Blog

Blog

4 de ago. de 2012

A lua no céu e como ela ficou assim!,,,

626367luaontem A Lua no céu e como ela ficou assim



Ninguém sabe com certeza, como a Lua se formou. A explicação mais aceita entre diversas teorias a respeito diz que quando a terra era ainda uma bola mole de lava, nosso planeta se chocou violentamente com um outro, chamado Theia. Desse choque catastrófico, a Terra ficou maior e Theia foi para o saco de vez. A explosão gerou uma violenta área de meteoros ao redor do planeta que sobrou (o nosso) e com o tempo, os pedaços maiores começaram a colidir e se fundir. Gradualmente, formaram uma bolona lisa, composta quase totalmente de dióxido de silício e outros minerais.
De fato, ela não esfriou totalmente até hoje. Pesquisas apontam que ainda pode haver lava em estado líquido lá na Lua, a meros 350km de profundidade.  No início, ela era lisa, mas como a lua não tem peso para segurar uma atmosfera, ela não tem como se proteger dos impactos. Com o tempo, infinitos impactos aconteceram e acontecem a cada segundo lá. A maioria é de pequenos pedaços de rocha, alguns menores que um grão de areia, que atingem a superfície, causando microscópicas craterinhas. Logico que se não tem ar, não tem vento e cada cratera fica lá intacta, até que outra seja criada por cima. Falando nas crateras, a Lua tem a uma das maiores crateras conhecida pela Humanidade até hoje. Nós não vemos porque ela está no ado escuro da Lua. Mas a monstra se chama Cratera do Polo-sul Aitken. Ela está no lado escuro da Lua, entre o polo sul e o equador, e tem cerca de 2.240 quilômetros de diâmetro, mais ou menos a metade do tamanho do Brasil.
Nem todo mundo sabe que a Lua está sempre virada do mesmo lado para o planeta Terra. Nós nunca vemos a parte de trás, porque o lado que nós vemos é o mais pesado. E curiosamente, lá o lado mais pesado é o que tem menos montanhas.  Aliás, falando em coincidências espaciais envolvendo a Lua, você sabia que a rotação e a translação da Lua tem o mesmo tempo? E outra coincidência, essa das maiores que eu sei:
O disco lunar, (a bola formada pela lua cheia) é praticamente do mesmo diâmetro do disco solar. Considerando que a Lua é pequena e está somente a 384.405km da Terra e o Sol é gigante com um volume 1.300.000 vezes maior que o da Terra e está longe pra dedéu, a 150 milhões de quilômetros, os dois discos serem do mesmo tamanho quando vistos daqui é algo muito curioso.
Outra curiosidade do nosso satélite é que ela está “indo embora”. A cada ano, a Lua se afasta 3cm da Terra. Chegará um dia em que se libertará na nossa órbita e vai vagar pelo espaço até bater em um planeta ou outra Lua, ou ainda acabar agarrada pela gravidade de outro corpo celeste e virar uma lua novamente. Isso vai ferrar bonito com a Terra… Mas voltando para a Lua, eu estava olhando as crateras dela e me lembrei de um video bem legal que mostra como a Lua ficou deste jeito aí.  Como eu disse, em algum momento, a Lua já foi lisa. Mas então…