Blog

Blog

14 de mai. de 2011

Notícias do Brasil e do mundo


Agências internacionais Contra Kadafi

Casa Branca recebe rebeldes anti-Kadafi e os reconhece como 'interlocutores legítimos' da Líbia


WASHINGTON - Representantes dos rebeldes líbios foram recebidos nesta sexta-feira na Casa Branca em busca de reconhecimento e mais ajuda em sua luta contra Muamar Kadafi. E chegaram bem perto disso. Do governo americano, ouviram uma nova chamada para que o ditador deixe o poder e que são "os interlocutores legítimos" do povo da Líbia.

O apoio é um grande passo para os rebeldes, mas ainda não significa um reconhecimento formal das forças anti-Kadafi como a autoridade legítima da Líbia, como explica um comunicado da Casa Branca divulgado após o encontro entre Mahmoud Jebril, representante do chamado Conselho Nacional de Transição, e Tom Donilon, assessor de segurança nacional do presidente Barack Obama.
"Tom Donilon ressaltou que Kadafi perdeu sua legitimidade para governar e reiterou a chamada do presidente Obama para que Kadafi deixe o poder imediatamente", diz a nota. O texto explica que declarar os rebeldes como autoridade da Líbia, como fizeram França e Itália, é uma decisão que está sendo avaliada.

Antes da reunião, Mahmoud Jebril disse que iria à Casa Branca atrás de mais apoio financeiro para que os rebeldes, que controlam boa parte do nordeste da Líbia, consigam suportar os combates com as tropas do ditador.

Segundo Mark Toner, porta-voz do Departamento de Estado, os americanos estão cientes das necessidades de "aliviar a situação humanitária" nas zonas controladas pelos rebeldes, mas que a forma de aumentar essa ajuda ainda está em estudo.

A atual assistência americana inclui US$ 25 milhões em ajuda não letal aos rebeldes, como as 10 mil refeições que chegaram nesta semana a Benghazi. A Casa Branca trabalha também com o Congresso para liberar parte dos US$ 30 bilhões de Kadafi que estão congelados nos EUA.

Também nesta sexta, a TV estatal divulgou na tarde desta sexta-feira uma mensagem em áudio atribuída a Kadafi. No material, divulgado após circularem rumores de que o ditador líbio poderia estar ferido e fora de Trípoli , ele diz estar em um local onde os bombardeios da Otan não podem alcançá-lo.


Atentado

Duplo atentado suicida para vingar morte de Osama bin Laden deixa ao menos 80 mortos no Paquistão
CHARSADDA, Paquistão - Duas explosões mataram nesta sexta-feira ao menos 80 pessoas - na maioria, soldados - em uma academia de treinamento paramilitar no noroeste do Paquistão, a 135 quilômetros de Islamabad. O Talibã reivindicou a autoria dos ataques suicidas e prometeu mais derramamento de sangue, em retaliação à morte de Osama bin Laden.
O duplo atentado foi o maior ataque a bomba desde a operação americana em Abbottabad que matou o líder máximo da al-Qaeda, no dia 1º de maio. E reforça a versão de que a morte de Bin Laden não diminui a violência, porque o grupo terrorista não é centralizado e deve continuar inspirando grupos espalhados pelo mundo, como os talibãs paquistaneses.

"É a primeira vingança pelo martírio de Bin Laden. Haverá mais"
- É a primeira vingança pelo martírio de Bin Laden. Haverá mais - disse o porta-voz talibã Ehsanullah Ehsna, por telefone, de um local não revelado.

- As forças paquistanesas e americanas devem se preparar para mais ataques. Osama era nosso grande líder e os assassinos dele vão ter que pagar por isso - afirmou Ihsan Ullah Ihsan, outro porta-voz do Talibã no Paquistão.

As explosões tiveram como alvo os novos recrutas da Academia de Polícia de Fronteira na cidade de Charsadda. Os soldados tinham acabado de encerrar as preces da manhã e estavam entrando em ônibus que os levariam para casa quando as bombas explodiram.

- Foi um atentado suicida - disse Nisar Sarwat, chefe de polícia de Charsadda.

Segundo a polícia, a primeira explosão ocorreu pouco antes das 6h, quando um terrorista suicida chegou ao centro de treinamento a pé. O atentado levou dezenas de recrutas a saírem para a rua, onde outro terrorista passou em uma motocicleta minutos depois e detonou explosivos.

