Blog

Blog

25 de jan. de 2012

Humor e personalidade afetam o peso, diz estudo

Para chegar a essa conclusão o estudo levou mais de meio século e comparou dados de pelo menos duas mil pessoas.



Pesquisadores do Instituto Nacional de Envelhecimento, nos EUA, descobriram que o tipo de humor e a personalidade do indivíduo tem influência direta sobre seu peso.

Por exemplo, as pessoas organizadas chegam a ter 5 kg a menos do que os indisciplinados. Isso por que os chamados "bagunceiros" não mantêm horários regulares para alimentação ou por não planejarem o cardápio. Ganhando peso dessa forma.

Mas a principal das características relacionadas à personalidade que faz engordar, ainda segundo o estudo, é a impulsividade. Pois o indivíduo que não controla sua vontade sai comendo tudo que deseja sem contar com as calorias.


O investigadores americanos analisaram dados de cerca de duas mil pessoas relacionando a personalidade ao índice de massa corporal (IMC) e à medida da circunferência do abdômen.

Falando à Globo News, a psicóloga e terapeuta da família, Maria Cristina Werner, diz que a correria do dia a dia prejudica uma alimentação adequada.

É preciso ter uma taxa de glicose que dê capacidade para a pessoa enfrentar a rotina com bom humor, mas a falta de tempo não nos deixa organizar as refeições com cuidado. Estamos sempre buscando os alimentos mais práticos, mais rápidos.
Maria Cristina Werner. Psicóloga

A psicóloga também afirma que a alimentação sempre é carregada de questões afetivas desde que nascemos.

O bebê associa a hora de mamar ao aconchego, ao prazer, e isso é levado para a vida, quando fazemos um churrasco, por exemplo, para celebrar algum acontecimento. A alimentação não tem apenas um papel nutricional, ela pode compensar vazios existenciais.

Fonte: G1

Via BBA