques terroristas da Al-Qaeda contra Nova York e Washington, em 2001:

- Por fim, falo às famílias que perderam entes queridos no dia 11 de setembro: nós nunca esquecemos sua perda. Nesta noite, pensemos no mesmo sentimento de união que prevaleceu em 11 de setembro. Essa é uma afirmação da grandeza de nosso país - concluiu Obama, dando o tom do pronunciamento.

Do lado de fora da Casa Branca, uma multidão se reúne em comemoração ao anúncio da morte de Osama bin Laden. Segundo a agência Reuters, muita gente desafia o frio da noite de Nova York para celebrar o anúncio na Times Square.


EUA emitem alerta global aos americanos após morte de Bin Laden

Vitória contra o terror



Obama diz que foi feita justiça com morte de Bin Laden

Agências internacionais
RIO - O líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, mentor dos atentados de 11 de Setembro, foi morto no domingo no Paquistão, com um tiro na cabeça, numa operação de 40 minutos comandada diretamente pela Casa Branca, com apoio paquistanês. O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista mais procurado do mundo em um pronunciamento no fim da noite. Militares americanos ficaram com o corpo de Bin Laden sob custódia. Segundo o "New York Times", o corpo do terrorista foi levado para o Afeganistão e depois jogado ao mar.

O governo americano está fazendo testes de DNA com os restos mortais de Osama bin Laden e usou técnicas de reconhecimento facial para ajudar em sua identificação, disse um porta-voz dos Estados Unidos nesta segunda-feira. O resultados devem estar disponíveis nos próximos dias.

- Em noites como esta, podemos dizer que a justiça foi feita - afirmou Obama.

O presidente americano frisou que "os Estados Unidos não esqueceram seus mortos" e que sua guerra é contra o terror, e não contra o islamismo.

O principal líder da organização terrorista al-Qaeda foi morto num complexo residencial na localidade de Abbottabad, próximo à cidade de Islamabad. O anúncio oficial de sua morte foi feito no domingo às 23h35m (horário local) por Obama, em um pronunciamento na TV direto da Casa Branca. Uma hora antes, a morte já era anunciada pela mídia americana, citando fontes do governo americano.

- Foi um trabalho muito duro, muitas famílias tiveram que pagar um preço alto, mas esta noite elas viram o resultado - disse o presidente, conclamando os americanos a retomarem o sentimento de união demonstrado após os ataques terroristas de 2001.

Obama revelou que informações de maior credibilidade sobre o paradeiro de Bin Laden haviam sido coletadas pelos serviços de inteligência no início do mês de agosto. Há uma semana, o governo avaliou que tinha dados suficientes para que uma operação fosse deflagrada. Segundo o presidente, um pequeno grupo de soldados atacou o esconderijo, e o combate de 40 minutos resultou na morte do líder terrorista, sem vítimas pelo lado americano. Seu corpo foi colocado sob custódia das forças dos EUA. Segundo informações divulgadas, outras pessoas também foram mortas junto com o líder terrorista, inclusive uma mulher que serviu de escudo humano.

" A justiça foi feita. Foi um trabalho muito duro, muitas famílias tiveram que pagar um preço alto, mas esta noite elas viram o resultado "
.O presidente ressaltou que os EUA não estão em guerra contra o Islã, afirmando que Bin Laden não era um líder religioso muçulmano, mas sim "um assassino em massa", responsável pela mortes de um grande número de muçulmanos.

De acordo com altos funcionários do governo, investigações mais aprofundadas sobre a possível localização de Bin Laden começaram em setembro do ano passado. Em março e abril deste ano, a CIA forneceu um dossiê mais completo à Casa Branca, e Obama deu sinal verde para que a operação fosse levada a cabo.

Antes de falar à nação, Obama telefonou para os ex-presidentes George W. Bush e Bill Clinton. Bush, que estava na Presidência no momento dos atentados de Nova York, considerou a morte de Bin Laden "uma vitória para os EUA".