Dos mortos, 69 eram recrutas e 11, civis. Cerca de 140 pessoas ficaram feridas.

Mais de 800 recrutas se formaram no último dia 5 e estavam ansiosos para voltar para casa na manhã desta sexta-feira. A Polícia de Fronteira, uma força paramilitar composta por moradores das regiões de fronteira do Paquistão, recebe treinamento de forças especiais dos Estados Unidos.

- Eu perdi muitos amigos. O que fizemos de errado? - questionou um recuta de 20 anos que não quis ser identificado.

A cidade de Charsadda faz fronteira com a região paquistanesa de Mohmand, um cinturão tribal semi-autônomo onde o Talibã, a al-Qaeda e outras organizações terroristas estão baseadas. Recentemente, o Exército do Paquistão relançou uma ofensiva em Mohmand, onde diversas operações fracassaram em eliminar terroristas.


Impasse político

Saleh chama manifestantes de 'sabotadores'; Qatar desiste de mediar crise no Iêmen
Agências internacionais
Shiban
SANAA - Milhares de pessoas em Sanaa e em outras cidades iemenitas pediram nesta sexta-feira pela saída do presidente Ali Abdullah Saleh após meses de protestos no país mais pobre do mundo árabe. Mas em um discurso desafiador na capital, Saleh afirmou que vai "combater a dificuldade com dificuldade".
Sem sinais de que a crise política vai acabar, o Qatar ainda anunciou que não vai mais participar dos esforços para mediar uma transferência de poder no Iêmen, culpando Saleh impasse. O Qatar estava entre as seis nações do Golfo Árabe que apresentaram um plano ao presidente para que ele deixasse o poder em troca de imunidade. Líderes da oposição aceitaram a proposta à contragosto, mas Saleh se recusou a assinar.

Um comunicado da agência estatal do Qatar afirmou que a decisão foi tomada "por causa do adiamento e atraso na assinatura do acordo" e por conta da "falta de sabedoria" de Saleh em esnobar um oportunidade de um fim rápido para o conflito.

A repressão a protestos já deixou ao menos 170 pessoas mortas. Apenas nesta sexta-feira, três manifestantes foram mortos e outros 15 feridos quando tropas do governo dispararam contra uma multidão na cidade de Ibb. Os opositores, então, atearam fogo a um veículo militar. Em Taiz, três pessoas ficaram feridas por balas.

Veículos blindados, tropas e até estudantes da academia militar com cassetetes ocuparam Sanaa para conter manifestantes que se aglomeravam por 7 quilômetros da rua principal da cidade.

Na capital, além de Ibb, Taiz e Hudaida, manifestantes marcharam no funeral de alguns das 13 pessoas mortas na quarta-feira .

Apesar da mobilização, Saleh disse a uma multidão de apoiadores que seus oponentes são "sabotadores" e afirmou que eles deveriam usar a urna de votação em vez dos protestos.

- Vocês não estão usando as mesmas condições (que nós). Nós não bloqueamos estradas, nós não cortamos linhas de gás em Maarib, isso é propriedade do povo - disse o presidente.

- Isso é a saúde do povo. Eles bebem daí e comem daí. Parem de brincar com fogo - acrescentou.


Tenerife

Homem decapita turista em supermercado na Espanha e exibe cabeça da vítima na rua

MADRI - Uma mulher britânica foi decapitada nesta sexta-feira em um supermercado no balneário espanhol de Tenerife. Depois de matá-la, o assassino foi à rua segurando a cabeça da vítima.

O prefeito da cidade de Arona, citado pela imprensa espanhola, disse que o homem, que foi preso quando tentava fugir, é um búlgaro de 28 anos com um histórico de problemas mentais.

A mídia descreveu a mulher como sendo britânica, na casa dos 60 anos, que não teria qualquer relação conhecida com o agressor.

Testemunhas disseram que o homem caminhou em direção à vítima em uma loja de produtos chineses no bairro de Los Cristiano, na manhã desta sexta, sacou uma faca e cortou o pescoço da vítima.

- Ouvi os gritos e olhei para trás, e vi um homem sujo, desgrenhado, de uns 20 e poucos anos, segurando uma cabeça pelo cabelo - disse Colin Kirby, da Tenerife Magazine.

