Blog

Blog

25 de ago. de 2012

Redescobrindo a II guerra mundial!...


 Agressão Nazista – Episódio 1

No dia 1 de setembro de 2009 completou-se 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial. Um evento catastrófico de proporção mundial. Durante os quase 6 anos de combates, a humanidade se viu mergulhada num profundo caos.
Para relembrar esses fatos, a National Geographic – NatGeo – preparou um documentário contendo 6 episódios com 50 minutos cada. Redescobrindo a Segunda Guerra, usa como base filmagens real para ilustrar o que foram os anos de chumbo da maior guerra de todos os tempos.
Confira abaixo um resumo escrito de cada episódio e assistam a cada um deles.


Episode1
Depois de tomar o poder e introduzir o regime nazista na Alemanha, Adolf Hitler direciona seus planos para a Europa. Numa manobra política estupenda, o “Fuhrer” forma uma aliança com Stalin, o que lhe abre as portas para a invasão da Polônia. A França e a Grã-Bretanha, acuados, ficam sem opção e declaram guerra contra a Alemanha, fato que não impede os alemães e soviéticos de calmamente destroçar a Polônia.
Inicia-se a perseguição aos judeus e ciganos. Mais próximo ao Ocidente, a “guerra falsa” tem seu começo – um período de espera, incerteza e também de esperança. Por causa do sofrimento pelo qual passaram durante a Primeira Guerra Mundial, os franceses ainda tentam evitar a guerra.


A Agressão Nazista







A Guerra Relâmpago – Episódio 2

Episode2
No dia 10 de maio de 1940, uma das táticas de combate mais inovadoras e surpreendentes é posta em prática: a “Blitzkrieg” (guerra-relâmpago). O exército alemão movimenta-se velozmente pela Bélgica, Holanda e França. Após ataques violentos, o pânico toma conta das tropas britânicas e o exército francês não consegue evitar a derrota. Aos civis cabe fugir, criando um grande êxodo.
A França fica impotente diante do poderoso inimigo e seu povo fica entre colaborar com Petain ou resistir de acordo com o ideal de Churchill. Apesar dos poderosos bombardeios às cidades britânicas, Hitler finalmente compreende que não pode dominar o Reino Unido e assim resolve se voltar contra a União Soviética, até então sua “aliada”.


 “A Guerra Relâmpago”


Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5


Pesadelo Alemão – Episódio 3

Episode3

Paris é ocupada, assim como a maioria das capitais européias. A exceção é Londres, que com heroísmo resiste aos submarinos e bombardeios alemães. Churchill se recusa a ceder. Extremamente preocupado com o rearmamento estadunidense, Hitler resolve atacar a União Soviética para completar seu domínio na Europa antes que os Estados Unidos intervenham no continente europeu. Porém, empolgado com suas vitórias iniciais, o “Fuhrer” é se ilude, acreditando que pode conquistar a Rússia de Stalin em três meses.
Passando pelos países bálticos e pela Ucrânia, onde os alemães no começo são recebidos como libertadores, a “Wehrmacht” – O Exército alemão – inicia uma verdadeira guerra de extermínio contra os judeu-bolchevistas. Contrariando as expectativas, e com a ajuda do mau tempo, os soviéticos se defendem heroicamente.
É o inicio de um longo pesadelo para os soldados alemães. A “Wehrmacht”, que chegou próximo a Moscou, fica impossibilitada de agir, assim como na África, onde o general Rommel, que tinha ido ajudar os italianos, é seriamente desafiado pelos aliados.
E Com o ataque surpresa do Japão em Pearl Harbor, a guerra se torna mundial.

“Pesadelo Alemão”

Parte 1

Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5

Momentos Decisivos – Episódio 4

Episode4
Após o ataque em Pearl Harbor, Roosevelt declara guerra contra o Japão. A guerra agora é mundial. Apesar de sua forte resistência, as forças aliadas ainda são incapazes de reter o avanço destruidor do Exército japonês no sudeste da Ásia. Até mesmo a Índia e a Austrália correm perigo.
A derrota japonesa em Midway, seguida pelo desembarque estadunidense em Guadalcanal, são os primeiros traços de esperança, mas também o inicio de longas e sangrentas batalhas no “inferno verde” da floresta. Enquanto isso, a resistência começa a se organizar na Europa e no norte da África.
Seus ataques aumentam e os bombardeiros britânicos começam a impor o terror por toda a Alemanha. Mesmo assim, nada parece ser capaz de deter as tropas Nazistas. Rommel está na fronteira do Egito e a suástica voa sobre a cidade de Stalingrado.
A “Solução Final” aterroriza os judeus, ciganos e outros povos tidos como inferiores.

 “Momentos Decisivos”

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5

O Dia D – Episódio 5Episode5

O Dia D na Normandia e em Saipan, no Pacífico acontecem praticamente no mesmo dia. A preparação de duas manobras militares de proporções até então, inimagináveis.

 “O Dia D”

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

O Apocalipse – Episódio 6

Episode6
1944: os aliados desembarcam na Itália, mas seu avanço é parado pela Wehrmacht – exército alemão -, abriagada atrás da “Gustav Line” – Monte Cassino.
Na Normandia e em Saipan, no Pacífico, os aliados organizam simultaneamente o maior desembarque da história da humanidade.
Nesta dura batalha entre os aliados e as forças do Eixo, civis de ambos os lados são os maiores prejudicados.
Em 20 de julho, Hitler milagrosamente escapa praticamente ileso de um atentado com explosivos. A represália é cruel e a SS assume o total controle da Alemanha. Em Ardennes, o último contra-ataque de Hitler para repelir as forças aliadas é fadado ao fracasso.
No leste, o Exército Vermelho segue avançando e chega às portas de Berlim. Nada mais pode evitar a derrota da Alemanha, nem mesmo suas armas secretas, o V1 e V2. Hitler se suicida.
No Pacífico, os kamikazes literalmente atiram-se sobre as forças estadunidenses e o exército japonês, dotado de fanatismo e técnicas de guerra medieval, prefere continuar a luta até que caia o último homem que render-se.
Para aniquilar definitivamente o Império do Sol Nascente, e evitar um desembarque no Japão, os Estados Unidos lançam a bomba atômica em Nagazaki e Hiroshima.
É o apocalipse.

 “O Apocalipse”

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5