Blog

Blog

3 de mai. de 2011

Uma potência chamada Brasil


BRASIL: 7ª ECONOMIA MUNDIAL (8ºs e 9ºs ANOS)

   O governo brasileiro anunciou nesta semana, que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil ultrapassou o PIB da França (ultrapassamos recentemente o PIB italiano), o que nos coloca em 7º lugar na economia mundial. Para efeito de recordação, o PIB se refere a toda a riqueza anual produzida por um país nos três setores da economia: setor primário (agropecuária e extrativismo), setor secundário (indústrias) e setor terciário (comércio e serviços).
   Essa notícia pode ter agradado a alguns setores da sociedade brasileira, mas ela, isoladamente, pode não ter um significado tão importante quanto parece.        Obviamente, o crescimento econômico é extremamente importante para qualquer país, mas, como já estudamos com a turma dos 9ºs anos, esse crescimento apenas passará a ter uma importância real a partir do momento em que vier acompanhado de um desenvolvimento econômico, isto é, quando toda a sociedade, inclusive os mais pobres, tiverem acesso e forem beneficiados por essa riqueza. Traduzindo em miúdos: a desigualdade social deve ser combatida a todo custo.
 Alguns indicadores mostram que a desigualdade social foi reduzida nos últimos anos em nosso país, mas isso não significa que tudo está resolvido. Ao contrário, o problema é muito grande e, por isso, ainda há muito a ser feito.