- Primeiro pensei que fosse algum tipo de brincadeira, o homem estava berrando, e mais pessoas começaram a gritar - completou.

O agressor foi detido por seguranças e transeuntes.

Tenerife, a maior das Ilhas Canárias espanholas, é um destino popular para turistas e aposentados britânicos.


Homossexualidade

Uganda adia votação de projeto de lei que prevê pena de morte aos homossexuais
RIO - A votação do projeto de lei que determina a pena de morte para gays e lésbicas em Uganda foi mais uma vez adiada, nesta sexta-feira, durante uma sessão parlamentar.
O Presidente do Parlamento, Edward Ssekandi, disse que não havia tempo suficiente para discutir sobre o projeto de lei.

Ativistas que são contra a lei homofóbica temem que esta seja uma oportunidade para o governo de julgar as pessoas sem fatos concretos.

- Se for aprovada, vão poder usar a lei para plantar crimes terríveis contra as pessoas - disse Christopher Senyonjo, ativista dos direitos gays de Uganda, na saída do parlamento.

O debate já havia sido descartado na quarta-feira , após o clamor mundial contra a legislação. Uma nova sessão deve acontecer na próxima semana.

A homossexualidade já é considerada crime em Uganda e é punida atualmente com multas e prisão perpétua.

O movimento contra os homossexuais ganhou força no país quando o projeto de lei foi colocado em pauta em 2009.

Em março, o governo se recusou a debater o projeto por considerar que a legislação atual já continha sanções rigorosas para os homossexuais e também para portadores do vírus HIV.


Compensação

Japão aprova plano para ajudar Tepco a pagar indenizações a vítimas de acidente nuclear em Fukushima

Agências internacionais
TÓQUIO - O governo japonês anunciou nesta sexta-feira um plano para ajudar a Tokyo Electric Power (Tepco), operadora da usina de Fukushima, a compensar as vítimas do acidente nuclear no complexo. As indenizações podem chegar a dezenas de bilhões de dólares.
O governo japonês deve usar dinheiro arrecadado de impostos para ajudar a empresa. Relatos dão conta que o montante chegaria a US$ 62 bilhões. O Japão também estuda comprar ações preferenciais da Tepco.

Em troca do apoio do público, o governo disse que vai exercer o controle por um determinado período sobre a gestão da Tepco e outras usinas, que também serão convidadas a pagar bonificações anuais para o fundo.

A assistência estatal pode ajudar a Tepco a evitar a falência, mas o governo ressaltou que não se tratava de um plano de resgate financeiro.

- Fizemos este plano para que a compensação possa ser paga rapidamente às vítimas e para que a Tepco possa fornecer eletricidade de forma estável - disse o ministro do Comércio, Banri Kaieda,

O governo vai precisar aprovar uma nova lei no Parlamento para implementar o plano e analistas afirmam que a oposição, apesar de crítica à iniciativa, vai encontrar dificuldade em bloquear o projeto já que significaria um atraso no pagamento das indenizações.

Mais de 70 mil pessoas que viviam numa grande área rural num raio de 20 quilômetros da usina de Fukushima foram obrigadas a deixar suas casas. Outras 136 mil que vivem em uma área 10 quilômetros a frente receberam recomendações para ficar em casa.

Analistas indicam que as indenizações devem ficar entre US$ 20 bilhões e US$ 130 bilhões, dependendo de quando tempo a crise perdure.

Usina de Hamaoka começa a fechar últimos reatores

Enquanto isso, operadores informaram que começaram a fechar um dos dois últimos reatores em funcionamento da usina de Hamaoka. O complexo fica na região de Tokai (a 200 quilômetros de Tóquio) sobre uma falha tectônica.

O primeiro-ministro Naoto Kan pediu na semana passada que a usina fosse fechada após os eventos catastróficos na usina de Fukushima.


Realeza

Rainha Elizabeth II se torna monarca britânica com segundo maior tempo de reinado
LONDRES - A rainha Elizabeth II se tornou nesta quinta-feira a monarca com o segundo maior tempo de reinado no último milênio no Reino Unido.
Elizabeth ultrapassou a marca de dias do rei George III, totalizando 21.645 dias à frente do trono britânico. George III foi o dono da coroa do Reino Unido por 21.644 dias, entre os anos 1760-1820.
A atual rainha britânica só perde em duração de reinado para a Rainha Vitória, que esteve no comando da realeza entre 1837 e 1901. Elizabeth II, que comemorou 85 anos no mês passado, só ultrapassaria o recorde vitoriano em setembro de 2015.

Apesar da idade avançada, a monarca mantém uma agenda ativa e mês passado participou do casamento de seu neto príncipe William e Kate Middleton, agora duque e duquesa de Cambridge.









Um relatório desastroso

Texto de Aldo sobre Código Florestal estimula crime ambiental, diz Ministério do Meio Ambiente

BRASÍLIA - O Ministério do Meio Ambiente enviou nesta sexta-feira à Casa Civil levantamento apontando pelo menos dez problemas no texto que o relator do Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), queria votar na quarta-feira à noite, sendo o mais grave a inclusão de anistia a desmatadores - que a presidente Dilma Rousseff havia prometido vetar ainda na campanha eleitoral. Outro ponto do relatório de Aldo, classificado pelo ministério como desastroso, é abertura de crédito a produtores que cometeram infrações ambientais.
"Recuperar áreas consolidadas e ao mesmo tempo mantê-las são coisas incoerentes, incompatíveis"
- Voltamos à situação em que o crime ambiental compensa. A implicação prática disso é desastrosa - disse nesta sexta-feira João de Deus Medeiros, diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, representante do ministério nas negociações sobre o Código.

As mudanças de última hora feitas por Aldo eram de conhecimento do líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP). Mas outra versão tinha sido apresentada antes ao líder do PT, Paulo Teixeira (SP). O relatório do ministério encaminhado à Casa Civil é mais um sinal de que um entendimento ainda está longe.

Texto permite crédito a infrator


- Ou você faz uma coisa ou outra: recuperar áreas consolidadas e ao mesmo tempo mantê-las são coisas incoerentes, incompatíveis. É dar anistia. O governo nunca trabalhou com essa hipótese - disse Medeiros.

O Meio Ambiente questiona ainda a decisão de Aldo de retirar do texto um artigo inteiro, o 58, que tornaria impossível a concessão de crédito rural para quem tiver infração ambiental confirmada em decisão definitiva de procedimento administrativo. O ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc (PT-RJ) também disse nesta sexta-feira que a retirada desse mecanismo "é muito grave":

- Você continua financiando o destruidor do meio ambiente. Corte de crédito a desmatadores foi essencial para termos chegado à menor taxa histórica do desmatamento na Amazônia. Se isso for mesmo alterado, não vamos continuar conseguindo combater o desmatamento nem na Amazônia, nem no cerrado, nem na caatinga.

Vaccarezza e Aldo argumentam que o texto a que os líderes partidários tiveram acesso algumas horas antes de o relatório de Aldo ser lido no plenário era apenas um conjunto de propostas do governo, e que não houve acordo final em torno dele. E que só Aldo, como relator, tem autonomia para acatar ou rejeitar tais sugestões.

- A Casa Civil nunca fez relatório para o Aldo. Quem fez o relatório foi o relator. O governo pode sugerir propostas a ele, mas a Casa Civil não era relatora. Não houve texto de acordo na Casa Civil. O governo apresentou uma proposta ao relator - afirmou Vaccarezza. - O texto que entreguei na mão do Paulo Teixeira, eu pedi para ele ler e rasgar. E para não divulgar. Esse texto seria sugerido ao Aldo. Depois disso, eu, Aldo e os líderes discutimos. A maioria das sugestões, o relator aceitou; outras, não - disse Vaccarezza.

Uma terceira questão problemática apontada pelo estudo do MMA está no artigo 3 do texto de Aldo: ao suprimir o trecho que estabelecia que a previsão de "pousio" (descanso que se dá a pastos e lavouras) é apenas para pequenos agricultores, fica em aberto que a prática deve ser obedecida por todos. Na avaliação técnica do MMA, grandes produtores mal intencionados poderão fazer desmatamentos em novas áreas, e justificá-los como sendo pousios. E o poder público não terá como fiscalizar isso.

