Blog

Blog

9 de ago. de 2012

Músicas da tarde!... Sucessos de sempre!




Roberto Carlos - Emoções


 






Noel Rosa x Wilson Batista

A história das rivalidades musicais parece alimentar a música popular brasileira. Algumas destas rivalidades são absolutamente irreais, como a de Lúcio Alves e Dick Farney; outras são alimentadas pelos fãs, mas não existiram entre os artistas, como  Chico e Caetano, Gal e Elis. Há ainda as que vêm da era do rádio, como Emilinha e Marlene, e a célebre briga entre Herivelto Martins e Dalva de Oliveira.   

Antes de todas essas, porém, surgiu um duelo real, traduzido em canções e canções-resposta, que agitou o Rio de Janeiro na década de 30: trata-se do duelo entre Noel Rosa e Wilson Batista. Trago, com algumas adaptações, o texto que foi publicado no blog http://mercadodepulgas.blogspot.com



 "tudo começou quando, em 1933, Wilson Batista lançou lenço no pescoço, em que proclamava seu orgulho em ser vadio e associava a imagem do sambista à malandragem. (verso de lenço no pescoço: Eu passo gingando/Provoco e desafio/Eu tenho orgulho/Em ser tão vadio) 
 Noel se sentiu incomodado com a associação e mandou logo uma resposta bem direta, compondo rapaz folgado, cuja letra não deixa margem a dúvidas sobre suas intenções.(trecho: Malandro é palavra derrotista/Que só serve pra tirar/Todo o valor do sambista)

Batista sentiu-se ofendido pelo golpe inesperado e reagiu com o samba mocinho da vila, em que dispara: (se não quiser perder o nome, cuide do seu microfone e deixe quem é malandro em paz). A elegante resposta veio com feitiço da vila, parceria com o pianista Vadico: (lá em vila isabel quem é bacharel não tem medo de bamba. são paulo dá café, minas dá leite e a vila isabel dá samba...). 

Achando que o canto de amor à Vila Isabel era uma fuga da briga e gostando da notoriedade alcançada pela mesma, Wilson Batista voltou ao ataque com Conversa Fiada: (é conversa fiada dizerem que o samba lá na vila tem feitiço... )
Mas mexer com a querida Vila de Noel foi o erro fatal, que acabou sendo responsável pela composição de uma das maiores obras-primas do nosso samba, palpite infeliz, em que o adversário é claramente desacreditado pela pergunta: quem é você, que não sabe o que diz?

Apesar da violência da resposta (o próprio Wilson Batista se confessou arrependido, anos mais tarde, por ter se aproveitado do complexo de feiúra de Noel), a canção Frankenstein da Vila não chegou nem perto de desbancar o poeta da vila (trecho: "Boa impressão nunca se tem, quando se encontra um certo alguém, que até parece o Frankstein...) A disputa ainda rendeu algumas réplicas, como João Ninguém, de Noel (João Ninguém, que não é velho nem moço, come bastante no almoço pra se esquecer do jantar) e Terra de Cego, de Batista (És o abafa da Vila, bem sei, mas na terra de cego quem tem um olho é rei), por exemplo, mas a contenda já dava mostras de não possuir mais a mesma intensidade de antes, e os dois compositores já estavam mesmo virando amigos.

De fato, Noel gostou da melodia de Terra de Cego, mas pediu para trocar a letra. Como Wilson também havia andado de namoro com Ceci - uma antiga paixão de Noel Rosa - a nova letra foi dedicada a ela. A música é "DEIXA DE SER CONVENCIDA(Noel Rosa - Wilson Batista)


Essa música selava o fim de uma briga musical. Noel faleceu em maio de 1937. Wilson Batista compôs sambas com menções a Noel Rosa, como "Quero um Samba" e "Terra Boa".
Com certeza, quem mais saiu ganhando nesse duelo foi a música popular brasileira.
http://mercadodepulgas.blogspot.com/2006/06/noel-rosa-x-wilson-batista-por-roberto.html

01
Muitas pessoas consideram a música pop de atualmente um tanto “insossa”, por esse motivo assim como nas semanas anteriores, o Minilua traz algumas versões turbinadas de canções conhecidas, nos mais diversos segmentos do Rock.

Confira:



Creedence Clearwater Revival – Have You Ever Seen The Rain? (Versão Original)

Rod Stewart – Have You Ever Seen The Rain? (Versão Leve)
Ramones – Have You Ever Seen The Rain? (Versão Pesada)


Bob Dylan – Desolation Row (Versão Original)
My Chemical Romance – Desolation Row (Versão Pesada)


Black Sabbath – Paranoid (Versão Original)
Megadeth – Paranoid (Versão Pesada)
Motley Crue – Paranoid (Versão Pesada)


Lady Gaga – Bad Romance (Versão Original)
Gloria – Bad Romance (Versão Pesada)


Jojo – Too Little Too Late (Versão Original)
Hydria – Too Little Too Late (Versão Pesada)


1- Patience: E entre os fãs, uma das canções mais conhecidas. Tema, inclusive, de um dos álbuns mais famosos da banda: “Guns n’ Roses Lies”.

2- Don’t Cry: Composta nos anos 90, ela logo conquistaria seu espaço. Na Irlanda, por exemplo, o primeiro lugar obtido.

3- November Rain: Sucesso comercial, a canção contaria com um dos mais belos videoclipes. Este, no caso, disseminado em duas das mais importantes redes: a MTV e Vh1.

4- Since I Don’t Have You: Sim, um dos trabalhos mais regravados da história. Entre as versões feitas, nomes como o de Don Mclean e claro, Barbra Streisand.

5- Knocking on Heaven’s Door: E uma vez lançada, a sua execução em diferentes países. No nosso, por sinal, um dos singles mais aclamados.

6- You Could Be Mine: No mundo todo, uma das trilhas mais famosas. Tema, aliás, de um dos longas mais cultuados até então: O exterminador do futuro.

7- Paradise City: Consagrada, ela obteria as mais altas posições. Seu maior destaque, nos Estados Unidos e aqui no Brasil.

 8- Sweet Child O’ Mine: Sem dúvida alguma, a mais popular de todas. Cantada até, por um dos maiores humoristas da TV: Ele mesmo, Marcelo Adnet.

9- Estranged: Em “Use Your Ilusion”, um dos temas mais envolventes. Neste, mais duas faixas importantes: “Yesterdays” e “My World”.

10- Welcome to The Jungle: E encerrando o post, uma das minhas favoritas: “Welcome to The Jungle”. Até a próxima, galera!