Blog

Blog

3 de mai. de 2011

Notícias do Brasil e do mundo


Buscas

Air France: corpos do vôo 447 serão resgatados em até 48 horas

RIO - Corpos de passageiros do voo 447, localizados nos destroços do avião da Air France que caiu no Atlântico em 31 de maio de 2009, poderão ser resgatados em até 48 horas. Quem afirma é uma fonte próxima à investigação, em entrevista ao jornal francês Le Monde. Esta pessoa, no entanto, é cautelosa sobre o resultado da operação, que será conduzida pela polícia. Mais cedo, o diretor do Escritório de Investigação de Acidentes Aéreos (BEA, na sigla em francês), Jean-Paul Troadec, anunciou que a segunda caixa-preta, que contém o ambiente acústico da cabine, está "cheia" e "em bom Estado ". O equipamento foi içado na noite de segunda-feira. De acordo com o ministro dos Transportes, Thierry Mariani, se o conteúdo estiver preservado, em três semanas será possível saber a verdade sobre o acidente que matou 228 pessoas.

A Air France divulgou uma nota, nesta terça-feira, em que o CEO da empresa, Pierre-Henri Gourgeon, classifica a localização da segunda caixa-preta como um passo decisivo na investigação sobre a queda do Airbus A330. No comunicado, ele diz esperar que as informações contidas nos gravadores de voo, "possam ser usadas e fornecer respostas às questões que têm sido levantadas há quase dois anos pelos familiares das vítimas, pela Air France e pela indústria da aviação mundial sobre os fatos que conduziram a este trágico acidente". Na nota, Pierre-Henri afirma ainda que "temos que agradecer ao BEA e às autoridades por perseverarem nessa árdua busca".

Na segunda-feira, o BEA anunciou ter recuperado o gravador de voz - Cockpit Voice Recorder (CVR), que estava a dez metros da primeira caixa-preta - a chamada Flight Data Recorder (FDR), que grava dados de vôo -, resgatada no domingo. Assim como a primeira caixa, a segunda foi imediatamente anexada ao inquérito judicial. Ela está sendo mantida num recipiente com água para manter o máximo possível em seu estado atual, e ficará submersa até a contagem inicial do BEA em Le Bourget, perto de Paris.

De acordo com Troadec, a compreensão do que está gravado nas caixas vai depender do estado de conservação dos equipamentos:

- Vai depender do fenômeno da corrosão, que pode ter danificado alguns dos dados, tornando-as mais complicadas para a descriptografia - disse o diretor do BEA, acrescentando que os investigadores tinham identificado todas as peças que eles queriam resgatar.

A segunda caixa-preta foi localizada pelo robô Remora 6000, que encontrara no domingo a primeira caixa-preta do voo 447. A segunda caixa encontrada contém o registro de voz dos pilotos na cabine da aeronave. Agora, segundo Troadec, com as duas caixas, será possível determinar com precisão as causas do acidente com a aeronave.

A segunda caixa-preta foi localizada às 18h50m (hora de Brasília) e resgatada pelo robô-submarino às 23h40m (hora de Brasília). O aparelho está em boas condições. Segundo o BEA, as memórias das caixas encontradas devem levar pelo menos dez dias até chegar à França, onde serão analisadas. De acordo com informações do jornal francês "Le Monde", especialistas dizem que os dados poderão ser recuperados em dois ou três dias.

A caixa-preta encontrada no domingo, chamada Flight Data Recorder (gravador de dados de voo, ou FDR, na sigla em inglês), contém os parâmetros técnicos do voo, como altitude, velocidade, desempenho do motor e trajetória. A descoberta marca uma etapa crucial nas investigações para descobrir as causas da tragédia. O Airbus da Air France (Rio-Paris) caiu no Atlântico em 31 de maio de 2009.

"Depois de quase dois anos de espera, as famílias das vítimas talvez sejam capazes de entender as circunstâncias do acidente"
.Em comunicado, a ministra do Meio Ambiente, Transporte e Habitação da França, Nathalie Kosciusko-Morizet, lembrou que as famílias estão perto de uma explicação.

- Depois de quase dois anos de espera, as famílias das vítimas talvez sejam capazes de entender as circunstâncias do acidente - disse.