DEM quer votar projeto terça-feira

O governo ainda não decidiu como procederá daqui para a frente em relação ao texto. Dá sinais, porém, de que continuará tentando eliminar suas diferenças com o relator e usará a próxima semana para essa negociação, já que a Câmara estará esvaziada pela ausência de seu presidente, Marco Maia (PT-RS), e dos líderes de PT e PMDB. O DEM, entretanto, apresentou nesta sexta-feira requerimento convocando sessão extraordinária para a matéria ser votada terça-feira.

Além das polêmicas de mérito, a discussão do Código Florestal provocou ruído entre Aldo Rebelo e a ex-senadora Marina Silva também difícil de ser solucionado. Nesta sexta-feira, o deputado repetiu que pediria desculpas a Marina, mas negou que tenha errado ao evitar, como líder do governo em 2004, o depoimento do marido da ex-senadora, Fábio Vaz, à época acusado de se envolver num suposto esquema de contrabando de madeira. Segundo ele, o caso já estava sendo apurado em outro âmbito, e a oposição queria usá-lo para provocar o governo na Câmara:

- A investigação estava em curso no Ministério Público. Queriam fazer uma provocação política com o governo. O objetivo de investigar já estava sendo cumprido.

Mas Aldo negou que tenha articulado com a bancada governista para que o caso fosse abafado na Câmara, apesar de ter dito isso na quarta:

- O requerimento foi retirado de pauta porque o proponente estava ausente.



Coragem do religioso

Ayres Britto elogia padre Gilvander por sua defesa da união homoafetiva
BRASÍLIA - Relator do processo que reconheceu a união estável de casais gays, o ministro Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), elogiou a coragem do padre mineiro Gilvander Moreira, da Ordem dos Carmelitas, em falar sobre o tema polêmico. O padre enalteceu a decisão do STF , defendeu a constituição de famílias homossexuais e afirmou que parte da sociedade é preconceituosa, intolerante, hipócrita e cínica. Ayres Britto considerou a postura de Gilvander atual e moderna:
- Quanto ao conteúdo humano, contemporâneo e mentalmente arejado da opinião do padre, só tenho que me congratular com ele e parabenizá-lo pela coragem e lucidez.

Entre os ministros do STF, há uma preocupação em tirar da decisão do tribunal qualquer conotação religiosa e até humanística, classificando-a como técnica e constitucional. A decisão, segundo Ayres Britto, seguiu preceitos técnicos:

- O Supremo fugiu de uma interpretação meramente literal. E o fez pela unanimidade de seus membros. Até porque a interpretação meramente literal é muitas vezes o modo mais eficaz de tornar a Constituição ineficaz.

O ministro Marco Aurélio reconheceu que a manifestação do padre pode ampliar ainda mais a discussão sobre o tema:

- É uma voz que parte do segmento religioso. Portanto, não deixa de ter uma ressonância muito grande.

Há receio de que carmelita sofra sanções da Igreja

O posicionamento do padre da Ordem dos Carmelitas foi festejado por representantes da comunidade gay e até por setores ligados ao catolicismo no país. Para todos, Gilvander teve coragem ao enfrentar a Igreja, mostrando coerência com o que pregam as doutrinas cristãs. Ao mesmo tempo, a avaliação é que, infelizmente, Gilvander deverá sofrer sanções que podem inibir outros religiosos progressistas de se manifestar publicamente sobre questões polêmicas.

"Existem milhões de exemplos de quanto a igreja errou em diversos assuntos, com represálias e perseguições"
O ativista Beto de Jesus, do Instituto Edson Neris, que trata de assuntos ligados aos homossexuais, disse que aplaude de pé as declarações:

- Tiro o chapéu e aplaudo de pé porque ele teve compromisso não apenas com as estruturas hierárquicas da Igreja, mas com o Evangelho.

Segundo Jesus, são muitos os padres, freiras, pastores e outros envolvidos com a Igreja, católica ou não, a favor do movimento gay. Ele lamentou as sanções que provavelmente Gilvander receberá da Igreja.

- Existem milhões de exemplos de quanto a igreja errou em diversos assuntos, com represálias e perseguições contra pessoas que se manifestaram contra a hierarquia. Ele (Gilvander) deve sofrer sanções, mas mostrou a gays e lésbicas católicos que há vozes dissonantes na igreja.

