Blog

Blog

5 de set. de 2011

Tecnologias que irão mudar o mundo!...




gestural-interface
Os jornalistas de ciência na revista da MIT Technology Review liberaram sua lista anual de “Ten Technologies que vai transformar o nosso mundo.”  descobra o que o futuro nos reserva.
synthetic-cells
Células sintéticas
No ano passado os Biólogos  foram finalmente capazes de fazer grandes partes suficientes de DNA para criar um genoma inteiro. Desde então eles trabalham  para criar as primeiras criaturas vivas com um genoma completamente artificial.
Daniel Gibson do Craig Venter Institute e seus colegas usaram células de levedura para juntar milhares de fragmentos de DNA feitos por uma máquina, agrupadas as peças mais longas, e repetiram o processo até que o genoma fosse concluído. Só, então, que o DNA foi inserido em bactérias. Agora eles possuem micróbios cuja totalidade da coleção de genes foi editado em um computador e montado por máquinas.
Ele e seus colegas acreditam que no futuro, os biólogos sintéticos poderiam usar essa célula mínima como base para as células que produzem biocombustíveis de forma eficiente, drogas e outros produtos industriais.
Cromossomos separam
Cromossomos que se separam
Grandes avanços foram feitos desde o primeiro quando o genoma foi seqüenciado, mas ainda há  alguns mistérios enfrentados pelos investigadores. Stephen Quake, um biofísico da Universidade de Stanford, projetou uma forma de obter essa informação.
Os Cromossomos vêm em pares, uma cópia é herdada de sua mãe e outro do seu pai. Agora, as técnicas padrão de mistura de dados genéticos dos dois cromossomas podem produzir uma única seqüência.Quake é alternativa para separar fisicamente os cromossomos antes da análise genômica. As Células são canalizadas para um chip microfluídico, quando spots Quake  está se preparando para dividir (a fase em que os cromossomos são mais fáceis de manipular), ele cria armadilhas da célula em uma câmara e projeta rajadas de sua membrana, fazendo com que os cromossomos venham a derramar. Cada um vai acabar em uma câmara menor, por si só, e não pode submeter-se a análise normal.
Esta tecnologia irá tornar mais fácil para identificar as variações entre os cromossomos, e poderia ter um impacto enorme na pesquisa genômica fundamental e medicina personalizada.
Segundo o relatório Technology Review “, Fluidigm, a empresa que fundou Quake para comercializar os chips, está agora procurando maneiras de automatizar o chip de separação de cromossomos de modo que não seja necessário tanto   conhecimentos  para seu uso.”
crash-prova-código
Bater à prova de código
O simples fato de que os computadores, um dia, parassem de funcionar, pareceria o fim do mundo, isso causaria o colapso nos dispositivos médicos que  salvam vidas .
Pesquisadores da TI nacional da Austrália  estão trabalhando para garantir que os dispositivos médicos e de computador sejam protegidos de acidentes desse tipo. Junho Andronick e sua equipe estão desenvolvendo a parte mais importante de um sistema operacional, o núcleo ou kernel, de tal forma que possam garantir que nunca irá falhar.
O atual sistema de criação de software confiável depende de tentativas e erro-cheques, onde os designers imaginam  muitas situações que podem causar um colapso e, em seguida, executam testes. O NCITA vem trabalhando com uma técnica conhecida como verificação formal, que tem sido considerada demasiadamente impraticável para ser eficaz.
Mas Andronick e seus colegas foram capazes de usá-lo para verificar formalmente o código que faz a maior parte do kernel de um sistema operacional projetado para os processadores encontrados em smartphones, carros e equipamentos médicos portáteis. Como esse código é o que finalmente passa instruções de software de outras partes do sistema de hardware para a execução, a blindagem torna o sistema essencialmente à prova de choque.
cloud-streaming
Nuvem de streaming
Graças ao casamento de jogos de computadores e vídeo, a PlayStation  ou  a Xbox DVD em breve pareceram tão obsoletas quanto um cartucho Nintendo. OnLive CEO Steve Perlman criou uma maneira de compactar um fluxo de vídeo que supera os problemas que ocorrem quando alguém tenta usar terminais remotos para aplicações gráficas intensas.
A tecnologia da empresa permite que os dispositivos móveis para o acesso de edição de filme software, design arquitetônico-ferramentas e outros poderosos aplicativos gráficos sejam executados em centros de dados. Com esta tecnologia, streaming de filmes ele pode ser avançado rapidamente e rebobinada em tempo real, e escolhido em qualquer lugar  e poderá ganhar fácil acesso a software.
homomórfica criptografia
Criptografia homomórfica
Como mais e mais informação fica armazenada em servidores remotos, as empresas e particulares se preocupado com a segurança por ter  todos os seus dados em uma única cesta digital. A incapacidade de computadores em manter seus dados criptografados, uma vez que chegam no servidor provou ser particularmente assustador e irritante.
Craig Gentry da IBM está usando criptografias homomórficas para resolver esse problema. De acordo com a Technology Review “, ele mostrou que é possível analisar os dados sem descriptografá-los. A chave é criptografar os dados de tal forma que a realização de uma operação matemática em que a informação seja processada e depois descriptografar o resultado produz a mesma resposta que realiza uma operação semelhante sobre os dados não criptografados “.
Digamos que você queria acrescentar 1 e 2, por exemplo: os dados seriam criptografados de forma que um torna-se 33 e 2 se torna 54. Em seguida, que os dados criptografados são enviados para a nuvem e processados: O resultado (87) pode ser baixado a partir da nuvem e descriptografados para fornecer a resposta final do 3.