Ao jornal "Le Monde", Thierry Mariani, o secretário francês dos Transportes, lembrou que esta foi a primeira vez que destroços de um avião são recuperados a tal profundidade. As operações de buscas, iniciadas no dia 26 de abril, estão sendo realizadas a 3.900 metros de profundidade, a cerca de dez quilômetros ao norte da última posição do avião conhecida nos radares.

A localização das caixas-pretas era uma prioridade. As coordenadas geográficas precisas dos destroços foram obtidas através da análise de fotos tiradas por outros robôs submarinos que descobriram a fuselagem do avião, no início de abril .

A missão francesa tenta resgatar os corpos junto com os destroços. A Associação dos Familiares de Vítimas do Voo 447 enviou carta solicitando uma audiência à presidente Dilma Rousseff. Segundo Nelson Faria Marinho, presidente da associação, há uma série de reivindicações a serem feitas, entre elas a de que os corpos não sejam levados para a França, como o governo francês pretende fazer.


Pesquisa

Aprovação a Obama sobe 9 pontos após morte de Osama bin Laden
RIO - A aprovação ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, subiu nove pontos percentuais após a morte de Osama bin Laden, revela uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo jornal "Washington Post".

A pesquisa, feita pelo instituto Pew Research Center, foi conduzida por telefone na noite de segunda-feira, menos de 24 horas após a morte de Bin Laden.

A aprovação ao presidente americano está agora em 56%, acima dos 47% registrados pelo mesmo instituto em abril. A mesma pesquisa diz que 69% dos americanos aprovam a forma como Obama enfrenta a ameaça de terrorismo, um crescimento de 13 pontos na mesma comparação.

No entanto, apenas 5% dizem acreditar que a morte de Bin Laden acaba com a ameaça de terrorismo. Entre os entrevistados, 67% afirmam estarem preocupados com a possibilidade de ataques da al-Qaeda contra alvos americanos em retaliação.

A pesquisa foi feita entre 654 adultos e tem margem de erro de 4,5%. Os EUA realizam eleições presidenciais em novembro de 2012.


Operação Geronimo

Bin Laden estava desarmado ao ser encontrado pelas forças especiais americanas, diz porta-voz da Casa Branca

WASHINGTON - Osama bin Laden não estava armado durante a operação das forças especiais americanas na sua fortaleza no norte do Paquistão, na noite de domingo, disse o porta-voz da Casa Branca Jay Carney na tarde desta terça-feira. Segundo Carney, Bin Laden resistiu aos agentes que participaram da ação na residência em Abbottabad e acabou sendo morto.
O porta-voz disse, ainda, que as relações dos EUA com o Paquistão, que já foi importante aliado de Washington na guerra contra o terror, estão "complicadas". Carney assegurou que o cronograma da retirada das forças americanas do Afeganistão não será alterado com a morte do líder da al-Qaeda.

Carney não explicou exatamente como Bin Laden reagiu durante a operação, que durou 40 minutos, mas disse que foi sem arma de fogo. Segundo ele, uma das mulheres do terrorista também reagiu, levou um tiro na perna, mas sobreviveu.

- Esperávamos uma grande resistência, e de fato houve uma grande resistência. Muitas outras pessoas estavam armadas no local - afirmou o porta-voz.


Karachi

Radicais paquistaneses fazem funeral simbólico e dizem que morte de Bin Laden não será em vão

Agências internacionais
ISLAMABAD - O fundador do grupo radical muçulmano Lashkar-e-Taiba (LeT), um dos mais violentos do Paquistão, disse nesta terça-feira que a morte de Osama bin Laden, a quem chamou de mártir, não será em vão.
Ao mesmo tempo, cerca de mil radicais ligados à organização, muitos às lágrimas, fizeram um funeral simbólico para o líder terrorista em Karachi, a maior cidade paquistanesa. A LeT garante não ter ligações com a al-Qaeda.

Hafiz Mohammad Saeed chefia hoje uma organização de caridade islâmica tida pelas Nações Unidas como um braço da LeT, grupo responsável pelo atentado que, em 2008, em Bombaim, deixou mais de 160 mortos. Suas declarações, ditas a seguidores, foram passadas por um porta-voz, Saeed Yahya Mujahid.

- Bin Laden era uma grande pessoa, que abriu os olhos do mundo muçulmano - afirmou o porta-voz, citando o líder do grupo, durante orações em Lahore. - Os mártires não são perdas, e sim um motivo de orgulho para os muçulmanos. Osama fez grandes sacrifícios para os Islã e os muçulmanos, e isso sempre será lembrado.


Artigo em jornal

Presidente do Paquistão diz que não deu refúgio a Bin Laden; EUA fecham embaixada e consulados no país

Agências internacionais
WASHINGTON e ABBOTTABD (Paquistão) - O presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, rebateu nesta terça-feira as acusações de que seu governo tinha conhecimento do refúgio de Osama bin Laden no país e que protegeu o líder da al-Qaeda, em meio a uma crescente desconfiança dos EUA sobre a lealdade de Islamabad . Washington decidiu fechar ao público a embaixada e os consulados americanos no Paquistão "até nova ordem".

A decisão envolve a embaixada dos Estados Unidos em Islamabad e os consulados americanos em Peshawar, Lahore e Karachi, que ficarão fechados ao público até nova ordem", incluindo para a emissão de vistos, revelou a sede diplomática.

"Permanecerão abertos apenas para assuntos e serviços urgentes, envolvendo os cidadãos americanos", destaca a nota.

Em um artigo publicado nesta terça-feira no jornal "Washington Post", Zardari afirma que classificou as acusações de "especulações sem fundamento".

"Alguns na imprensa americana sugeriram que faltou ao Paquistão vitalidade na luta contra o terrorismo, ou pior, que nós cínicos e de fato protegemos os terroristas que afirmávamos perseguir", escreveu o presidente.

"Essas especulações sem fundamento podem gerar manchetes interessantes, mas não refletem os fatos", completou.

O artigo foi a primeira reação pública do governo paquistanês depois que oficiais dos EUA questionaram como o terrorista da al-Qaeda conseguiu viver por anos em uma cidade que abrigava um dos grupamentos militares mais prestigiados do Paquistão.

A colaboração do governo do Paquistão, onde os terroristas buscam refúgio e suporte, é considerada fundamental para a vitória das forças aliadas. Não é de hoje que o governo americano acusa a cumplicidade de líderes paquistaneses e do serviço de inteligência do país (ISI) com as milícias rebeldes. Mas, agora mais do que nunca, Washington desconfia da lealdade de Islamabad.

"Ele não estava em nenhum dos lugares que tínhamos previsto que iria, mas agora ele se foi"
.No artigo, Zardari ainda afirmou que o Paquistão "é a maior vítima do terrorismo", disse que Bin Laden era "a fonte dos maiores males do novo milênio", e ressaltou que o país também teve responsabilidade na identificação do mensageiro da al-Qaeda que levou as forças americanas ao terrorista.

"Apesar dos acontecimentos de domingo não terem sido uma operação conjunta, uma década de cooperação e parceria entre os Estados Unidos e o Paquistão levaram à eliminação de Osama bin Laden como uma constante ameaça para a civilização mundial", escreveu Zardari.

A revelação de que Bin Laden havia se escondido em um complexo na cidade de Abbottabad, possivelmente por anos, levou muitos legisladores dos EUA a exigir uma revisão dos bilhões de dólares na ajuda que Washington dá ao Paquistão com armas nucleares.

"Ele não estava em nenhum dos lugares que tínhamos previsto que iria, mas agora ele se foi", disse.

China apoiará esforços do Paquistão contra terror

A China apoiará os esforços do Paquistão para combater o terrorismo, anunciou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Jiang Yu nesta terça-feira, dois dias depois dos Estados Unidos terem confirmado a morte de Osama bin Laden no Paquistão sem a ajuda das forças paquistanesas.

Jiang disse que o Paquistão tem estado na linha de frente das ameaças terroristas. Ela disse que a China apoiou o Paquistão a desenvolver sua luta contra o terror baseado nos fatos e em suas próprias condições.

      
Kuwaitiano

Mensageiro da al-Qaeda que levou a captura de Bin Laden seria Abu Ahmad
RIO - O mensageiro da al-Qaeda que levou os Estados Unidos a localizarem o refúgio de Osama bin Laden e capturarem o terrorista no Paquistão chama-se Abu Ahmad, informou uma fonte diplomática à rede de televisão CNN. Autoridades americanas afirmaram que a identidade do mensageiro kuwaitiano foi conhecida em 2007, quando os EUA começaram a investigação que levou até a fortaleza em Abbottabad.

