Blog

Blog

4 de set. de 2011

Mulher engorda quando casa!... homem quando separa!




Um estudo feito por dois cientistas da Universidade estadual de Ohio, nos Estados Unidos, mostra que homens são mais propensos a engordar depois de um divórcio, enquanto mulheres tendem a ganhar mais peso durante um casamento. Os dados da pesquisa foram divulgados nesta segunda-feira (22/08) no encontro anual da Associação de Sociologia norte-americana.
Tanto o casamento quanto o divórcio podem gerar quilos a mais, especialmente depois que os parceiros alcançam 30 anos de idade. Para o aluno de doutorado Dmitry Tumin, autor principal do estudo, ambos os casos podem levar a pessoa a ganhar peso além da conta, com riscos reais à saúde.

Para Zhenchao Qia, colega de Tumin e co-autor da pesquisa, a maioria dos estudos anteriores sobre como as pessoas engordam depois de casamentos e divórcios procurou estabelecer médias para as mudanças. Isso levava a resultados que mascaravam tanto a existência de pessoas que perdiam peso, como das que ganhavam muitos quilos a mais.




A pesquisa

O estudo contou com os dados sobre homens e mulheres que tinham entre 14 e 22 anos em 1979. Elas foram monitoradas durante todos os anos até 1994 e, a partir daí, a cada dois anos.
Tumin e Qian escolheram 10.071 pessoas entrevistadas entre 1986 e 2008. Eles queriam determinar o ganho de peso depois de dois anos após o divórcio ou o início de um casamento. Uma das informações relacionadas era o Índice de Massa Corporal (IMC).
Quatro grupos foram criados a partir dos dados do NLS79: um para pessoas que perderam pelo menos 1 kg/m² dois anos depois de um casamento ou divórcio; outro para quem ganhou de 3 a 9 quilos (para uma média de altura de 1,77 m); um terceiro para parceiros que engordaram mais de 9 quilos; e o último para quem não teve alterações pequenas no peso (mais ou menos de 3 quilos).

Os pesquisadores descontaram o efeito de mudanças na vida dos entrevistados como gravidez, pobreza, status socioeconômico e educação. Após chegar aos resultados, a dupla descobriu que a tendência a engordar só aumenta após os 30 anos, sempre com o mesmo padrão: homens após o divórcio, mulheres após o casamento.


Motivo desconhecido

Qian lembra que os resultados não podem ser aplicados para cada pessoa, já que o fato de engordar ou emagrecer pode variar de parceiro para parceiro - afinal, as experiências que cada um vive podem ser diferentes entre si.

Para os especialistas, outros estudos já apontaram que o divórcio leva à perda de peso após um período de cinco anos, mas destacam que esse tipo de pesquisa pode não ter sido feito com grupos separados por idade e sexo.

Apesar de não arriscarem a formular um motivo para a diferença no ganho de peso entre os sexos, os autores comentam que mulheres casadas possuem mais tarefas em casa do que seus parceiros e podem ter menos tempo para se exercitar. Já os homens controlam mais o peso quando casados e passam a ser descuidados quando se divorciam. Qian destaca que essas duas possíveis explicações já foram mostradas em outras pesquisas.



Globo.com