Blog

Blog

4 de set. de 2011

Os 10 maiores cobradores de falta do Brasil


A cobrança de faltas já foi arma mortal do futebol brasileiro. No passado, todo grande clube do país, possuía um excelente cobrador de faltas. Agora a ênfase do futebol é na preparação física e a parte técnica fica em segundo plano. Talvez seja essa a explicação da escassez de especialistas em cobranças de falta, não só no futebol brasileiro, mas no mundial.
Vale à pena relembrar os grandes cobradores de falta do Brasil, alguns ainda em atividade e outros  imortalizados na memória do torcedor. Essa lista como qualquer outra, está sujeita á opinião pessoal de quem à criou, portanto fique à vontade para discordar nos comentários.




10– Rogério Ceni


O melhor cobrador de faltas do Brasil, no momento é um goleiro ( que vergonha para os jogadores de linha). Rogério Ceni, fez seu primeiro gol cobrando falta no jogo contra o União São João em 1997. De lá para cá, já foram mais de 80 gols. Rogério é o maior artilheiro do São Paulo em Libertadores.



9 – Ronaldinho Gaúcho


Ronaldinho Gaúcho, foi por duas vezes eleito o melhor jogador do mundo. Famoso por sua incrível habilidade, ele também é um excelente batedor de faltas, que digam os ingleses, eliminados na Copa de 2002, pelo Brasil com um gol de falta de Ronaldinho.



8 – Dicá


Entre 1975 e 1985, a Ponte Preta era um dos melhores times do país. Dicá foi o maestro dessa época. Meia habilidoso e cerebral, também era um exímio cobrador de faltas.



7 – Rivelino


Rivelino tinha um chute tão forte na perna esquerda, que ganhou o apelido de Patada Atômica. Jogador de técnica apurada, fazia lançamentos milimétricos e também muitos gols em cobranças de faltas. Maradona em várias entrevistas o considerou o melhor jogador que viu jogar.



6 – Nelinho


Lateral direito do Cruzeiro, Nelinho tinha uma arma terrível contra os adversários: o famoso “chute de três dedos”. As cobranças de falta de Nelinho eram praticamente indefensáveis.



5 – Juninho Pernambucano


Autor do gol contra o River Plate (que classificou o Vasco para a final da Libertadores de 1998) , numa cobrança de falta lindíssima, Juninho é apontado por alguns como o maior batedor de faltas da história do futebol.



4 – Marcelinho Carioca


Jogador de extrema habilidade e competência excepcional em bolas paradas, Marcelinho deu muitos títulos ao Corinthians. Quando Marcelinho estava em campo, cada falta próxima ao gol se transformava num verdadeiro tormento para os goleiros.



3 – Roberto Dinamite


Maior artilheiro do campeonato brasileiro com 190 gols e do carioca com 279 gols, Roberto Dinamite era um atacante completo. No auge da sua carreira, à cada falta próxima ao gol adversário, a torcida vascaína já se preparava para comemorar o gol.



2 – Zico


Em uma postagem anterior sobre os gênios do futebol que não ganharam uma Copa do Mundo, já falamos de Zico. O Galinho De Quintino, era um fenômeno nas cobranças de falta, fruto da talento e de treinamento exaustivo. Na final da Libertadores de 1981, Zico marcou um dos mais belos gols de falta da história.



1 – Neto



Em bolas paradas, creio que Neto tenha sido o melhor jogador da história. Tanto em cobranças de faltas, como em escanteios, a precisão de seus chutes era inacreditável. Sua carreira porém, ficou muito distante do potencial dele. Sempre envolvido em polêmicas, o jogador também tinha enorme dificuldade em manter a boa forma física.

Esses são na minha opinião, os melhores cobradores de falta do Brasil. Claro que muitos nomes ficaram de fora. Deixe a sua participação nos comentários, ela é muito importante!
Fontes: