Blog

Blog

14 de dez. de 2011

Sócrates previu a própria morte


“Quero morrer em um domingo, com o Corinthians campeão!”

Será que o ex-jogador do Corinthians, o Dr. Sócrates, teria dito essa frase e previsto a data da própria morte?
No dia 4 de dezembro de 2011, o Brasil perdeu um dos maiores ícones do futebol. Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira foi um dos maiores ídolos do Corinthians e do Botafogo Futebol Clube de Ribeirão Preto. Além de técnico, médico, músico, produtor teatral, ator, também foi comentarista esportivo e um dos destaques nas vezes em que jogou pela Seleção Brasileira. Sem dúvida, o Dr. Sócrates vai deixar uma lacuna que dificilmente será preenchida novamente.
Acontece que logo após a sua morte, começou a pipocar na web uma frase atribuída ao jogador. Vários sites e blogs postavam em suas páginas o seguinte texto:

“Quero, morrer em um domingo, com o Corinthians campeão"


Sócrates teria previsto a própria
morte? 


Sócrates faleceu num domingo, dia 4 de dezembro, vítima de uma infecção generalizada. Nesse mesmo domingo o Corinthians conquistou o título de campeão do Campeonato Brasileiro.
Teria o jogador Sócrates feito uma previsão?
Segundo o texto – que não sofreu muitas variações de uma publicação para outra – Sócrates teria dito a tal frase a um repórter logo após o término de um jogo entre Palmeiras e Corinthians, 1983.
A questão principal é: Será que ele disse isso mesmo?


A resposta é: Quem sabe?


Um ídolo do futebol, como foi o Doutor, com certeza deve ter dado muitas e muitas entrevistas a diversos repórteres em muitas ocasiões. Talvez possa até ter falado sobre a própria morte algumas vezes… Como saber disso sem provas?


O E-farsas procurou muito por algum registro concreto que prove que a frase tenha sido dita pelo então jogador, mas nossas buscas foram infrutíferas!
Será que não procuramos direito? Pode ser…
Os textos que rondam a net apenas afirmam a mesma coisa: que o Doutor Sócrates teria dito isso em 1983, logo após um jogo do Corinthians. O nome do repórter e/ou o jornal para quem o jornalista estaria trabalhando não foram revelados. Com nomes seria mais fácil provar a veracidade da frase.
É importante também notar que a tal frase só começou a circular após a morte do atleta. Já mostramos aqui no E-farsas várias profecias e previsões que só vieram a público após o fato “previsto” ter acontecido.
Com a falta total de provas, o status atual dessa história é: falso!
Caso o amigo leitor encontre alguma prova de que o ex-jogador tenha dito a frase-profética, favor nos mandar o link aí nos comentários!
Todavia, mesmo que não apareçam provas de que essa história seja real, fica o mito, fica o ícone de uma grande e importante figura que ajudou de várias maneiras a melhorar o nível do futebol brasileiro.
Que o Dr. Sócrates descanse em paz!

Conclusão

Enquanto não houver nenhuma prova, a frase com a provisão da morte do ídolo corintiano nunca foi dita!