Blog

Blog

28 de dez. de 2011

O ano em imagens: alguns acontecimentos marcantes de 2011


Esse tipo de lista é certamente subjetivo. Escolher as melhores fotografias dos momentos mais marcantes do ano é uma tarefa extremamente difícil.
Essa lista teve eventos e notícias principais como um guia. Duas histórias principais dominaram as manchetes na primeira parte do ano: o terremoto e tsunami no Japão, e o crescimento das revoltas árabes. Os protestos no Oriente Médio se espalharam para a Grécia, Espanha, e, eventualmente, inspiraram movimentos nas nações ocidentais.
Outras histórias incluem uma onda histórica de tornados nos EUA, o casamento real em Londres, e a criação da mais jovem nação do mundo, no sul do Sudão. Confira:

 Tsunami – Japão

Uma onda provocada por um tsunami flui para a cidade de Miyako depois de um terremoto de magnitude 8,9 no Japão, em 11 de março de 2011.
 
Protestos árabes – Tunísia

Uma manifestante segura a perna de um soldado para sua segurança, conforme tiros são disparados em frente à sede do partido do deposto presidente Zine al-Abidine Ben Ali, durante uma manifestação em Túnis, capital da Tunísia, em 20 de janeiro de 2011.
 
Protestos árabes – Bahrain

Membros da família sofrem durante o cortejo fúnebre de um manifestante contra o governo, Mohammed Abdul Ridha, em 22 de fevereiro de 2011, em Malkiya, Bahrain (ou Barém, pequeno estado insular do Golfo Pérsico). Ele havia sido baleado na cabeça, quando forças de segurança atacaram manifestantes antigovernamentais.

Protestos árabes – Egito

Manifestantes contrários ao governo celebram na praça Tahrir, após o anúncio de que o presidente egípcio, Hosni Mubarak, havia renunciado em 11 de fevereiro de 2011.
 
Protestos árabes – Egito

Um apoiante da oposição se refugia enquanto fornece água, durante os distúrbios envolvendo manifestantes pró-Mubarak, perto praça Tahrir, no Cairo, em 3 de fevereiro de 2011.

 Protestos árabes – Líbia

Um avião de guerra das forças do governo cai após ter sido abatido sobre a periferia de Benghazi, no leste da Líbia.
 
Protestos árabes – Grécia

Policial queima vivo conforme seu colega tenta ajudá-lo, depois que os manifestantes atiraram uma bomba de gasolina em Atenas em 23 de fevereiro de 2011. Dezenas de jovens atiraram pedras e coquetéis molotov contra a polícia de choque após confrontos eclodirem durante a greve geral.

 Terremoto – Nova Zelândia

Dois homens comemoram após serem resgatados de um prédio destruído em Christchurch, Nova Zelândia, em 22 de fevereiro de 2011, 24 horas após um forte terremoto atingir o local.
 
Casamento real – Londres

Príncipe William, duque de Cambridge, e Catherine, duquesa de Cambridge, se beijam enquanto as damas de honra Grace Van Cutsem e Margarita Armstrong-Jones os olham sobre a varanda do Palácio de Buckingham, em Londres, após o casamento real em 29 de abril de 2011.
 
Independência – Sudão do Sul

Uma mulher sudanesa mostra seu dedo com tinta após votar em um centro de votação em Cartum, em 10 de janeiro de 2011. A votação histórica criou a mais jovem nação do mundo: o Sudão do Sul ganhou independência.
 
Nevasca – Chicago

Centenas de carros foram abandonados na estrada Lake Shore Drive em Chicago, depois de uma nevasca de inverno de proporções históricas que abalou a cidade, encalhando motoristas por até 12 horas durante a noite de 2 de fevereiro de 2011.

Aurora boreal – Alasca

A aurora boreal, ou luzes do norte, enchem o céu acima de Takotna, Alasca, em 9 de março de 2011.

 Lago de lava – Congo

A cratera de Nyiragongo, na República Democrática do Congo, é o maior lago de lava do mundo, uma das maravilhas do continente africano. A cratera tem 396 metros de profundidade.

 Tornado – EUA

Após um tornado atingir a cidade, Faye Hyde se senta em um colchão no que era seu quintal, conforme conforta seus netos, no Alabama, EUA.


Boston