Diante da Casa Branca, uma multidão se reuniu mesmo antes do anúncio presidencial, exibindo a bandeira nacional americana e celebrando a esperada, histórica e simbólica vitória sobre o arquiteto dos atentados em Nova York, ao Pentágono, em Washington, e ao avião na Pensilvânia que causaram a morte de quase 3 mil pessoas. Além dos ataques que derrubaram as Torres Gêmeas e chocaram o mundo, Bin Laden era também acusado por comandar dezenas de outros atentados, incluindo as explosões em duas embaixadas americanas na África, em 1998.




Todos os detalhes

Tempo real: acompanhe as notícias sobre a morte de Osama bin Laden
RIO - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou a morte do terrorista Osama bin Laden quase uma hora após a imprensa americana divulgar a informação. A rede de TV CNN e o jornal "The New York Times", citando fontes do governo americano, afirmaram que o líder da al-Qaeda estava morto e o governo americano em posse de seu corpo.

O anúncio da morte do terrorista veio quase dez anos depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 contra o World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, em Washington. Bin Laden sempre foi tido como um dos mentores dos ataques e foi caçado pelas forças militares americanas até este domingo.

5h08 Corpo de Osaba bin Laden foi levado ao Afeganistão para ser jogado ao mar, diz o "The New York Times".

4h45 O presidente afegão, Hamid Karzai, disse hoje que espera que o mundo acredite que seu país "não é o lugar do terrorismo", horas depois dos Estados Unidos anunciarem que o líder da al-Qaeda, Osama bin Laden foi morto no país vizinho Paquistão, diz a CNN.

"Se as tropas internacionais são verdadeiras aliadas dos afegãos, devem agora dizer em público que a matança de mulheres, crianças e idosos afegãos não foi uma boa idéia nos últimos anos, como estava acontecendo diariamente", desse Karzai em programa de TV.

4h40 De acordo com a CNN, um oficial dos EUA disse que o corpo de Osama bin Laden foi jogado ao mar. O funcionário disse que o cadáver foi tratado de acordo com tradições islâmicas e não deu mais detalhes.

4h37 O presidente afegão, Hamid Karzai, convidou os talibãs nesta segunda-feira a não lutar após o assassinato do líder da al-Qaeda, Osama bin Laden e disse que o Taliban precisa aprender uma lição da sua morte.

4h34 Autoridades palestinas, disseram na segunda-feira que a morte de Osama bin Laden pelas forças americans foi "boa para a selar a paz".

"Livrar-se de Bin Laden é bom para selar a paz mundial, mas o que importa é superar o discurso e os métodos violentos que foram criados e encorajados por Bin Laden e outros terroristas no mundo", disse o porta-voz Ghassan Khatib.

4h05 Osama bin Laden não estava escondido nas montanhas do Afeganistão, mas em um complexo avaliado em milhões de dólares em um bairro nobre da capital do país, com uma jovem esposa, disseram as autoridades dos EUA disse na madrugada de segunda-feira, segundo a Reuters.

3h45 A operação foi acompanhada pelo diretor da CIA (agência de inteligência americana), Leon Panetta, e por outros altos oficiais diretamente do quartel-general da agência na cidade americana de Langley, no estado da Virgínia, diz a Reuters.

"Quando chegou a notícia de que a operação havia sido um sucesso, os oficiais da CIA reunidos aplaudiram muito", disse a fonte.

3h38 O governo americano disse que está fazendo testes de DNA com os restos mortais de Osama bin Laden e usou técnicas de reconhecimento facial para ajudar em sua identificação, disse um porta-voz dos Estados Unidos nesta segunda-feira à Reuters. Os resultados dos testes de DNA devem estar disponíveis nos próximos dias.

3h28 A Austrália informou que continuará suas operações no Afeganistão após a morte de Bin Laden, anunciou nesta segunda-feira a primeira-ministra australiana Julia Gillard.

"A al-Qaeda foi ferida hoje, mas a al-Qaeda não acabou. Nossa guerra contra o terrorismo deve continuar. Devemos continuar a missão no Afeganistão", disse Gillard.

3h20 De acordo com a CNN, além dos três homens que estavam na casa com Bin Laden, uma mulher também se encontrava no local e foi usada como escudo humano.

3h15 Membros de fóruns de jihadistas disseram que rezam para que a notícia da morte de Osama bin Laden não seja verdadeira, e sugeriram uma retaliação, que seria a primeira reação islâmica sobre a morte do líder da rede al-Qaeda.

"Osama pode ser morto, mas sua mensagem de Jihad, nunca morrerá. Irmãos e irmãs, é esperar e ver, sua morte será uma benção disfarçada", disse um post em um fórum islâmico.

3h08 A principal organização muçulmana dos EUA, parabenizou pela morte de Bin Laden, dizendo que ele era uma ameaça para a América e para o mundo. O Conselho da CAIR, que tem sede em Washington para mediar as relações entre americano e islâmicos, afirmou em um comunicado:

"Nos juntamos aos concidadãos para receber o anúncio de que Osama bin Laden foi eliminado como uma ameaça à nossa nação e ao mundo através das ações militares americanas. Já dissemos várias vezes, desde o atentado, que Bin Laden nunca representou os muçulmanos ou o islã", dizia o comunicado.

3h00 Embaixadas americanas no mundo todo estão em estado de alertA, diz a Al-Jazeera.

2h50 Festa na frente da Casa Branca reúne milhares de pessoas com bandeiras dos Estados Unidos. Veja vídeo .

2h41 De acordo com a Fox, a autorização para a realização da operação militar que matou Osama bin Laden foi dada há uma semana pelo governo americano, o que levantou a hipótese do terrorista estar morto desde a semana a passada.

2h34 O ex-presidente americano Bill Clinton também reagiu à notícia da morte de Bin Laden. Clinton afirmou que a morte do líder terrorista é um momento profundamente importante para as pessoas de todo o mundo que buscam um futuro comum de paz e liberdade.

2h23 De acordo com a CNN, o terrorista Osama bin Laden morreu com um tiro na cabeça, durante ação militar que durou 40 minutos no Paquistão.

2h18 O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, elogiou os Estados Unidos no domingo pela morte de Bin Laden.

"Este é um triunfo retumbante para a justiça, a liberdade e os valores compartilhados por todas as nações democráticas que lutam com determinação contra o terrorismo", disse Netanyahu em um comunicado.

2h15 O petróleo Brent e o petróleo americano caíram mais de US$ 1 nesta segunda-feira após o anúncio de que o líder da rede terrorista al-Qaeda, Osama bin Laden, está morto. Às 23h50m de domingo, o petróleo Brent, estava em queda de 3,28% antes de conhecer a notícia.

2h12 David Cameron, primeiro-ministro do Reino Unido, disse que Osama bin Laden foi responsável pelas piores atrocidades terroristas no mundo, diz a al-Jazeera.

"Osama bin Laden foi responsável pelas piores atrocidades que o mundo já viu, pelo 11 de Setembro e muitos outros ataques, que custaram milhares de vidas, e que muitas delas eram britânicas. É um grande êxito ele ter sido encontrado e saber que não será mais capaz de exercer sua campanha global de terros. A notícia de que Osama bin Laden está morto trará um grande alívio para pessoas em todo o mundo", disse em um comunicado.

 2h08 A Índia disse que a morte de Osama bin Laden no Paquistão, reforça a sua "preocupação de que os terroristas pertencentes a diferentes organizações encontram refúgio no Paquistão", segundo um comunicado divulgado nesta segunda-feira, diz a Reuters.

2h02 Os Estados Unidos acreditam que três homens além de Osama bin Laden morreram na incursão realizada neste domingo no Paquistão e que um dos mortos seria um dos filhos de Bin Laden, diz a Reuters.

1h52 Um funcionário do governo disse que não tinha conhecimento de ameaças específicas para o país, diz a Reuters.

1h50 Os Estados Unidos alertaram seus cidadãos neste domingo de que existe um risco de atentado após a morte de Osama. O governo pediu que os americanos evitassem hotéis movimentados, multidões e protestos, disse o Departamento de Estado em comunicado.

1h40 O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse ainda que a morte do líder terrorista não diminui o sofrimento experimentado pelos americanos no dia em que o World Trade Center foi destruído, mas é uma vitória extremamente importante para a nação.
1h29O Departamento de Estado americano alertou para um maior risco de violência anti-americana após a morte de Bin Laden, diz a Reuters.

1h25 Segundo a Reuters, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse que esperava que a morte dramática de Bin Laden pudesse confortar aqueles que perderam seus entes queridos no dia dos ataques.

