O disco está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Considerado ainda mais inovador do que seu antecessor – “Rubber Soul”, de 1965 -, “Revolver” marca a adesão oficial dos Beatles ao psicodelismo. Passeia desde a música oriental “Love You To”, aos apelos vibrantes de “Got to Get You into My Life”, da solidão lúgubre de “Eleanor Rigby”, ao experimentalismo psicodélico de “Tomorrow Never Knows” e o ufanismo de “Yellow Submarine”.
George Harrison aumenta sua participação como compositor
Pela primeira e única vez, George consegue colocar três músicas de sua autoria em um álbum dos Beatles. “Taxman” é uma crítica aos altos impostos ingleses cobrados de pessoas com altos ganhos como os Beatles. No trecho em que George canta “Mr. Wilson” e sobre “Mr. Heath” ele refere-se especificamente a Harold Wilson (primeiro-ministro inglês do Partido Trabalhista) e a Edward Heath (líder da oposição do Partido Conservador) políticos da época. “I Want To Tell You” fala sobre a sua dificuldade em se expressar em um momento que vivia uma avalanche de pensamentos. E “Love You To”, George traz mais uma vez o uso de instrumentos indianos, a tabla e cítara e ele é o único a participar da gravação da música.
Influências das drogas
Há suposições de que músicas como “She Said, She Said”, “Dr. Robert”, “Got To Get You Into My Life” tenham sido escritas durante o uso de drogas. Na música “She Said She Said” John supostamente se inspirou em sua segunda experiênica com LSD. Há um trecho que diz “I know what it’s like to be dead” (“Eu sei como é estar morto”) frase que Peter Fonda teria lhe dito após tomar ácido. Nela, George assume o baixo após Paul largar as gravações em decorrência de uma briga com John Lennon. “Dr. Robert” fala sobre um médico que receitava anfetaminas a seus pacientes famosos. Paul reconheceria mais tarde que “Got To Get You Into My Life” falava de sua experiência com a maconha e foi feita inspirada na soul music americana com o uso de metais.
Estilo psicodélico
“Tomorrow Never Knows” foi vuma das primeiras músicas ao estilo do emergente rock psicodélico. A música foi inspirada na obra literária de Timothy Leary, “O Livro Tibetano da Morte”. Inicialmente se chamaria “The Void” ou “Mark I”. Há ainda grandes influências psicodélicas nas músicas “Doctor Robert” e “She Said She Said”, duas canções que falam sobre drogas, ou mais especificamente do LSD.
Diversidade musical
“Eleanor Rigby” é mais uma música de McCartney com arranjos orquestrados e somente com a participação de Paul (assim como foi feito em “Yesterday”). Iria se chamar “Miss Daisy Hawkins”. Mas o nome da música foi mudado para “Eleanor Rigby”, em homenagem a um túmulo que ficava perto do local onde a antiga banda de John, The Quarrymen, se apresentava. “Yellow Submarine” escrita por Paul e cantada por Ringo, tem em sua letra um tema infantil que depois seria aproveitada para dar título a um desenho animado feito pelos Beatles. Traz sons de bolhas, barulho de água e outros barulhos gravados em estúdio. Em “And Your Bird Can Sing” os Beatles usaram solo duplo de guitarra e era uma das músicas de John que ele não gostava. Em “I’m Only Sleeping”, George fez o solo de guitarra e depois tocou o som ao contrário.
Capa do álbum
Criada pelo alemão Klaus Voormann, amigo dos Beatles desde a época em que eles foram tocar em Hamburgo. A capa traz uma ilustração feita com desenhos e colagens de fotos (feitas pelo fotográfo Robert Whitaker).