Blog

Blog

28 de fev. de 2012

A final de Flu e Vasco na decisão da Taça Guanabara


RIO - A final da Taça Guanabara deste domingo no Engenhão é o reencontro de dois times que não decidem o tradicional torneio que e representa o primeiro turno do Campeonato Estadual há 18 anos. Maior do que o longo período que os rivais levaram para se encontrarem na decisão é o jejum do Fluminense. O time tricolor não conquista o torneio desde 1993. O tabu do Vasco é um pouco menor. Foi em 2003 a última conquista vascaína.

Em comum entre os dois rivais e seus últimos títulos só o fato de um regulamento não prever uma final. Em 1993, o tricolor foi campeão após uma campanha invicta no primeiro turno com oito vitórias e três empates nas 11 partidas disputadas. Ao contrário da atual campanha tricolor no entanto, o time venceu os clássicos contra o Botafogo (3 a 0) e o Flamengo (2 a 1) e empatou com o Vasco (1 a 1), que terminaria com o vice-campeonato da Taça Guanabara, mas seria campeão Estadual.
Em 2003, mais uma vez a Taça Guanabara representou o primeiro turno disputado com 12 clubes. O vencedor foi o Vasco, que depois decidiria o Estadual contra o Fluminense e seria o campeão vencendo as duas partidas por 2 a 1.

O último duelo decisivo entre os dois no torneio aconteceu no dia 3 de abril de 1994. O Vasco, que seria o campeão Estadual, tinha no elenco jogadores como Carlos Germano, Torres, Ricardo Rocha, Yan e o ataque formado por Dener e Valdir. No Fluminense, os destaques eram o lateral-esquerdo Lira e a dupla de ataque formada por Mario Tilico e Ézio. Pimentel, Valdir (2) e Yan marcaram os gols vascaínos enquanto Ézio fez o único gol tricolor.

Lira e Ézio também estavam no time campeão da Taça Guanabara no ano anterior. A equipe dirigida por Edinho, no entanto, acabaria perdendo a decisão do Estadual para o Vasco, que venceu o primeiro jogo por 2 a 0, perdeu o segundo por 2 a 1 e empatou o último em 0 a 0, ficando com a taça.
Desde então o Fluminense nunca mais conquistou o troféu. O time tricolor teve três chances de interromper o jejum. Depois de 1994, foi a final de 2001, quando perdeu para o Flamengo nos pênaltis após o empate em 1 a 1 no tempo normal. O atacante Magno Alves desperdiçou a cobrança tricolor.

A última decisão de Taça Guanabara do Flu foi em 2004. Dessa vez o algoz tricolor foi o Flamengo. Então dirigido por Abel Braga, o time rubro-negro venceu por 3 a 2. O gol da vitória foi marcado pelo lateral-esquerdo Roger.
Já o Vasco chegou apenas mais uma vez na final do primeiro turno do Estadual depois da conquista de 2003. Em 2010, o time perdeu a decisão para o Botafogo por 2 a 0 no Maracanã.
Flu não vence clássicos há 12 jogos

Além de voltar a conquistar a Taça Guanabara, o Fluminense também precisa se livrar de outro tabu. Desde novembro de 2010, o time não vence um clássico. O gol de Tartá que deu a vitória sobre o Vasco por 1 a 0 na campanha do título brasileiro daquele ano foi a última vez que a torcida tricolor teve a oportunidade de comemorar uma vitória contra um dos rivais.
Com o embate contra o Botafogo na semifinal da Taça Guanabara, o time tricolor soma 12 jogos sem vencer os rivais. São seis empates e seis derrotas.
O Vasco é o segundo maior vencedor da história da competição criada em 1965. São 11 troféus. O Fluminense ganhou oito vezes o troféu. O maior vencedor do torneio é o Flamengo com 19 taças.


     Hino do Fluminense Oficial