Documentos divulgados pelo WikiLeaks sobre a base militar de Guantánamo, em Cuba, fazem diversas menções a um homem chamado Abu Ahmad al Kuwaiti. Ele era protegido de Khalid Sheikh Mohammed, acusado de ser o mentor do 11 de setembro de 2011, e tinha ligações com Abu Faraj al Libi, um detento identificado como o terceiro maior líder do grupo.

Um dos relatórios afirma que Maad al Qathani, um terrorista que não conseguiu entrar nos EUA e sequestrar um avião para ser usado no 11 de setembro, "recebeu treinamento de computação de Abu Ahmad al Kuwaiti em preparação para a missão nos EUA".

Nos papéis de Guantánamo, o mensageiro é identificado ainda como "um experiente facilitador da al-Qaeda e subordinado" a Mohammed, que teria ainda "acesso aos círculos da al-Qaeda através da interação com membros como Bin Laden, Zawahiri (número 2 da al-Qaeda), Mohammed e outros". Ele também seria próximo de Bin Laden e teria viajado com o líder terrorista diversas vezes.

"Al-Kuwaiti foi visto em Tora Bora e é possível que al-Kuwaiti fosse uma das pessoas que acompanhavam Bin Laden em Tora Bora antes de seu desaparecimento", diz um documento.

A CNN não conseguiu confirmar com autoridades americanas a identidade di mensageiro, mas diversos fatores levam a acreditar que se trata de al Kuwaiti: o histórico dele na al-Qaeda, seu acesso a líderes do grupo, sua descrição em Guantánamo como um mensageiro, e o fato dele nunca ter sido preso.



Facções rivais
Hamas e Fatah assinam acordo de reconciliação palestina

Agências internacionais
CAIRO - Facções palestinas assinaram, nesta terça-feira, em uma cerimônia formal, um documento de reconciliação para celebrar o acordo a fim de encerrar uma rivalidade de quatro anos entre as maiores facções, o Hamas e o Fatah, que deve ser assinado amanhã.
Na semana passada, o Egito intermediou o possível acordo entre o grupo islâmico Hamas, que administra a Faixa de Gaza, e o Fatah, que lidera a Autoridade Palestina. O pacto prevê a criação de um governo de unidade transitória para a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, substituindo as administrações lideradas pelo Fatah e Hamas, que atualmente funcionam em cada território.

Izzat al-Rishq, porta-voz do Hamas, disse que todas as facções palestinas e políticos independentes se reuniram para discutir a questão.

- Todas as facções assinaram o acordo nesta terça. Na quarta-feira, vamos celebrar a reconciliação com presença do presidente palestino, Mahmoud Abbas, ed o líder do Hamas, Khaled Meshaal - disse

Os palestinos acreditam que a reconciliação é crucial para o estabelecimento de um Estado independente nos territórios capturados por Israel, na guerra de 1967. Já Israel tem denunciado o acordo , e diz que Fatah deve escolher entre lidar com o Hamas ou com Israel.





Combustível

Petrobras poderá ter que subir preço da gasolina, diz Mantega

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reconheceu nesta terça-feira que a cotação internacional do barril do petróleo está se mantendo em patamar elevado e pode ser que, futuramente, a Petrobras tenha que subir os preços domésticos da gasolina para reequilibrar suas contas. Neste caso, afirmou o ministro, o governo irá reduzir a Contribuição sobre Intervenção do Domínio Econômico (Cide) para reduzir ao máximo o impacto no preço final cobrado dos consumidores nas bombas.

Perguntado se haveria reajuste da gasolina, Mantega respondeu:

- Não agora. Mas pode ser que, no futuro, a Petrobras tenha que elevar preços da gasolina. Aí regulamos a Cide.

Ele lembrou, porém, que o maior impacto do aumento recente dos combustíveis ocorreu em função do etanol.
Segundo o ministro, com o fim da entressafra da cana-de-açúcar, o valor do etanol deve cair e reduzir a pressão sobre os preços.

