Blog

Blog

14 de ago. de 2012

Político era matador de gatos!...



Rapazes matando gatos aparecem no Facebook e causam a revolta em muitos internautas. Mas será que são reais? Veja o que descobrimos:
Na primeira semana de agosto de 2012, algumas fotografias apareceram na web e deixaram muitos internautas inconformados e até revoltados. Nas fotos, alguns rapazes parecem se divertir enforcando e matando vários gatos!
Homem exibe sorridente vários gatos mortos!
Homem exibe sorridente vários gatos mortos! Verdadeiro ou farsa? (uma das várias fotos que recebemos por e-mail.

Verdadeiro ou farsa?

As fotos são reais e apareceram pela primeira vez na internet em fevereiro de 2008. Na época, sete gatos foram mortos em uma “caça a coelhos” em uma propriedade rural na cidade espanhola de Talavera de La Reina, em Toledo. Segundo o blog Reino de Valencia, as fotos foram tiradas entre os dias 13 e 14 de outubro de 2007.
Apesar das imagens vazarem na web e isso causar grande revolta (o blog espanhol Talavera de La Reina foi primeiro a lançar as imagens na rede), o dono da fazenda não prestou queixa para o crime de abuso de animais e todos os matadores de gatos saíram ilesos perante a lei (veja mais no final desse post)!
De acordo com a Lei na Espanha, os rapazes poderiam pegar de três meses a um ano de prisão por “abusar ou prejudicar animais ou sujeito a qualquer outra prática que pode produzir, sem justa causa, sofrimento, lesão ou morte.” Porém, para que os jovens fossem condenados, seria necessário provar que eles fizeram.

Matador de gatos era político

O “caçador” que aparece de camisa vermelha nas fotos se chama Jaime Ferrero Avila e era candidato a Prefeito na época pelo PP (Partido Popular de Toledo)! Ao tomar conhecimento das atrocidades feitas com os animais, a direção expulsou Jaime imediatamente do partido e sua campanha foi pro saco!
No vídeo abaixo, a rede de radio e TV de Castilla La Mancha mostra uma pequena matéria sobre a expulsão do então candidato:

Depois de um ano, o julgamento

Segundo o jornal Tipically Spanish, em setembro de 2009 – mais de um ano depois – o Juiz decidiu em Talavera que os rapazes eram inocentes do crime de maltrato com animais. O conhecido “caso dos mata-gatos” foi fechado pelo juiz, que alegou que a morte dos gatos foi fruto de uma caçada sem qualquer prazer. A decisão vai contra a evidência das fotos e vídeos que foram feitos no momento do gaticídio por Jaime Ferrero e seu amigo, Juan Carlos Vázquez. Ambos puderam ir para suas casas, livres.