Para uma das coordenadoras do Grupo de Católicas pelo Direito de Decidir, Valéria Melki Busin, a posição do padre mostra que há posicionamentos individuais que confrontam a "ditadura religiosa".

- Ser católico não é ser como o Papa, porque há várias doutrinas católicas. O catolicismo não é essa coisa monolítica como muitos pensam - diz ela, para quem a manifestação pública do padre Gilvander é também excepcional. Assim como Jesus, Valéria também acredita que sanções deverão ser aplicadas a ele.

O presidente da ONG Casarão Brasil, Douglas Drumond, também considerou inaceitáveis alguns dogmas impostos pela Igreja, os quais, diz ele, ferem princípios do Evangelho: - A Igreja precisa abrir espaço para todos os tipos de pensamento, é isso que ajuda a fazer uma sociedade mais justa e democrática.



Julgamento

STF diz que houve erro e pedido de liberdade de Battisti será julgado por Joaquim Barbosa
BRASÍLIA - O presidente em exercício Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto, informou ao colega Marco Aurélio Mello que houve um erro na distribuição do processo envolvendo ex-ativista italiano Cesare Battisti. Na ausência do relator do caso, ministro Gilmar Mendes, que está viajando, o processo deveria seguir para o ministro Joaquim Barbosa. O ministro Marco Aurélio já havia concluído seu despacho sobre o pedido de liberdade do italiano.
Em 2009, o STF autorizou a extradição de Cesare Battisti, mas estabeleceu que a decisão final caberia ao então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em dezembro do ano passado, Lula negou a extradição. Foi quando a Itália pediu ao STF para derrubar a decisão do ex-presidente. Esse pedido da Itália ainda não foi julgado e, com isso, Battisti continua preso.

O ex-ativista foi condenado à prisão perpétua pela Justiça italiana pelo assassinato de quatro pessoas na década de 1970. Ele está preso no Brasil desde 18 de março de 2007. Atualmente, ele aguarda o fim do processo na Penitenciária da Papuda, em Brasília. Se o STF confirmar a decisão de Lula, Battisti será solto. Caso contrário, será levado para a Itália para cumprir sua pena. A expectativa é de que o julgamento final do caso seja realizado no plenário da Corte ainda neste semestre.


No sindicato

Lula: Sindicalismo do ABC levou todo tipo de gente ao Palácio do Planalto
SÃO PAULO - Ao receber agora à noite o trófeu "João Ferrador", no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a entidade é a que mais exerce a democracia, algo desconhecido até do resto do movimento sindical do país. Segundo ele, foi essa herança que o levou a abrir as portas do Palácio do Planalto para todo "tipo de gente". Em seu curto discurso, cumprimentou o deputado estadual Rui Falcão pela eleição à presidência do PT, e dividiu a atenção com outras estrelas como o rapper Rappin Hood e a apresentadora Sabrina Sato.

"Deviam fazer um documentário, mostrando que tipo de gente frequentou o Palácio do Planalto"

- Eu acho que tem uma coisa que vocês precisam fazer. O Brasil precisa conhecer o que é fazer sindicalismo em São Bernardo. O Brasil não conhece, a CUT não conhece o sindicalismo que é feito aqui. Não há nada mais democrático, não há nada mais responsável do que a escolha de uma diretoria deste sindicato - disse Lula.

O ex-presidente, que pouco antes ajudou a cantar os parabéns pelos 52 anos do sindicato, afirmou que foi esse o modelo que levou ao Planalto em seus dois mandatos, o que o fez abrir as portas para todo "tipo de gente".

- Deviam fazer um documentário, mostrando que tipo de gente frequentou o Palácio do Planalto. Tinha um tempo que sou entrou banqueiros, empresários e presidentes. No nosso mandato entrou também. Mas entrou hip-hop, sem-teto, sem-casa, sem-camisa, tudo que você possa imaginar. Não teve um segmento da sociedade que não participou - disse Lula. - Essa é uma marca daqui, de um povo que não tem medo de democracia. O modelo sindical brasileiro não conhece o execício de democracia que se faz aqui.