- A situação tende a se normalizar a partir de maio - disse o ministro

O diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou que não há nenhuma decisão tomada a respeito de um possível aumento dos combustíveis nas refinarias.

- Continuamos analisando dentro da visão de política de longo prazo. Nesse minuto, não temos nenhuma posição a respeito - frisou Costa.

Guido Mantega também defendeu que o governo tem o direito de se manifestar sobre os rumos que a Vale, maior empresa privada e exportadora do país, toma em seus negócios, pois controla 60% da mineradora.

No entanto, disse que isso não caracteriza ingerência política no processo de substituição de Roger Agnelli, pois o Bradesco - a quem cabe, por acordo de acionistas, a indicação da presidência da mineradora - teria tomado a decisão de afastar o executivo de forma autônoma, e a União sempre defendeu uma "solução profissional, técnica".

Mantega: Lula manifestou insatisfação com Agnelli

Mantega afirmou aos senadores que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou claramente sua insatisfação com a demissão em massa de trabalhadores logo após o estouro da crise e com o abandono de projetos siderúrgicos, considerados pelo governo estratégicos para o país, mas "o senhor Roger Agnelli simplesmente ignorou, continou fazendo aquilo que achava necessário".

- Não nos esqueçamos de que a Vale tem 60% (fatia nas mãos de acionistas) de Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil) e BNDES. O governo tem participação, tem que se preocupar com a empresa, e ela tem que contribuir, sim, para o país - salientou o ministro. - Ela (Vale) tem que ter lucro, remunerar acionistas, ter bases sólidas, porém tem que olhar para os interesses do país.

Mas isso não quer dizer que o governo tenha atuado politicamente para derrubar Agnelli, defendeu Mantega:

- O Bradesco tomou a decisão autonomamente. Talvez tenha havido alguma politização por parte da Vale, e não por parte do governo. Não trouxemos a solução para o nível político, até porque sempre quisemos uma solução profissional, técnica, que me parece que foi o que ocorreu.

O ministro lembrou que a empresa não executou ou atrasou projetos estratégicos, especialmente na área de siderurgia:


- Não escondo o interesse do governo em que a Vale invista em siderurgia e aumente o seu valor agregado. Mas o governo nunca fez nenhuma imposição -ponderou Mantega. - A Vale tinha prometido fazer investimentos no Pará. Não fez, e isso, evidentemente, desagradou ao (ex-)presidente Lula.

Mantega relatou ainda aos senadores outro episódio que desagradou seriamente ao governo, entre o fim de 2008 e o início de 2009, quando a crise financeira internacional produzia seus piores efeitos nas economias global e brasileira:

- Quando começou a crise, o governo disse que ia dar condições para que as empresas não demitissem funcionários, e a Vale, com todo aquele seu poderio, demitiu 1.200 funcionários, fazendo barulho inclusive, fazendo propaganda. Uma empresa onde a folha de pagamento representa nada. O (ex-)presidente Lula, com muita razão, manifestou-se democraticamente. Ele podia ter retaliado a Vale, a Vale é uma concessão; podia ter aumentado impostos. Mas o governo não fez nada disso. O (ex-)presidente Lula usou o chamado jus sperniandi (direito de espernear, de protestar). Não vejo situação mais democrática do que essa: Lula mostrou sua insatisfação, e o senhor Roger Agnelli simplesmente ignorou, continou fazendo aquilo que achava necessário.



Critério estabelecido

Brasil tem 16,2 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza, que vivem com até R$ 70 por mês
BRASÍLIA - A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, anunciou nesta terça-feira que a linha de pobreza extrema adotada pelo governo será de R$ 70 por pessoa/mês. Com base em dados no Censo de 2010 do IBGE, isso significa que existiam no Brasil, no ano passado, 16,27 milhões de pessoas extremamente pobres, número que representa 8,5% da população brasileira. Esse será o público alvo do Plano Brasil sem Miséria a ser anunciado nas próximas semanas.

- De fato, será possível erradicar a extrema pobreza no mandato da presidente Dilma - afirmou Tereza Campello.

O valor de R$ 70 adotado como linha de pobreza extrema já serve de referência para o Bolsa Família. Atualmente, famílias com renda de até R$ 70 por pessoa são atendidas pelo programa de transferência de renda independentemente de terem ou não filhos.