Agora, o sistema de Gentry corre devagar demais para uso prático, mas ele está trabalhando e otimizando-o para aplicações específicas, tais como buscando bases de dados de registros. Ele imagina que o sistema poderá estar pronto para o mercado dentro de cinco a 10 anos.
solid-state-battery
Baterias em estado sólido
Baterias para carros elétricos custam cerca de 100.000 dólares, tornando-a parte mais cara do veículo.Ann Marie Sastry e sua empresa, Sakti3, estão tentando desenvolver baterias de estado sólido que contém a metade do tamanho e o custo das convencionais baterias de carros elétricos.
No momento, os carros elétricos usam baterias de íon lítio. Eletrólitos líquidos inflamáveis ??e catodos têm o hábito de se diluir, para que o eletrólito possa explodir em chamas para um sistema de segurança. E, a fim de estender a vida útil do eletrodo e impedir o acúmulo de calor, a bateria deve ser refrigerada e totalmente impedida de carregamento ou descarregamento. Todas essas medidas exigem uma quantidade justa de espaço.
Solid-state Sastry das baterias substituem o eletrólito líquido com uma fina camada de material que não é inflamável. Baterias de estado sólido também são resistentes e podem suportar altas temperaturas, o que torna possível a utilização de materiais que dobram ou triplicam a quantidade de energia armazenada.
As baterias  ainda iram demorar  vários anos aparecer no mercado, mas quando vierem elas poderiam revolucionar a indústria de carros elétricos.
cancer-genómica
Genômica do câncer
O Câncer se desenvolve quando as células  acumulam erros genéticos que lhes permitam crescer e se dividir mais rapidamente do que as células saudáveis. Identificar as mutações que estão na base dessa transformação pode ajudar a prever o prognóstico de um paciente e identificar quais medicamentos são mais propensos para ele.
A pesquisa está sendo realizada no Instituto do Genoma da Universidade de Washington, eles possuem   uma máquina que lhes permite ler DNA em um ritmo mais rápido do que nunca antes foi feito. Elaine Mardis, o  co-diretor do centro de pesquisa,  usou   os tecidos do câncer em seqüência, vasculhando o seu DNA a procura de mutações.
Ela e seus colegas têm tecidos de centenas de pacientes e têm usado as informações para identificar dezenas de milhares de mutações. Suas descobertas levaram a novas abordagens para o tratamento de câncer e abriu novos caminhos para a pesquisa.
gestural-interface
 interface gestual
A Tel Aviv tem projetado um sistema de visão 3-D que permite que qualquer pessoa controle um computador apenas por gestos no ar. Fazendo com que o computador possa ver o mundo em três dimensões, ao invés das duas capturadas por câmeras normais, ele foi capaz de tirar o computador em  uma profundidade de sentido. Assim, o computador pode facilmente distinguir, digamos, um braço da mobília da sala e acompanhar o movimento do braço.
“Um pequeno exército de hackers já está remodelando o controlador para outros fins,” Technology Review diz que “Os pesquisadores da Louisiana State University tem um capacete equipado, sistema de realidade virtual gloveless fora de uma unidade Kinect e um off-the-shelf 3. – D TV set. Na Austrália, uma empresa de software de logística rapidamente montou um sistema de gesto que controla o tráfego aéreo por monitoramento. “
smart-transformadores
Transformadores inteligentes
Quase todo mundo está preocupado com a eficiência energética e economia de dinheiro através de um projeto “verde”.
É por isso que Alex Huang, professor de engenharia elétrica na Universidade da Carolina do norte, está desenvolvendo um transformador que reduziria nossa dependência de combustíveis fósseis, tornando mais fácil para as pequenos fontes de energia mais limpas contribuir para a rede elétrica.Os Transformadores de Huang fariam a conexão de um painel solar ou carro elétrico para a rede tão simples como ligar uma câmera digital ou impressora a um computador.
Transformadores convencionais tratam apenas de energia AC e requerem ajuste manual ou volumosos interruptores eletromecânicos para redirecionar a energia. Huang espera construir para um transformador compacto que pode lidar com DC e AC, que poderiam ser controlados eletronicamente de forma que ela possa responder às flutuações de oferta e demandas. 
Além disso, este sistema ajudaria a equilibraria a oferta e a demanda, de modo que  menos energia seria necessária para garantir o fornecimento de electricidade.
alt
Indexação social
É um dado que os sites que você visita iram lembrar de suas preferências para que você  possa voltar e fazer recomendações que cabem os seus interesses específicos.
Bret Taylor, diretor de tecnologia da Facebook, tem planos para criar o índice social, acumulando informações de botões que aparecem agora na maioria dos sites e usam esses dados para determinar as áreas mais visitadas da Internet. Toda vez que você clica no botão “como”, a informação vem de volta para o Índice Social Taylor.
De acordo com a Technology Review “, é assim que o Wall Street Journal destaca artigos que os amigos de uma pessoa aprecia em seu site. Isto é o que permite que motores de busca da Microsoft Bing promovam páginas queridas por amigos de uma pessoa. E é como Pandora cria playlists com base em canções ou bandas que uma pessoa tem apreciado em outros sites. “
Graças à indexação social, websites podem ter uma noção do lhe possa interessar , mesmo se você nunca tivesse o visitado antes antes.
Adaptado de technewsdaily