Blog

Blog

2 de set. de 2011

Tire suas dúvidas e conclusões



Você sabe o que é pedra-pomes?

Um dos produtos da erupção dos vulcões, é uma rocha liquefeita que, em contato com o ar, expande-se, solidificando-se neste mineral poroso e leve.

Você sabe o que é chorume?

É a água da chuva que cai sobre um aterro sanitário, penetrando através dele, transformando-se em um líquido escuro e corrosivo, devido à fermentação da matéria orgânica contida no lixo.

Você sabe qual é um dos erros mais comuns dos 

filmes de ficção científica?

Na maioria dos filmes de ficção, o barulho provocado pela explosão de naves é imenso. Certo? Tudo errado. Enquanto a lei da física estiver em vigor, tenha certeza de que o som não existirá no espaço, muito menos a explosão. No espaço, não há ar para conduzir ondas sonoras ou vibrações, nem oxigênio para proporcionar explosões.

Você já reparou que, às vezes, os aviões deixam 

trilhas no céu como se deles saísse fumaça branca?

Os aviões a jato voam em uma altitude muito alta, de 10.000 a 13.000 metros, onde o ar é frio e úmido. O ar sai quente da turbina do avião e se condensa ao encontrar o ar frio, formando trilhas que se assemelham a uma nuvem.

Por que as pilhas vazam?

As pilhas são feitas de metal e, como todo metal, elas dilatam com o calor. Como a parte interna dilata mais que a externa, esta última se rompe e libera o conteúdo.
Você sabia que as chamas têm diferentes temperaturas?
É o material a ser queimado que determina a temperatura da chama, através do chamado "poder calorífico". O PC mede a capacidade de produzir calor das ligações químicas de uma substância ao se combinar com o oxigênio do ar. Normalmente, as chamas azuis são mais quentes que as amarelas.

Por que o papel alumínio não fica quente ao sair do 

forno?

Uma vez que a folha de alumínio é extremamente fina, o calor retido é dissipado rapidamente assim que a fonte de aquecimento cessa.

Você sabia que o seu computador também polui o ar?

As impressoras a laser, utilizadas em computadores pessoais podem emitir quantidades excessivas de ozônio se seus filtros não forem rotineiramente substituídos. A poeira entope os filtros e os impede de trabalhar adequadamente. A presença de ozônio no ar que respiramos pode causar doenças respiratórias, náuseas e dores de cabeça.

A água salgada congela?

Sim, dependendo da quantidade de sal presente na água. Nas águas agitadas dos oceanos, tal fato é mais difícil de ocorrer. Porém, em enseadas e baías cobertas, a água salgada congela com freqüência.

Por que pneus velhos se tornaram um grande 

problema ecológico?

Porque só se consegue reciclar, incinerar ou usar como fonte de combustível 20%25 desta sucata. Os 80%25 restantes tem que ser descartados em aterros sanitários, acumulando montanhas de borrachas espalhadas por todo país.
Por que a gema cozinha depois da clara?
Quem cozinha sabe que a gema de um ovo, frito ou cozido, cozinha bem depois da clara, mais precisamente com uma diferença de oito graus ao tempo de coagulação das claras.

Por que o vinho tinto escurece ao envelhecer?

O vinho tinto tem em sua composição pigmentos vegetais chamados de antocianinas, que reagem com outro componente chamado tanino, formando um precipitado (depósitos) amarronzado. Quando o vinho continua a envelhecer, a reação faz desaparecer o vermelho das antocianinas e deixa os taninos castanhos mais visíveis.

O Sol se move?

Muitos pensam que o Sol permanece imóvel em seu lugar, brilhando majestosamente. Na realidade ele possui três movimentos.a-) rotação - que leva aproximandamente 25 dias terrestres; b-) há um segundo movimento relativo às estrelas mais próximas;c-) o terceiro movimento é o do Sol junto com outras milhares de estrelas, girando ao redor do centro da Via Láctea.

Existe água no estado líquido abaixo de 0° C? Por 

quê?

Sim. Nas regiões polares, a temperatura da água fica abaixo de 0°C sem congelar. A presença de sais na água do mar altera o ponto de congelamento.

Ao olhar o céu estrelado, você sabia que estamos 

vendo o céu do passado somente?

A estrela mais próxima da Terra está a 4 anos-luz, o que significa que a luz emitida por este corpo celeste demora até 4 anos para chegar e poder ser vista por nós. Considerando-se que muitas estrelas estão a centenas e até mesmo milhares anos-luz de distância, podemos estar vendo uma imagem de uma estrela que já desapareceu do universo há muito tempo.
Qual a diferença entre cerveja e chope?
O chope não é pasteurizado e é por isso assimilado com mais facilidade pelo organismo.A cerveja de garrafa é aquecida por alguns minutos e em seguida submetida a um resfriamento súbito.

Por que a estrela polar parece não se mover no céu?

Porque ela está alinhada com o eixo de rotação da Terra. Assim, temos a impressão de que as demais estrelas estão girando em torno dela.

Você sabe o que é o glúten?

O glúten é um componente protéico extraído de todos os grãos, formando uma substância de consistência pastosa e colante. Por ser uma proteína e conter baixo teor de carboidratos, é importante na dieta de diabéticos, que precisam controlar a ingestão de açúcares.

Qual a cor do raio?

O raio é esbranquiçado e possui o espectro combinado do oxigênio e do nitrogênio. Algumas vezes ele parece possuir outras cores, quando ocorre em ambientes e meios diferentes. Em contraste com o amarelo das luzes artificiais, o raio pode parecer azulado e vice-versa. Quando o ar muito umedecido está ionizado, o raio pode ter uma tonalidade avermelhada.