1h19 O Marco Zero, local da construção do World Trade Center também foi tomado pela comemoração dos americanos, diz a Reuters.

1h17 Multidões tomaram a Times Square para comemorar a morte de Osama Bin Laden, diz a Reuters.

1h10 O grupo de agentes americanos realizou a operação que matou Bin Laden no Paquistão era pequeno, diz a Reuters.

1h05 O ex-presidente americano George W. Bush, que estava no governo no 11 de setembro e afirmou que queria Osama bin Laden vivo ou morto, disse no domingo que a morte do líder da al-Qaeda foi um feito importante.

"A luta contra o terrorismo continua, mas hoje a América enviou uma mensagem inconfundível: não importa quanto tempo leva, a justiça será feita", disse Bush em um comunicado.

0h55 Médico e nascido no Egito, o cirurgião Ayman al-Zawahri é o número dois da al-Qaeda e provável para suceder a Bin Laden, diz a Reuters.

0h44 Obama finaliza o pronunciamento "Que Deus abençoe o povo americano", disse.


0h42 - Podemos dizer às famílias de vítimas da Al-Qaeda que a justiça foi feita - diz Obama

0h40 Obama diz que guerra não é contra o Islã e que Bin Laden não é um líder muçulmano.

0h39 Obama afirma que ataque que matou Bin Laden aconteceu neste domingo.

0h37 Obama confirma a morte de Bin Laden e diz que nenhum civil foi ferido durante a operação militar em pronunciamento.

0h35 Obama inicia pronunciamento na Casa Branca.

0h25 Osama Bin Laden foi morto numa mansão nos arredores da capital Islamabad, no Paquistão, diz a Reuters.

0h20 Multidão canta o hino americano em frente à Casa Branca, nos Estados Unidos.

0h10 Segundo a Reuters, as autoridades dos EUA disseram que após procurar em vão pelo líder da Al Qaeda desde que ele desapareceu no Afeganistão no final de 2001, o corpo do extremista saudita foi recuperado por militares americanos.

0h00 Reuters diz que o presidente dos EUA Barack Obama convocou a imprensa às pressas para informar sobre o falecimento do terrorista.

23h40 O "New York Times" noticia a morte de Bin Laden, também creditando a informação a uma fonte oficial dos EUA.

23h40 A CNN anuncia que fontes confirmaram a morte do chefe da organização terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden.

23h00 A Casa Branca diz que o presidente Barack Obama fará um pronunciamento em meia hora.


Fim da linha

Em pronunciamento patriótico, Obama anuncia morte de Osama bin Laden
RIO - Em um discurso de tom patriótico, mas direcionado ao mundo, o presidente americano, Barack Obama, confirmou que Osama bin Laden, líder da rede terrorista al-Qaeda, foi morto na cidade paquistanesa de Abbottabad, nos arredores de Islamabad, capital do país asiático.
A morte do terrorista foi anunciada em um pronunciamento transmitido ao vivo pela televisão a partir da Casa Branca, em Washington. Na primeira frase de sua fala, Obama deu a notícia:

- Posso comunicar ao povo americano, e ao mundo, que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama bin Laden.

O presidente americano afirmou em seu discurso que, pouco depois de assumir o poder, ordenou à direção da CIA (agência de inteligência americana) que a captura ou morte de Bin Laden fosse prioridade.

- Sua morte não marca o fim de nossos esforços. Devemos ser e vamos continuar sendo vigilantes dentro e fora de casa - disse Obama.

No pronunciamento, Obama também procurou deixar claro que o embate dos EUA não é contra o islamismo:

- Bin Laden não foi um líder muçulmano; ele foi um assassino em massa de muçulmanos.

Ao final de sua fala, o presidente americano agradeceu os envolvidos na operação que culminou com a morte do terrorista e se dirigiu às vítimas dos ataques terroristas da Al-Qaeda contra Nova York e Washington, em 2001:

- Por fim, falo às famílias que perderam entes queridos no dia 11 de setembro: nós nunca esquecemos sua perda. Nesta noite, pensemos no mesmo sentimento de união que prevaleceu em 11 de setembro. Essa é uma afirmação da grandeza de nosso país - concluiu Obama, dando o tom do pronunciamento.

Do lado de fora da Casa Branca, uma multidão se reúne em comemoração ao anúncio da morte de Osama bin Laden. Segundo a agência Reuters, muita gente desafia o frio da noite de Nova York para celebrar o anúncio na Times Square.


EUA emitem alerta global aos americanos após morte de Bin Laden
WASHINGTON - Os Estados Unidos advertiram no domingo a seus cidadãos em todo o mundo de que existe um risco maior de violência contra americanos após a morte de Osama bin Laden.

"Dada a incerteza e a volatibilidade da atual situação, pedimos aos cidadãos americanos em áreas em que eventos poderiam causar violência contra os Estados Unidos para limitar os movimentos fora de suas casas ou hotéis e também evitar multidões ou protestos", disse o Departamento de Estado dos EUA em um comunicado.

Mas uma autoridade do governo americano disse que desconhecia ameaças específicas a alvos do país.


Perfil

Quem era Osama bin Laden, o terrorista mais procurado do mundo
RIO - A primeira menção que o "New York Times" fez a Osama bin Laden veio numa reportagem de 1994 sobre a Argélia, que o descrevia como um "milionário saudita que financia grupos islâmicos da Argélia à Arábia Saudita". Dois anos depois, o jornal publicou uma reportagem de 3 mil palavras sobre o papel de ricos homens de negócios sauditas no financiamento ao terrorismo - boa parte do artigo já era dedicada a Bin Laden. Mesmo assim, o terrorista continuou desconhecido do público em geral até os bombardeios às embaixadas americanas no Quênia e na Tanzânia, em 1998. O ataque suicida contra o porta-aviões americano USS Cole, em 2000, estabeleceu Bin Laden e seu grupo, a al-Qaeda, como a principal ameaça terrorista aos interesses americanos.

Agora, claro, a história de vida de Bin Laden é bem conhecida: nascido em 1957 na Arábia Saudita, seu pai era um imigrante iemita que fez fortuna no país. Na década de 80, o jovem Bin Laden foi para o Afeganistão, onde jihadistas - apoiados pelos EUA - lutavam contra a ocupação soviética. Depois, veio o crescimento da al-Qaeda, as tentativas de os EUA matarem Bin Laden nos anos 90. Até o apoio do terrorista a um plano audacioso, arquitetado por Khalid Sheik Mohammed: os atentados do 11 de Setembro contra o World Trade Center, em Nova York; e o Pentágono, em Washington, que provocaram a morte de mais de 3 mil pessoas.

Depois, com a invasão do Afeganistão, Bin Laden escapou para montanhas de Tora Bora, no leste do país, quando o regime do Talibã, que o protegia, foi retirado do poder. Até este domingo, Bin Laden havia conseguido fugir de todas as tentativas dos EUA de o capturarem, e volta e meia ainda fazia ameaças contra americanos e seus aliados. Nestes quase 10 anos desde o 11 de Setembro, Bin Laden alternou sua vida entre essas ameaças e a busca por esconderijos - da remota região do Waziristão paquistanês aos subúrbios de Islamabad.

Desde que escapou das tropas americanas que invadiram o Afeganistão, em 2001, uma guerra que completará seu décimo ano e já deixou quase 50 mil mortos, Bin Laden enviou cerca de 30 mensagens em áudio, vídeo e textos eletrônicos.


Reação

A repercussão da morte de Bin Laden entre políticos e líderes mundiais

Agências internacionais
RIO - O presidente Barack Obama anunciou na noite de domingo que Osama bin Laden foi morto em uma operação liderada pelos Estados Unidos, em Abbottabad, na periferia de Islamabad, capital do Paquistão. Políticos e líderes saudaram a notícia nos EUA e também em outras partes do mundo.


O ex-presidente americano George W. Bush, que estava no governo no 11 de Setembro e famoso por ter dito que queria Osama bin Laden vivo ou morto, disse no domingo que a morte do líder da al-Qaeda foi um feito memorável.
"A luta contra o terrorismo continua, mas hoja a América enviou uma mensagem inconfundível: não importa quanto tempo leva, a justiça será feita", disse Bush em um comunicado.

