Blog

Blog

26 de mai. de 2011

Vice prefeito é preso em São Paulo

Vice-prefeito de Campinas é preso ao desembarcar em SP

Ele é suspeito de envolvimento em fraudes em contratos públicos.
Demétrio Vilagra não quis falar no aeroporto, mas nega relação com fraudes.

Do G1 SP, com informações da EPTV
 
O vice-prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), foi preso no início da noite desta quinta-feira (26) ao desembaracar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. Vilagra era considerado foragido da Justiça desde sexta-feira (20). Ele é suspeito de envolvimento em um esquema de fraudes em contratos públicos investigado pelo Ministério Público. Vilagra estava em uma viagem de férias na Espanha e está na lista das 20 pessoas que tiveram a prisão temporária decretada pela Justiça a pedido da Promotoria.
Assim que soube da decretação da prisão, o vice-prefeito afirmou por meio de um microblog que planejava antecipar a viagem, mas depois corrigiu a informação por meio dos advogados de defesa dizendo que estava em um grupo de excursão e, por isso, não ia voltar antes.
 
Na quarta-feira (25), o advogado do vice, Ralph Tórtima Stettinger, entrou com pedido de revogação da prisão temporária na 3ª Vara Criminal de Campinas. O pedido foi negado pelo juiz Nelson Augusto Bernardes.
Segundo o Ministério Público, as prisões são necessárias pois há indícios de que os suspeitos estavam se articulando para dificultar as investigações sobre fraudes em licitações e contratos públicos.
Ao desembarcar no aeroporto, o vice-prefeito foi questionado se tinha algo a declarar e respondeu: "Apenas à Justiça". Ele negou envolvimento em qualquer tipo de fraude.
O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT), disse que acredita não haver nenhum envolvimento do vice-prefeito no esquema. Afirmou ainda que confia em toda a lisura do processo que está sendo investigado pelo Ministério Público.
De acordo com o advogado do vice-prefeito, os documentos apresentados não são suficientes para ligar Demétrio Vilagra às fraudes investigadas pelo Ministério Público.