Lula esteve nesta manhã na Bahia, onde fez uma palestra-surpresa para executivos da Ambev, reunidos em um resort da Costa do Sauípe. Ao chegar em São Bernardo, em rápida entrevista, comentou que a presidente Dilma Rousseff está "bem de saúde", apesar de ter cancelado a viagem ao Paraguai. E brincou que pretende assistir ao jogo de domingo, de seu time Corinthians, contra o Santos, na final do campeonato Paulista. E que pretende se tornar o "estrategista" do time para ajudá-lo a conquistar a Libertadores.





Em recuperação
Dilma cancela viagem ao Paraguai por recomendação médica
BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff cancelou, nesta quinta-feira, a viagem que faria no próximo domingo ao Paraguai, onde participaria das comemorações do bicentenário daquele país. Segundo o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena, a viagem foi adiada por recomendação médica de cautela. Dilma se recupera de uma pneumonia que a obrigou, nas últimas duas semanas, a reduzir o ritmo de trabalho.
- Embora a presidente esteja praticamente recuperada, a recomendação médica foi para que ela não se exponha a uma viagem de seis horas - disse Baena.

Segundo o porta-voz, uma nova data será marcada com o governo paraguaio para que Dilma visite aquele país. Nas comemorações do bicentenário, Dilma será representada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e pelo ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Lula diz que a saúde de Dilma está boa

Ao chegar no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, na noite desta quinta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a presidente Dilma Rousseff está bem de saúde, apesar de ter cancelado sua viagem ao Paraguai. Além disso, ele brincou que pretende virar "estrategista" do Corinthians, para ajudar o time a ser campeão da Libertadores.

- Eu tenho conversado com ela, ela aparentemente está ótima. A saúde dela está boa - disse Lula, que em breve receberá a homenagem "João Ferrador" do sindicato.

Questionado pela equipe do programa "Pânico", Lula disse que gostaria de ver o jogo deste domingo na Vila Belmiro.

-Vou conversar com o Andres (Sanches, presidente do Corinthians), e a gente vai montar uma estratégia para o Corinthians ser campeão da Libertadores. Vou ser o estrategista do Corinthians - afirmou. Segundo ele, seu time se mostrou mais preparado no primeiro jogo.

O ex-presidente preferiu não comentar a questão do atraso na construção do novo estádio do Corinthians. Disse apenas que a construção dos estádios é assunto para os clubes e para a iniciativa privada.


Caldeirão fervendo

Vasco reduz capacidade de São Januário para a semifinal contra o Avaí
Um caldeirão prestes a explodir... de alegria. Assim espera a torcida vascaína, que tem feito a festa e lotado São Januário. Mas há outros motivos de apreensão para quem vai ao estádio. Com a ascensão do Vasco na temporada e a chegada do time às semifinais da Copa do Brasil, o estádio voltou a receber grandes públicos e a apresentar velhos problemas de jogos de grande apelo: entradas tumultuadas, confusão da torcida com a Polícia Militar, gás de pimenta e espaços aparentemente superlotados nas sociais. Na próxima quarta-feira, o estádio será palco de mais uma decisão quando o time enfrentar o Avaí, às 21h50m. Mas no momento em que a torcida mais quer abraçar o time, a capacidade para o jogo será reduzida: de 22.500 para 20.500 torcedores. Segundo o clube, não por questões de segurança, mas justamente para dar mais conforto aos aficionados vascaínos.

Exatamente o que eles não tiveram no jogo contra o Atlético-PR, na última quinta-feira, quando o estádio recebeu mais de 21 mil pessoas. Na entrada, a concentração de torcedores próximo ao início da partida causou confusão e mais de 100 torcedores entraram no estádio sem ingresso. Como medida de segurança, a PM fechou os portões, o que causou revolta na torcida, pois o jogo já havia começado.

- Tinha ingresso comprado para arquibancada e não conseguia entrar. Comprei para as sociais para não perder o jogo - disse o advogado Rafael Frota, sócio do clube.

Nas sociais, a quantidade de vascaínos era tanta, que muitos ficaram de pé, próximo à grade que separa a área do campo. A solução foi abrir a área Vip, ainda em obras e que tem capacidade para duas mil pessoas, e abrigar parte da torcida.


- Não foi nada de outro mundo o que aconteceu. Houve algum tumulto por vários fatores. Primeiro porque o jogo era 19h30m, muitas pessoas chegaram em cima da hora e gerou aglomeração. Outras ficam do lado de fora e entram minutos antes. Além disso, precisamos que a PM chegue um pouco mais cedo para a segurança ser mais eficaz. Temos totais condições de receber partidas de grande porte - justificou o vice-presidente de patrimônio do clube, Fred Lopes.

