Blog

Blog

1 de set. de 2011

Profissões que devem "encolher" nos próximos anos



A revista Forbes listou dez profissões que podem perder terreno com o avanço tecnológico e as mudanças estruturais na economia global, usando como base números da agência de estatísticas do trabalho dos Estados Unidos (Bureau of Labor Statistics, em inglês). Para analistas citados pela publicação, profissões que remuneram bem funcionários pouco qualificados são as mais fadadas ao fracasso. Confira a lista a seguir:


1 - Operadores de computadores


Segundo dados dos EUA, a atividade caiu 31% entre 2004 e 2009, tendo perdido 42 mil trabalhadores. Em época de computadores pessoais sofisticados, é menor a necessidade de operadores de terminais e servidores.





 2 - Artistas performáticos

Mágicos, palhaços, dançarinos e malabaristas perderam a popularidade para o cinema e os videogames, levando a atividade a cair 61% em 5 anos.




 3 - Triagem de serviço postal

Novos processos automatizados para separar as cartas e maior uso de e-mail vão acabar tornando desnecessário o profissional, segundo a agência dos EUA.




 4 - Terapeutas holísticos

A área de atividade perdeu 26 mil postos de trabalho de 2004 a 2009, e os planos de saúde geralmente não cobrem tratamentos como acupuntura e homeopatia.


 5 - Assistente administrativo

Para a agência de estatísticas dos EUA, secretárias e arquivistas não serão mais necessários com o incremento de novas tecnologias.







6 - Telemarketing e vendedores de porta em porta

Substituídos pela internet e anúncios de televisão, esse tipo de atividade recuará 15% até 2018, segundo os dados.




  7 - Funcionários de laboratório fotográfico

A consolidação da fotografia digital e da impressão automatizada de imagens faz com que a atividade desapareça rapidamente. Até 2018, a previsão é de declínio de 24%.







             
              
8 - Costureiras

As máquinas de costura perderam 77 mil profissionais especializados em cinco anos nos EUA, e a concorrência de outros países provocou movimento de queda na indústria têxtil manual.


 9 - Operadores de rádio

Com o aprimoramento tecnológico de telecomunicações, a demanda por operadores de rádio e monitoramento de equipamentos está sumindo. Em cinco anos, a atividade perdeu 43% nos EUA.




 10 - Carpinteiros

Os carpinteiros americanos perderam espaço de trabalho com a preferência dos consumidores por casas pré-fabricadas. De 2004 a 2009, o setor

cortou 160 mil empregos