Tereza Campello e a secretária extraordinária de Erradicação da Pobreza, Ana Fonseca, disseram que será possível cumprir a promessa da presidente Dilma Rousseff de erradicar a miséria no Brasil até 2014. Ana Fonseca ponderou, no entanto, que erradicar a miséria não significa zerar o número de pobres. Ela lembrou que outros indicadores, como o do pleno emprego, são considerados atingidos mesmo quando há ainda uma pequena parcela da população desempregada. O mesmo raciocínio vale para a mortalidade infantil e para a universalização do ensino fundamental.

- Sim, nós faremos ( erradicar a miséria). Vamos tirar (a população da miséria) não só com a ampliação da renda e aceso a serviços públicos. Se esse número de miseráveis é zero? Não, essa meta zero não existe em nenhuma política pública - disse Ana Fonseca.

O Ministério do Desenvolvimento Social ainda não definiu qual será o percentual de miseráveis considerado aceitável.

Dos 16,27 milhões de brasileiros extremamente pobres, a maioria está no Nordeste: 9,6 milhões. O Sudeste é a segunda região com o maior número de miseráveis, 2,72 milhões. Em terceiro lugar está o Norte com 2,65 milhões, seguido pelo Sul com 715,9 mil e o Centro Oeste com 557,4 mil. Do total, 4,8 milhões não tem nenhuma renda e 11,4 milhões tem rendimento per capita de R$ 1 a R$ 70.

Embora a população rural seja a que mais sofre com a falta de infra-estrutura e serviços públicos, a maioria dos extremamentes pobres vivem em área urbana: 8,67 milhões (53,3%) ante 7,59 milhões (46,7%) nas áreas rurais.


Fiscalização

Presidente do TCU critica Medida Provisória que acelera obras da Copa e das Olimpíadas
BRASÍLIA - O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, criticou nesta terça-feira regras da medida provisória que dribla exigências da Lei de Licitações para acelerar obras da Copa de 2014 e das Olimpíadas do Rio. O ministro disse que os gestores brasileiros não estão preparados para cumprir a regra que prioriza a contratação por empreitada - quando o poder público estabelece as diretrizes do que quer contratar e as empresas interessadas apresentam um preço global.

Para Zymler, que participou de audiência na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado, um dos problemas é a qualificação dos gestores públicos, que estão acostumados a licitar obras por preço unitário.

- Mudar pode ser uma transformação muito radical num curto espaço de tempo - afirmou, citando outras críticas.

A MP diz que, nesses casos, deve ser adotado o modelo de licitação por técnica e preço - que mescla critérios técnicos e de menor valor ofertado para definir o vencedor. Segundo o ministro, a modalidade dificulta a contratação, pois os parâmetros técnicos abrem margem a questionamentos quanto ao julgamento objetivo.

- Para a finalidade específica da Copa do Mundo, das Olimpíadas, talvez fosse melhor manter a licitação do tipo menor preço - sugeriu.

Zymler também propôs regras mais claras para evitar que os aditivos contratuais das obras excedam 10% do valor do preço global, quando a empreiteira alegar falhas no projeto. A exigência consta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

- A empresa que ganhou a licitação tem de assumir o risco do projeto. Se houve falhas, ela deveria ter detectado e esse é um risco dela - justificou, propondo importar dispositivos da LDO para a MP.

Apesar das críticas, o presidente do TCU se disse favorável a 95% da MP, pois ela incorporaria boas práticas de contratação já adotadas em pregões eletrônicos. Questionado, ele minimizou os impactos de restrições do governo ao trabalho de fiscalização do TCU, incluídas na LDO recém encaminhada ao Congresso.

Pelo texto, o tribunal só pode recomendar ao Congresso o bloqueio de obras com suspeita de irregularidades se ao menos um ministro ou colegiado de ministros tiver apreciado o processo. Zymler lembrou que, no ano passado, 29 dos 32 casos de paralisação passaram pelo crivo de algum ministro. Os três restantes não foram analisados por opção do relator do processo.

