Blog

Blog

22 de set. de 2011

Conheça os Campeões do Mundo

Esses Países, todos tem títulos mundiais
de Futebol

O futebol é o esporte mais popular do planeta. Em toda cidade, em qualquer vilarejo do mundo, até mesmo nas mais remotas aldeias, existe um campo de futebol.
Como estamos nas vésperas de mais uma Copa do Mundo, a maior competição do futebol, convém recordar quais países já levantaram o troféu.

França - (1998)


Os franceses ganharam uma única Copa: a realizada em seu país em 1998. Tinham um time mediano, comandado por Zidane, um jogador genial. Na final enfrentaram o Brasil, que antes de entrar em campo, passara por uma experiência no mínimo exótica: uma crise de convulsões de Ronaldinho, nosso principal jogador. Em 2006, a geração de Zidane voltou a disputar uma final, mas foi derrotada pela Itália.

Inglaterra - (1966)


Os ingleses inventaram o futebol, mas esqueceram de aperfeicoá-lo. Tanto é que ganharam sua única Copa em 1966, jogando em casa, mas mesmo assim, beneficiados por uma arbitragem polêmica, que validou um gol sem a bola ter entrado na meta. Costumam chegar na competição como  favoritos, porém,  ficam sempre pelo meio do caminho.

Uruguai - (1930 – 1950)

Em 1930, ano que foi realizada a primeira Copa do mundo, os uruguaios já eram campeões olímpicos e jogavam o melhor futebol do mundo, jogando em casa foi fácil ganhar o título. Já em 1950, realizaram uma das maiores proezas da história do futebol: derrotaram o Brasil, na final, em pleno Maracanã lotado por 200.000 pessoas. Depois, o futebol uruguaio foi perdendo força, mas vem se reabilitando nos últimos anos.

Argentina - (1978-1986)

Nossos maiores rivais ganharam duas Copas de maneira contestada até hoje; em 1978 jogando em casa, foram beneficiados pelo regulamento: após uma suspeita goleada sobre o Peru ( o goleiro peruano era um argentino naturalizado), foram para a final eliminando o Brasil pelo saldo de gols. Em 1986 apesar de contarem com o segundo maior jogador da história, Maradona, só conseguiram eliminar a Inglaterra com um gol de mão de Dom Diego. Chegaram também na final de 1990, mas foram derrotados pela Alemanha.

Alemanha - (1954-1974-1990)

Por duas vezes os alemães entraram na final de uma Copa como meros coadjuvantes e saíram como campeões: em 1954, o mundo só tinha olhos para a fantástica seleção húngara de Puskas e Cia e em 1974, o carrossel holandês encantava os amantes do bom futebol, mas em ambas as finais quem levantou a taça foi o eficiente futebol germânico. O terceiro título veio em 1990, na Itália, dessa vez os alemães eram os favoritos e não decepcionaram as previsões.

Itália - (1934-1938-1982-2006)

Quando ganhou as suas duas primeiras Copas do Mundo, em 1934 e1938, a Itália tinha o mais estruturado futebol do planeta e os títulos foram uma consequência natural.
Após a Segunda Guerra, o país só voltou a participar de uma final em 1970, quando foram massacrados pelo Brasil. O terceiro caneco veio em 1982, na Espanha, chegaram nesse mundial desacreditados, mas eliminaram os principais adversários, entre eles a maravilhosa seleção brasileira de Zico, Sócrates e Falcão e se sagraram campeões do mundo, o tetracampeonato foi conquistado na última Copa.

Brasil - (1958-1962-1970-1994-2002)

Em 1958, o mundo conheceu os dois maiores jogadores que o futebol brasileiro já produziu: Pelé e Garrincha. Com eles ganhamos nossa primeira Copa genialmente. No Chile em 1962, Pelé sofreu uma grave lesão e foi substituído por um reserva à altura: Amarildo. Com ele e Garrincha levantamos o bicampeonato.
A seleção campeã de 1970 no México é apontada como o maior time de futebol já formado. Contava com Pelé no auge da forma e com outros três gênios da bola: Gérson, Rivelino e Tostão, além do artilheiro Jairzinho.
A quarta taça, só veio após um longo e angustiante jejum de  24 anos. Sob o comando de Parreira e com o infernal Romário no ataque, jogamos um futebol de resultados, sem muito brilho, porém eficiente. O penta viria em 2002, numa Copa sediada em dois países: Japão e Coréia do Sul. Nessa Copa o mundo presenciou a fantástica recuperação de Ronaldo, o Fenômeno, que havia sofrido uma lesão terrível e dado por muitos como acabado para o futebol.
Como se pode notar, a hegemonia do futebol, sempre esteve ora nas mãos de europeus, ora nas dos sul-americanos, por esta razão nesse ano, se não der Brasil, eu torço por uma seleção africana. E você? Deixe sua opinião nos comentários.

Brasil - 5 Títulos mundiais 
Pentacampeão de futebol do mundo