Blog

Blog

21 de set. de 2011

Dores musculares: Como evitar

Qualquer tipo de dor no corpo  não é apenas um mal-estar que acaba provocando incômodo e atrapalha o dia de qualquer pessoa. Muitas dores são consequências de atitudes impensadas onde uma atividade física mais intensa, a prática de um esporte de forma inadequada ou até mesmo uma movimentação mais intensa no trabalho são as principais criadoras destas dores.
Mas qual é o problema? O problema é que muitas pessoas praticam exercícios ou esportes  sem aquecimentos, desenvolvem as tarefas de casa ou do trabalho além do que o corpo suporta. Isto pode levar a consequências perigosas em um futuro muito próximo.
Então, o que fazer quando as dores surgem sem explicações? No caso das dores musculares, elas podem surgir devido a uma noite de sono mal dormida, uso demasiado do computador por conta da digitação ou até mesmo decorrente de uma tarefa simples de casa como varrer a casa, por exemplo. No entanto, as dores musculares mais frequentes aparecem devido à prática de esportes de forma incorreta visto que essas atividades exigem um esforço maior da musculação do corpo.
dores-corpoOutras posturas podem favorecer o surgimento dessas dores como a má alimentação, falta de repouso adequado, falta de nutrientes e vitaminas no corpo. Por isso, é fundamental que as pessoas que tenham o costume de praticar esportes, exercícios ou que trabalham de forma intensa durante o dia saibam manter uma boa alimentação e dar o devido descanso ao corpo. Para evitar estes tipos de dores, é preciso seguir algumas recomendações, dentre as quais destacamos:
- Antes de praticar qualquer exercício ou prática esportiva, faça um aquecimento adequado. Proceda com alongamentos dos músculos e aqueça bem o corpo. Isto fará com que os músculos estejam relaxados e não contraídos evitando assim, as famosas lesões.
- Conheça seu corpo. Antes de executar qualquer atividade é preciso saber que o seu corpo tem um limite e jamais deve ser ultrapassado. Algumas lesões ocasionadas por esforços acima do limite do corpo acabam sendo tão graves que precisam de intervenção cirúrgica para o tratamento do problema.
- Cuide da alimentação. Uma alimentação saudável será responsável por evitar dores musculares, pois assim o corpo humano estará nutrido e a musculatura com sua estrutura adequada.
- Organize seu sono. O sono não é apenas um descanso para o corpo, mas representa descanso para a mente e corpo. Se a maioria das pessoas soubesse que o sono tem um grande efeito reparador, certamente dormiriam melhor, pois até mesmo as dores musculares seriam evitadas visto que ele proporciona um repouso adequado a toda à estrutura corporal.
Existem muitas dicas e recomendações médicas que precisam ser seguidas, para evitar as dores no corpo. Mas, como a agitação do dia a dia não permite que as pessoas atentem melhor para este quesito, acabam sofrendo demasiadamente com um problema que poderia ter sido evitado através de atitudes simples, mas muito eficientes. Por isso, observe bem as dicas e aplique-as em seu cotidiano.