windows-8

Microsoft busca com o Windows 8 o mesmo sucesso do XP.

O que fazer para arrastar todos seus usuários, ou pelo menos a grande maioria para a atualização do sistema operacional? É esta a pergunta que a Microsoft faz a seus desenvolvedores desde a chegada do Windows XP. Um sistema estável, rápido, leve, sem grandes complicações, que conseguir juntar a eficiência do Windows 2000 com a praticidade do Windows 98. E ainda com um visual mais moderno. Assim chegou o XP que arrastou milhares de usuários para a nova versão, fazendo praticamente todos os usuários colocarem de lado o Windows 98 e as empresas o Windows 2000.
Windows Vista, Windows Seven, nenhum tem conseguido boas vendas Tornou-se desnecessário atualizar o sistema, o que os usuários preocupam agora é com o novo visual do navegador, o novo layout do Facebook, do Orkut, o sistema operacional passou a ser apenas um detalhe, esquecido em segundo plano.

Por isto a Microsoft está trazendo inovações para o Windows 8, por exemplo, a capacidade de reconhecimento fácil. E disto ninguém duvida, afinal esta tecnologia pode ser conferida no Kinect com toda a glória e sucesso. Seria muito fácil implantá-la no Windows 8 e seria uma novidade para os usuários. Além do quê, abririam-se novos campos para a informática e seu uso no dia-a-dia. Imagine que, para acessar seu computador protegido por senha, bastaria ficar de frente para ele. Chega de ter que ficar digitando senhas e mais senhas. Mas a controvérsia é muito grande e muitos se perguntam como seria no caso de um usuário deixar a barba crescer, ou uma usuária de óculos, ou com um corte de cabelo muito diferente ou então que pintasse os cabelos. Continuaria a opção de senha?
Os boatos já começaram a correr e as jogadas de marketing, de deixar "vazar" uma versão na internet também. Já se fala sobre a ferramenta Windows Portable Workspaces, que permitirá usar o sistema a partir de um pendrive. O que já é comum no Linux. Porém o Linux é gratuito e pode-se fazer quantas cópias quiser, e com o Windows 8? Para quantos pen drive poderia ser copiado? É mais uma das perguntas sem resposta, pelo menos por enquanto.

Pelo menos para este novo Windows 8, a expectativa é grande, pois todos sabem que a Microsoft não quer e nem pode cometer o mesmo erro, de lançar um novo sistema operacional achando que todos vão migrar para ele, simplesmente porque é novo. Terá que ser um Windows que realmente ofereça vantagens, somente assim, os usuários demonstrarão interesse em tê-lo em seus computadores.