Lopes garantiu que não houve superlotação no estádio cuja capacidade atual, autorizada pelo Corpo de Bombeiros, é de 24.585, contando a área Vip:

- Ainda sobraram uns 400 ingressos dos 22.585 do total. Nas sociais, alguns torcedores não quiseram se sentar por causa das pilastras que atrapalham a visão. Por este motivo, com o aval da PM e do Corpo de Bombeiros, liberamos parte da área Vip. No próximo jogo, ainda estará fechada, mas poderá servir de área de escape.

Capacidade deve aumentar

Este ano, também pela Copa do Brasil, na partida contra o ABC de Natal, cujo público foi de mais de 19 mil pessoas, outra confusão na entrada dos torcedores, com a ultilização de gás lacrimogêneo pela PM. Atualmente, São Januário possui 41 catracas, número que o clube pretende aumentar somente após o Brasileiro. Aquela partida, inaugurava, o projeto de setorização do estádio feito pela empresa responsável para organizar as vendas e confecção dos ingressos. A Outplan, que ficou no lugar da BWA, foi contratada com objetivo de aumentar a venda pela internet e garantir mais conforto ao torcedor.


- Foi um caso diferente. Resolvemos testar a setorização, mas vimos que não era o momento adequado. Na partida seguinte voltamos ao esquema anterior - explicou.

Apesar da capacidade atual ser de mais de 24 mil espectadores, o tamanho de São Januário muda conforme a necessidade. Na final da Libertadores de 1998, por exemplo, o público presente foi mais de 35 mil pessoas. Em 2000, na final da João Havelange, havia mais de 40 mil presentes, na partida em que o alambrado caiu. Após o estatuto do torcedor, que cobra diversas exigências de estádios que comportem mais de 20 mil torcedores, como sistema de monitoramento de câmera no local, mais ambulâncias, policiais, entre outros, São Januário passou a receber no máximo 18 mil pessoas, na gestão de Eurico Miranda. Capacidade novamente redimensionada nos últimos anos e que deve mudar novamente. De acordo com o clube, após a inauguração do setor Vip, aumentará para 26 ou 27 mil espectadores.

- O Vasco cumpriu todas as exigências, acabamos de receber o laudo do Corpo de Bombeiros. Está tudo em dia - afirmou.


São Paulo ainda não fala em demissão mas já busca substituto para Carpegiani
RIO - O choque com o veterano meia Rivado deve custar caro ao ainda oficialmente técnico do São Paulo, Paulo César Carpegiani. Após a eliminação na Copa do Brasil, devido à derrota desta quinta para o Avaí , por 3 a 1, Rivaldo disse que se sentiu humilhado por ter permanecido os 90 minutos no banco de reservas , e a declaração foi rebatida imediatamente pelo treinador, também através da imprensa.
Nesta sexta-feira, Carpegiani sequer voltou a São Paulo com a delegação tricolor. De Florianópolis, ele seguiu para Porto Alegre. Mesmo sem confirmar a demissão, o presidente são-paulino, JUvenal Juvencio, deu pistas de que a crise culminaria com a saída de um deles.

- Acho muito difícil o Rivaldo e o Carpegiani continuarem juntos no São Paulo. Não posso ser cínico. Houve uma discussão pública entre o técnico e o atleta, o que deixa a convivência dos dois mais complicada - afirmou Juvencio, de acordo com reportagem do site GloboEsporte.com.

O dirigente já fala até mesmo num eventual substituto para Carpegiani, que deve ser comunicado na tarde desta sexta sobre a demissão. O presidente do São Paulo admite ir buscar um novo treinador em outro clube.

- Os bons técnicos estão empregados. É assim mesmo. Mas é claro que existe a chance de o São Paulo ir atrás de um técnico empregado. Esta é a lei do futebol, e eu não sou diferente - declarou.

Dorival Júnior, atualmente no Atlético-MG, é o nome mais cotado para receber uma proposta são-paulina. Cuca, do Cruzeiro, e Ney Franco, da seleção brasileira sub-20, correm por fora.