- Consideramos adequada essa sugestão na LDO. Isso não nos causa transtorno. Fico surpreso com o debate que foi travado - afirmou, classificando a tensão entre TCU e governo a cada LDO encaminhada ao Congresso como um "mito": - Sempre que surge a LDO surge na imprensa a notícia de que há uma tensão entre o governo e o tribunal. Em grande parte, essa tensão é virtual e isso tem que ser superado.

O presidente do TCU, contudo, reiterou sua proposta de uma lei permanente, que contenha regras duradouras para a fiscalização de obras, para substituir a LDO, que é enviada anualmente ao Congresso pelo governo. Ele já vem conversando com os presidentes da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), sobre o assunto.

- Mais uma vez eu digo: para que não se crie de forma simbólica uma celeuma entre o TCU e o governo, acho que a LDO já deu o que tinha de dar e está na hora de termos uma lei definitiva - afirmou.


Constitucionalidade

OAB quer que Supremo esclareça como será aplicada a Ficha Limpa em 2012
BRASÍLIA - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, ajuizou nesta terça-feira, no Supremo Tribunal Federal, uma ação requerendo que a Corte declare a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. Para a OAB, é preciso que o Supremo esclareça como será a aplicação da Lei a partir das eleições municipais do ano que vem.

"É de conhecimento público que o entendimento manifestado pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE não foi o seguido pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal", diz o texto da ação.

Em julgamento no STF, prevaleceu o entendimento de que, para que fosse aplicada, a norma precisaria ter sido sancionada um ano antes da votação. A decisão da Corte contrariou determinações anteriores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já havia inclusive barrado candidaturas com base na Lei da Ficha Limpa.

Segundo a OAB, permanece a controvérsia "sobre a possibilidade ou não de atribuir efeitos a fatos passados para tornar o cidadão inelegível, bem assim a proporcionalidade e razoabilidade de cada nova norma".







Após a derrota

Felipe promete que Vasco vai lutar pela vitória contra o Atlético-PR na Arena
RIO - O Vasco já está em Curitiba onde nesta quarta-feira enfrenta o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Ainda tentando se recuperar da perda do título da Taça Rio para o Flamengo , o time promete lutar pela vitória na capital paranaense para conseguir uma vantagem no jogo de volta, na semana que vem, em São Januário.

CONFUSÃO: No embarque, Fernando Prass discutiu com torcedor

- O Atlético-PR tem uma boa equipe, que sabe jogar na Arena com o apoio da torcida. Só que temos totais condições de conseguir o resultado e vamos dar o máximo para conseguirmos a vitória fora de casa - disse o meia Felipe.

O capitão vascaíno reconheceu que o time ainda está triste pela perda do título no fim de semana, mas que agora o momento e de focar na Copa do Brasil, pois o Vasco está a seis jogos de uma conquista nacional.


- O time ficou triste com a eliminação para o Flamengo, mas isto já faz parte do passado. Agora temos que nos concentrar no jogo contra o Atlético-PR.

Se passar pelo Atlético-PR, o Vasco enfrentará nas semifinais o vencedor do confronto entre Avaí e São Paulo.


Momento ruim

Dirigente afirma: "Botafogo está cercado de pressão"
RIO - Em menos de duas semanas, o Botafogo sofreu com quatro protestos e o gerente de futebol Anderson Barros admite que o clube está sob pressão. Nesta terça-feira, ao comentar sobre a complicada adaptação de jogadores que chegaram ao Glorioso no início desta temporada, o dirigente destacou o quanto é difícil trabalhar nas atuais circunstâncias.

- Entendemos que alguns atletas ainda não renderam nem perto do que podem, mas é normal. Além daquilo que envolve o atleta, tem a situação da pressão no Botafogo, que está cercado de pressão por todos os lados. Por exemplo, o Arévalo é titular da seleção uruguaia, vai para a Copa América, e até chegamos a nos perguntar os motivos pelos quais ele não rendia. Mas já notamos um progresso nele - disse.

Sobre os problemas ocorridos durante noite da última segunda-feira em General Severiano, Anderson Barros preferiu minimizar o ato.

- Nada justifica esses atos e isso não deve ser mais comentado. Ainda colocamos a imagem dessas pessoas para aparecer, o que não deveria ser feito. O Botafogo vai tomar atitudes enérgicas. Imagine se você está dentro do trabalho e te agridem moralmente. Isso é prejudicial - afirmou.