Blog

Blog

30 de ago. de 2012

Fábrica de componentes da Apple no Brasil, devemos comemorar?


Recentemente algumas especulações sobre uma possível fábrica da Apple no interior paulista tomaram conta do noticiário.

Devemos comemorar a vinda da fabricação deste produto? Considerado um dos ícones de sucesso, glamour, inteligência e design sofisticado, podemos considerar que o processo de produção também eleva a qualidade de vida?

Vamos considerar o que acontece na China. Muitos suicídos foram noticiados, mas algumas suspeitas podem girar em torno de falha de confidencialidade do produto. As exigências de produtividade também podem estar na pauta.

O que mais me intriga nesta vinda da produção chinesa para o Brasil é o fato também de ter havido um incêndio em uma das fábricas chinesas. Seria essa uma boa desculpa para migrar estes processos com problemas para outro país desavisado?

O ponto mais preocupante no entanto é a sustentabilidade e impactos ao meio ambiente e saúde que este tipo de produção poderia gerar.

O filme abaixo descreve os danos a saúde numa fábrica de produção de telas. O processo de limpeza das telas exige um componente tóxico baseado em n-hexano. Muitos problemas com atrofia muscular, sistema nervoso e cefaléias parecem estar associados a este processo conforme o Washington Post.


Fonte:
http://chinawatch.washingtonpost.com/2011/03/harsh-reality-behind-apple-scandal.php