Blog

Blog

4 de set. de 2011

Herbert Cukurs - carrasco nazista no Brasil



A história de Herbert Cukurs, de pioneiro da aviação mundial a carrasco nazista, que durante anos fez voos panorâmicos pela represa de Guarapiranga em SP


Herbert Cukurs

Herbert Cukurs, nascido em 17 de maio de 1900 na cidade de Liepaja, na Letônia, é um grande herói em seu país. Pioneiro da aviação, desde muito novo começou a pilotar e construir aviões, sendo responsável por alguns dos mais importantes voos de longa duração da primeira metade do século XX, partindo da Letônia até a África e Japão. Contemporâneo de Charles Lindbergh e Amelia Earhart, figura na mesma galeria dos maiores heróis da aviação mundial.

Avião utilizado no voo para a África. Originalmente a aeronave tinha 2 lugares,
mas foi modificada para colocação de um tanque de combustível extra

Livro "Meu voo para a Gâmbia", onde Cukurs conta uma de suas façanhas

Durante a ocupação nazista na Letônia no verão de 1941, Cukurs tornou-se membro do terrível "Arajs Kommando", o braço nazista da polícia secreta da Letônia, responsável por vários assassinatos de judeus, ciganos e deficientes durante a ocupação. Alguns historiadores reconheceram-no como um dos principais líderes nas execuções de judeus nos massacres do Gueto de Riga e da floresta de Rumbula, que deixaram um rastro de quase de 30.000 mortes. Segundo eles, Herbert Cukurs seria o temido "Enforcador de Riga".

Outra foto em uniforme militar
Teria sido ele protagonista no Arajs Kommando, ou apenas mais um cumpridor de ordens?


Monumento na Floresta de Rumbula, Letônia
Palco de um dos maiores massacres da 2a Guerra Mundial, com mais de 25.000 mortos

Depois da rendição alemã em 1945, Herbert conseguiu emigrar para o Brasil através da França, e algum tempo depois abriu uma empresa que realizava voos panorâmicos utilizando um hidroavião Republic RC-7 Seabee.

Hidroavião Republic Seabee
Com estes modelos, a família Cukurs faria história na aviação brasileira

Com muita técnica, ótimos conhecimentos de mecânica e manutenção apurada,  logo conquistou a confiança dos brasileiros, e operou seu serviço de voo durante décadas nas praias da Baixada Santista, Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro e finalmente na Represa de Guarapiranga, em SP. Seu filho Gunars Cukurs também seguiu os passos aeronáuticos do pai, e pilotou os Seabees depois da maior tragédia sofrida pela família depois do término da Guerra: o assassinato de Herbert Cukurs.

Seabees na Represa de Guarapiranga 


A familia Cukurs também operou na Baixada Santista
Foto na Praia de José Menino - Santos


Foto da família Cukurs ao lado de um Seabee - década de 70

Um agente da Mossad disfarçado como um empresário austríaco do ramo de turismo fez amizade com Herbert na época em que ele trabalhava na Lagoa Rodrigo de Freitas no RJ. Aos poucos foi ganhando a confiança e chegou até a frequentar a casa da família Cukurs em São Paulo. Aproveitando a amizade, convenceu-o a ir até o Uruguai ajudá-lo a abrir um escritório no ramo da aviação.



Montevidéo, Uruguai
Uma triste lembrança para a família Cukurs

Chegando a Montevidéo, depois de rodarem em busca de escritórios durante várias horas, foi levado a uma residência afastada da cidade especialmente alugada para a execução. Assim que Cukurs entrou na residência foi agarrado por 6 homens, e teria início o ritual de leitura das acusações e a execução. Porém, com ótima forma física para sua já avançada idade, consegue lutar com os executores, e só foi parado quando recebeu dois tiros na cabeça.

Cukurs em um de seus Seabees
Ótima forma física até os 65 anos

Seu corpo foi deixado na residência junto com uma carta explicando os motivos da execução. Foi encontrado depois de vários dias, já em adiantado estado de decomposição, apesar de vários orgãos da imprensa sul-americana e alemã terem recebido notas informando a execução, que foram consideradas como "brincadeiras de mau gosto".


Mossad, o temido Serviço Secreto Israelense
"Aqueles que nunca esquecem..."



A Nota dizia:

"Levando em consideração a gravidade das acusações contra o réu, visto que ele pessoalmente supervisionou a morte de mais de 30.000 homens, mulheres e crianças, e também considerando a extrema crueldade com que exerceu suas tarefas, o acusado Herbert Cukurs é sentenciado à morte. O réu foi executado em 23 de fevereiro de 1965,  por aqueles que não podem esquecer. Seu corpo pode ser encontrado na Casa Cubertini, Rua Colômbia, Sétima Seção do Departamento de Canelones, Montevidéo, Uruguai"


Nunca saberemos se Herbert Cukurs realmente era o "Enforcador de Riga", ou se estava no lugar errado na hora errada, lutando por sua vida e de sua família como tantos outros militares que cumpriam ordens durante a ocupação nazista na Europa. A verdade é que ele nunca teve chances reais de contar sua história, mostrar provas em contrário ou simplesmente defender-se.

Os Seabees da família Cukurs apareceram até em propagandas de automóveis nos anos 70

A família Cukurs, apesar de revoltada, continuou sua vida no Brasil, e seu filho Gunars Cukurs continuou a trabalhar com aviação até 1996, quando os voos panorâmicos na Represa de Guarapiranga nos valentes Seabees tiveram fim. As mais de 12.000 horas de voo acumuladas em mais de 30 anos (sem nenhum acidente) fizeram de Gunars o mais experiente piloto de Seabees em todo o mundo.

Gunars Cukurs, em foto do final da década de 80

Se Herbert Cukurs realmente fosse um assassino nazista, mereceria uma punição exemplar, por ter cometido crimes terríveis contra toda a Humanidade, mas que fosse administrada de forma civilizada. O que a Mossad fez foi simplesmente igualar-se aos piores déspotas nazistas.

Simon Wiesenthal, o mais famoso "Caçador de Nazistas"
Faleceu em 2005, aos 96 anos

Se considerarmos apenas os testemunhos sobre a conduta de Herbert Cukurs no Brasil, ficaremos com sérias dúvidas sobre as acusações...

Título de Agradecimento do Governo do Estado de São Paulo para Herbert Cukurs
 Colaboração em Campanhas de Vacinação

Em 23 de Setembro de 2010 Gunars Cukurs faleceu, sem nunca deixar de defender seu pai de todas as acusações de envolvimento com mortes de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A família Cukurs continua lutando...


Localização da Letônia
Um dos pequenos países bálticos


Conheça com mais detalhes a história da família Cukurs no Blog "A Águia do Báltico"
Você encontrará um vasto material, muito bem documentado

Veja um Seabee pilotado por Gunars Cukurs em ação na Represa de Guarapiranga