Blog

Blog

21 de ago. de 2012

História - Ciência ou ficção? Livro polêmico do matemático Russo Anatoly Fomenko


O livro HISTÓRIA: CIÊNCIA OU FICÇÃO? do matemático russo Anatoly Timofeevich Fomenko - título original em inglês History, Fiction or Science?, são 3 volumes, nos quais ele delineou a Nova Cronologia da história, como ficou conhecido.

No link http://bloglaurabotelho.blogspot.com.br/2012/03/historia-humana-ciencia-ou-ficcao.html, da Laura Botelho, há algumas informações do livro, linkadas com outros temas, acerca da história alternativa da humanidade (que acredito ser a VERDADEIRA história...hehe). Aqui, alguns trechos sobre o livro deste link:

Anatoly Timofeevich Fomenko nasceu em 1945 em Donetsk, Ucrânia.
É um matemático Russo, topólogo, membro da Academia Russa de Ciências - pai da nova cronologia universal – ele deu uma nova interpretação para a história do mundo. 
.
(...)
“História: Ficção ou ciência?”

Casamento do Imperador Otto I
O matemático Anatoly é considerado o “pai da nova cronologia universal”. Ele “passou a limpo” a história da Terra com base em suas pesquisas e afirma que a cronologia do nosso mundo - como “eles” nos mostram - é falha, os dados foram simplesmente reunidos por métodos não-científicos e ninguém nunca se dispôs a contradizê-las, investiga-los...
Por que será...?
Sua teoria afirma que a história do mundo que “conhemos” começa a partir do século 11  (sobre os eventos antigos e “medievais”) e que dificilmente haverá um documento que possa ser confiavelmente datado antes do século 11
Ou seja, Antoly verificou que a história da nossa vida tem um pouco mais de 2mil anos apenas. A maioria dos antigos artefatos arqueológicos consensuais mostra que todos os eventos narrados nos livros escolares giram entre 1.000 e 400 anos atrás.
A alteração do calendário teria sido feita cerca do ano 700 depois do suposto nascimento do cristo, e se fôssemos corrigir as mudanças, o ano de 2.012 viria a ser 1.712.
O Imperador Otto contou com a ajuda do imperador bizantino Constantino VII e o Papa Silvestre II para falsificar as datas de registros antigos, e seus escribas não apenas reescreveram a história, mas fabricaram biografias de muitos indivíduos da história, como Carlos Magno e Harun al-Rashid
Ele também argumenta que a maior parte da literatura Mundial, arte antiga, e a História foram criadas durante a Renascença.
Histórias da Roma Antiga, Grécia e Egito foram criadas durante o Renascimento por humanistas e clérigos na sua maioria com base em documentos de sua própria criação.

Que esta cronologia foi amplamente divulgada por Joseph Justus Scaliger no Opus Novum de emendatione temporum (1583) e temporum Thesaurum (1606), e representa uma vasta gama de datas produzidas sem qualquer justificação cientifica. Que esta cronologia foi concluída pelo jesuíta Dionísio Petavius ​​em De Doctrina Temporum , 1627 (v.1) e 1632 (v.2);
Antigo Testamento é uma interpretação de eventos de 14 a 16 séculos antes do cristo na Europa. O Novo Testamento é uma interpretação de eventos de 1.152 - 1.185 depois do cristo.
O protótipo mais provável para a história do personagem Jesus foi um imperador bizantino de nome Andrónico I Comneno (1152-1185), conhecido por suas reformas malucas foi condenado pelo povo. Suas características e ações foram refletidas em 'biografias' de muitas pessoas reais e imaginárias
Contas diferentes dos mesmos acontecimentos históricos são muitas vezes 'atribuídos' a datas e locais diferentes por parte de historiadores e tradutores, criando várias cópias "fantasmas" desses eventos. 
Estas "cópias fantasmas" foram frequentemente introduzidas por séculos ou mesmo milênios na cultura mundial e acabaram sendo incorporadas a cronologia convencional.
Datas Arqueológicas, datas paleográfica, datas numismática, datação por carbono e outros métodos de se encontrar um “tempo” dessas fontes antigas e artefatos conhecidos hoje, são errôneas, não exatas ou dependentes da cronologia tradicional que não é coerente!
Mas 37 horóscopos egípcios encontrados em Dendera, Esna estão precisos, com datas que vão desde do ano 1.000 e até 1.700 AD (ano domini). Ou seja, toda nossa “história” se resume a 2 mil anos.
Foi verificado por exaustivas pesquisas que a História “Oficial” Russa é uma falsificação grosseira inventada por uma série de estudiosos alemães (leia-se arianos) que trouxeram para a Rússia para legitimar a usurpação da dinastia Romanov
Moscou foi fundada tão tarde quanto acreditamos – em meados do século 14 BC. O czar Ivan, “O Terrível”, é um agrupamento de nada menos que 4 governantes, representando duas dinastias rivais: os governantes legítimos Godunov e os ambiciosos Romanov
Rússia e Turquia faziam parte do mesmo império. Este antigo estado russo foi governado por uma estrutura dupla de autoridades civis e militares e as hordas eram realmente exércitos profissionais com uma tradição de recrutamento ao longo da vida – um recrutamento chamado "imposto de sangue"
E para finalizar: O Apocalipse foi escrito depois de 1486 é um produto recente – um script para que o cérebro visualize e crie."
Recomendo a leitura do texto completo da Laura Botelho, no link acima referido, que ele é muito bom!
Abaixo, alguns vídeos sobre o livro, em inglês (tem aquelas legendas CC):



Abaixo, os 3 volumes do livro de Fomenko, que encontrei no Scribb, em inglês (não desanimem, dá para pegar partes do livro e colocar no google tradutor e ir lendo, de boa):
Anatoly Timofeevich Fomenko - History, Fiction or Science? (vol I) Anatoly Timofeevich Fomenko - History, Fiction or Science? (Vol II) Fomenko, Anatoly T. - History, Fiction or Science 3 (2007)