Blog

Blog

31 de jan. de 2012

Lalibela – Igrejas Monolíticas

Segundo um relato lendário, o rei Lalibela nasceu em Roha. Seu nome significa a abelha reconhece a sua soberania”. Foi dado este nome devido a um enxame de abelhas que o rodeava em seu nascimento, sua mãe tomou como um sinal de seu futuro reinado como o Imperador da Etiópia.
O rei Lalibela disse que teve uma visão da cidade de Jerusalém e, em seguida, tentou construí-la como sua capital, em resposta à captura de Jerusalém pelos muçulmanos em 1187.
Muitos lugares, portanto, possuem nomes bíblicos – o rio que cerca a cidade é conhecido como o rio Jordão. Ela foi capital da Etiópia no final do século 12 e no século 13.
Todavia, o lugar hoje é mais conhecido em todo o mundo pelas suas igrejas monolíticas, feitas diretamente na pedra, construídas também durante o reinado do rei Lalibela.  Segundo ele, Deus ordenou-lhe que construísse 10 igrejas monolíticas, e lhe deu instruções detalhadas quanto à construção e até mesmo suas cores.
Os trabalhos de construção começaram e a ser realizados com uma velocidade incrível, pois, segundo a lenda, os anjos se juntaram aos trabalhadores e à noite faziam o dobro da quantidade de trabalho que os homens tinham feito durante o dia.
Lalibela, na verdade, é hoje um pequeno e pobre vilarejo. É também o local de peregrinação mais importante na Etiópia, e abriga uma das construções feitas pelo homem mais incríveis do mundo.

.