Blog

Blog

6 de ago. de 2012

Previsões para 2012 feitas em 1987



site Escritores do Futuro lançou as previsões para o ano de 2012 de uma espécie de cápsula do tempo de 1987 de escritores de ficção científica.



E elas variaram muito, desde de totalmente utópicas até muito coincidentes.

Assumindo que não destruímos a nós mesmos em uma guerra nuclear, haverá 8-10 bilhões de nós neste planeta e fome generalizada. Estas dificuldades podem ser rastreadas até o presidente Ronald Reagan, que sorriu e acenou muito.

Isaac Asimov. Escritor de ficção científica

Entre as previsões utópicas temos as que diziam que pessoas viveriam no espaço (a ISS conta?) e na Lua, uma expedição a Marte, indústrias localizadas fora do planeta, a esclerose múltipla e o mal de Parkinson estariam curadas, uma rede de trens levitando sobre supercondutores em construção na Europa Ocidental e no Japão, e encenações dramáticas realizadas por imagens geradas por computador indistinguíveis (na tela) de pessoas vivas.

Curiosamente, nenhuma menção à aplicações de inteligência artificial, a Web, ou smartphones omnipresentes, apesar de já existirem em formas primitivas.

Mas algumas previsões foram acertadas (ou quase isso): Nós seríamos capazes de fazer engenharia em nanoescala, a maioria das fábricas de automóveis e máquinas pesadas pertencentes a japonese estaria localizados nos EUA, uma sociedade sem dinheiro e cheques e indústria pesada, mineração, e em grande escala a agricultura estaria entregue às máquinas.


E você? Quais são as suas previsões para 2037?


Fonte: Kurzweil A.I.
[Via BBA]