O ex-presidente americano Bill Clinton também reagiu à notícia da morte de Bin Laden. Clinton afirmou que a morte do líder terrorista é um momento profundamente importante para as pessoas de todo o mundo que buscam um futuro comum de paz e liberdade.

" A luta contra o terrorismo continua, mas hoja a América enviou uma mensagem inconfundível: não importa quanto tempo leva, a justiça será feita"
.O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse que os americanos cumpriram a promessa feita após o 11 de Setembro de capturar ou matar Bin Laden.

Bloomberg disse que a morto do líder terrorista não diminui o sofrimento experimentado pelos americanos no dia em que o World Trade Center foi destruído, mas é uma vitória extremamente importante para a nação. Ele disse que é uma homenagem aos homens e mulheres nas Forças Armadas que lutaram tanto.

Bloomberg afirmou em um comunicado que espera que a notícia do falecimento de Bin Laden traga algum conforto para todos aqueles que perderam entes queridos no 11 de Setembro.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, também se manifestou sobre a morte do líder da rede al-Qaeda.
"Osama bin Laden foi responsável pelas piores atrocidades que o mundo já viu, pelo 11 de Setembro e muitos outros ataques, que custaram milhares de vidas, muitas delas de britânicos. É um grande êxito ele ter sido encontrado e saber que não será mais capaz de exercer sua campanha de terror global. A notícia de que Osama bin Laden está morte trará grande alívio para pessoas em todo o mundo", disse o premier em um comunicado.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, elogiou os Estados Unidos no domingo pela morte de Bin Laden.
"Este é um triunfo retumbante para a justiça, a liberdade e os valores compartilhados por todas as nações democráticas que lutam com determinação contra o terrorismo", disse Netanyahu em um comunicado.
A Autoridade Palestina disse nesta segunda-feira que a morte de Bin Laden pelas forças americanas era boa para a causa da paz.

- Livrar-se de Bin Laden é bom para a causa da paz mundial, mas o que importa é superar o discurso e os métodos violentos que foram criados e fomentados por Bin Laden e outros no mundo - disse o porta-voz da Autoridade Palestina, Ghassan Khatib.

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, pediu aos talibãs nesta segunda-feira que deixem de lutar depois do assassinato de Bin Laden e acrescentou que eles devem aprender uma lição com a sua morte.

- O Talibã deve aprender uma lição com isso. Os talibãs devem abster-se de lutar - disse Karzai em entrevista coletiva em rede nacional.

A Austrália continuará suas operações no Afeganistão após a morte do líder da rede al-Qaeda, Osama bin Laden, anunciou nesta segunda-feira a primeira-ministra australiana Julia Gillard.

"A al-Qaeda foi ferida hoje, mas a al-Qaeda não acabou. Nossa guerra contra o terrorismo deve continuar. Devemos continuar a missão no Afeganistão", disse Gillard.

A Austrália foi um dos principais países a oferecer tropas para a guerra liderada pelos EUA no Afeganistão, em 2001, na sequência dos ataques do 11 de Setembro.
Bin Laden terá que responder a Deus por ter matado muitas pessoas e por explorar a religião para espalhar o ódio, informou o Vaticano nesta segunda-feira.
O porta-voz e padre Federico Lombardi disse que enquanto os cristãos não se alegram com a morte, ela serve para lembrá-los da responsabilidade de cada pessoa diante de Deus e dos homens.

"Osama bin Laden, como todos sabem, teve a grande responsabilidade de ter espalhado divisão e ódio entre as pessoas, causando a morte de um número incontável de pessoas e exploram a religião para esses fins", disse.


WASHINGTON - Os Estados Unidos advertiram no domingo a seus cidadãos em todo o mundo de que existe um risco maior de violência contra americanos após a morte de Osama bin Laden.


"Dada a incerteza e a volatibilidade da atual situação, pedimos aos cidadãos americanos em áreas em que eventos poderiam causar violência contra os Estados Unidos para limitar os movimentos fora de suas casas ou hotéis e também evitar multidões ou protestos", disse o Departamento de Estado dos EUA em um comunicado.

Mas uma autoridade do governo americano disse que desconhecia ameaças específicas a alvos do país.